São Paulo – Os engenheiros Leonardo de Oliveira Costa, da IAV Brasil, Hubert Friedl, da AVL South America, e Luiz Carlos Daemme, pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Laboratório de motores e emissões veiculares, são os autores principais dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso SAE 2013, selecionados na categoria Nacional, Internacional, e Sustentabilidade, respectivamente, que serão homenageados pela SAE BRASIL.
O autor principal do melhor paper nacional receberá viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2014, em Detroit (EUA); e o autor do melhor trabalho internacional receberá viagem e hospedagem para o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2014, em São Paulo, e, o autor do melhor trabalho sobre sustentabilidade uma placa de homenagem e um prêmio de R$ 1000,00.
Paper Nacional - As tendências no Brasil para o sistema de monitoramento de emissões de motores a diesel pesados é o foco do melhor paper nacional, que por meio de estudo de caso do sistema OBD (Diagnóstico On Board) comparou as características de sua aplicação em um motor Euro VI e um motor Proconve P7 (correspondente a norma Euro V), para identificar os desafios para as futuras normas brasileiras do P8. O comportamento das tecnologias foi analisado em situações reais, de acordo com ciclos de homologação especificados em cada padrão.
Paper Internacional – Recursos da tecnologia e métodos de desenvolvimento de motores de combustão interna para o atendimento das metas de emissões de CO² para 2020 é o tema do melhor paper internacional, que preconiza a combinação sinérgica de ferramentas avançadas de tecnologias complementares, em vez de uma única tecnologia, para alcançar resultados.
Paper Sustentabilidade – O trabalho é uma investigação sobre a redução de emissões de amônia em motocicletas por meio de um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva).
Gilberto Souza, diretor do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL 2013, que avalia os trabalhos, afirma que o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos papers. O tema motores apareceu no topo da lista dos aprovados, com 24 trabalhos, seguido pela área de testes, com 16. “Isso reflete o foco da indústria no Brasil em desenvolver mais eficiência no campo energético e de emissões”, aponta o engenheiro, professor na Escola Politécnica da USP.
O Congresso SAE é um dos raros eventos no País a incentivar o desenvolvimento de trabalhos técnicos por engenheiros, profissionais de centros de pesquisa da indústria e acadêmicos, individualmente ou em parceria. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os papers são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual.
Em 2013 o Congresso SAE superou o volume de papers inscritos, com 356 adesões ante as 314 registradas em 2012. Do total, 70% foram aprovados e 143 apresentados nas sessões técnicas do Congresso. Do total de ‘papers’ aprovados em 2013, 95% foram de autores nacionais - 70% de empresas e 30% de universidades - nas áreas de motores, chassis, materiais, ensaios, veículos, aeroespacial, transmissões, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, projetos, emissões, manufatura, suspensão, segurança e ergonomia, gestão, ruídos e vibrações, meio-ambiente, qualidade e produtividade e tecnologia da informação. |