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 Release
24/04/2014
SAE BRASIL debate hoje a sustentabilidade do polo naval gaúcho em Porto Alegre

Encontro que promoverá debate entre lideranças da indústria, do governo e do mercado, será realizado hoje na Fiergs

Com o objetivo de evidenciar as potencialidades e perspectivas do Polo Naval, de Óleo e Gás do Rio Grande do Sul e do Brasil, será realizado em Porto Alegre o Simpósio SAE BRASIL da Indústria Naval, Óleo e Gás 2014. O encontro acontece hoje à partir das 13h, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs - avenida Assis Brasil, n° 8.787).

Realizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, o simpósio mostrará os requerimentos tecnológicos de produto e processo para estes segmentos e discutirá qual a metodologia para o desenvolvimento de fornecedores da cadeia. “Este tema será abordado de forma inédita na Seção Porto Alegre deverá reunir os profissionais da área para a disseminação do conhecimento, troca de experiências e networking”, explica Lourival Stange, chairperson do encontro.

Segundo Stange, o Polo Naval gaúcho está inserido num grande programa do governo federal que é a exploração do pré-sal e levará ao Estado investimento de mais de R$ 15 bilhões. “É um investimento gigantesco, por isso é um assunto muito pertinente de discussão, pois uma obra desse tamanho causa grande impacto na região”, afirma.

O Rio Grande do Sul possui três polos navais: do Jacuí, Rio Grande e Guaíba, que juntos geram 18,9 mil empregos e quase R$ 8 bilhões em encomendas. “Dentro desse cenário é muito importante discutirmos o quanto essas instalações serão sustentáveis no Estado”, aponta Stange.

Tecnologia - Com a instalação do polo uma discussão que o simpósio responderá é se a indústria local está preparada para atender às demandas que surgem com a chegada de inúmeras empresas ao Estado. Segundo Stange, o polo já traz muitas oportunidades de crescimento econômico para o Estado gaúcho.

Mão de obra – Outra questão será a formação da mão de obra. Para o executivo, o investimento na criação de cursos para instruir os trabalhadores que irão atuar nesse mercado é primordial e vai ajudar no sucesso dos projetos. “Podemos destacar a forte adesão de 13 universidades, especialmente a Unisinos com seu polo tecnológico e a UFRGS com seu laboratório de Metalurgia Física. Além disso, o Estado conta com 15 centros de educação tecnológica”, pontua.

Programação – Esta primeira edição do simpósio tem a função de ajudar o mercado a se organizar e entender qual a necessidade do setor. Por isso, três painéis irão discutir a estratégia do polo, a demanda por novos desenvolvimentos e a oferta do mercado para atender as empresas.

Com o tema “A estratégia: oportunidades do polo naval do Rio Grande do Sul e sua inserção no contexto brasileiro”, o painel abordará o motivo da implantação do polo com a participação de formadores de opinião da região que irão discutir todas as vertentes desse setor, as vantagens de ter esse polo e qual a melhor forma de torná-lo sustentável.

O segundo painel - "A demanda: tecnologia, produtos e P&D” - discutirá o desenvolvimento do setor com a participação da Petrobras e das universidades. E o último painel, “A oferta: requerimentos de fornecimento, estrutura de produção e tecnologia”, abordará a situação de fornecimento de tecnologia para o setor.

“Neste último painel teremos a apresentação de uma empresa fornecedora do setor naval que nasceu como fábrica de móveis e hoje, depois do aprendizado naval e o desenvolvimento de tecnologia fornece para a construção civil rivalizando com empresas mundiais na construção civil”, diz Stange.

“A Seção Porto Alegre da SAE BRASIL tem forte tradição com eventos tecnológicos ligados a importantes cadeias produtivas da região como a indústria automotiva, máquinas agrícolas e equipamentos para construção de rodovias, e agora também iremos abordar esta nova vocação que se desenvolve no Rio Grande do Sul, a indústria naval, um dos modais da engenharia da mobilidade”, acrescenta Daniel Zacher, diretor da Seção Porto Alegre.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL

Programação:
13h25 - Painel: A ESTRATÉGIA - OPORTUNIDADES DO POLO NAVAL DO RIO GRANDE DO SUL E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Palestra: Aloísio Nóbrega, vice-presidente AGDI
Palestra: Jorge Luís Ferreira Boeira, coordenador de Energia da ABDI
Debate mediado por Reomar Slaviero, presidente APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha

14h45 - Painel: A DEMANDA - TECNOLOGIA, PRODUTOS E P&D
Palestra: Alberto Padilla, presidente Estaleiros do Brasil;
Palestra: Thomas Clarke, professor do LAMEF-UFRGS
Palestra: Gottfried Wolgien, coordenador de desenvolvimento de fornecedores para conteúdo local da Petrobras
Debate mediado por Oscar de Azevedo, diretor da OAZ e conselheiro do CCPGE da FIERGS

17h - Painel: A OFERTA - REQUERIMENTOS DE FORNECIMENTO, ESTRUTURA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA
Palestra: Junico Antunes, diretor da Produttare;
Palestra: Cesar Prata, presidente CSEN (Câmara Setorial De Equipamentos Navais e de Offshore Abimaq)
Palestra: Sérgio Manfroi, diretor superintendente SCA
Debate mediado por Marcos Coester, coordenador do comitê de competitividade em petróleo, gás, naval e offshore CCPGE

18h45 - encerramento



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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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