São Paulo, outubro de 2013 – Termina neste domingo (13), no Parque Industrial da Dana, em Gravataí (RS), a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul. A partir das 10h será realizada o Enduro de Resistência, a prova mais esperada. Na 11ª edição, a competição de engenharia conta com 20 equipes inscritas. A competição de carros construídos por estudantes de engenharia acontece desde sexta-feira (11) e reúne mais de 200 universitários, todos do Sul do País.
Aberto ao público, o enduro este ano tem mudança: ao invés de duas baterias de 1h30, com intervalo para reabastecimento, deve ser feito numa única bateria, de 4 horas ininterruptas, com direito a abastecimento, a exemplo da Baja SAE BRASIL PETROBRAS.
Além da bateria única, o Enduro de Resistência, que é feito em pista de terra, em condições bastante severas, promete mais surpresas para as equipes e seus carros, denominados Baja SAE.
Das 20 equipes inscritas, cinco representam universidades do Paraná, três de Santa Catarina e 12 do Rio Grande do Sul. Todas as equipes projetaram e construíram carros off road, dentro das instituições de ensino, especialmente para a competição. Durante os três dias, os carros serão avaliados nos quesitos de segurança, conforto, regulagem de motor, aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. Além dessas provas, haverá também uma apresentação do projeto. As provas são aplicadas por juízes, engenheiros da indústria automotiva.
NACIONAL - A Etapa Sul constitui uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos fora de estrada que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente no início do ano, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sul, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sudeste, realizada em julho último e a Etapa Nordeste, prevista para os dias 8 a 10 de novembro.
CARROS - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
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