São Paulo - Astor Schmitt, conselheiro das Empresas Randon, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL 2014. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), por Roberto Bastian, presidente do Congresso este ano, durante a cerimônia de encerramento do evento que contou com a presença de Ricardo Reimer, Frank Sowade e Donald Hillebrand, respectivamente presidente e vice-presidente da SAE BRASIL e presidente da SAE INTERNATIONAL, além de líderes da indústria. O Congresso SAE BRASIL 2014 será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Roberto Bastian comentou o elevado nível do congresso, destacou o empenho dos mais de 200 engenheiros voluntários na preparação dos painéis de debates e comemorou o sucesso: “A dedicação de todos vocês foi fundamental para o saldo deste congresso que tive a honra de presidir e que foi muito positivo”, disse. Ricardo Reimer lembrou a relevância dos temas debatidos, o alto nível de conteúdo, e a oportunidade de networking que o congresso oferece. “O intercâmbio realizado aqui é fundamental para o desenvolvimento dos engenheiros e da engenharia”, afirmou o presidente da SAE BRASIL.
O ciclo de três dias de apresentações do maior fórum de Engenharia da Mobilidade da América Latina foi fechado pelo Painel dos Presidentes, com as apresentações de Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat Chrysler, e Sandro Beneduce, presidente da Continental Brasil e Argentina, com a mediação de Mário Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz.
Os executivos discorreram sobre a qualificação da engenharia brasileira ante o desafio da inovação, tema-título do Congresso SAE BRASIL 2013. Hillebrand apontou a necessidade de aproximação entre indústria e a academia, e de atrativos para os jovens em relação à carreira desde antes da universidade e até depois da conclusão do curso universitário. Beneduce defendeu a ideia de que a indústria precisa se adaptar às demandas da nova geração de engenheiros, quebrar paradigmas para atrair novos talentos e afirmou que retê-los é o maior desafio da Continental.
Cledorvino Belini disse que é urgente a qualificação de engenheiros no Brasil para os novos desafios de empresas globais ante a velocidade cada vez maior das mudanças e o acirramento da competitividade. Ressaltou que a tecnologia mobiliza as organizações a reverem seus modelos. Schiemer confirmou a falta de engenheiros capacitados para as novas tecnologias e destacou que é tarefa da indústria gerar oportunidades para que os engenheiros brasileiros tenham possibilidade de carreira no Brasil e no Exterior, pois isso é questão de competitividade.
BALANÇO – Com público superior a 10 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL 2013 debateu entre os dias 7 e 9 outubro A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras. O tema norteou 22 painéis nas áreas Aeroespacial, Veículos Leves, Caminhões e Ônibus, Compras, Competitividade, Transporte Ferroviário, Internacional, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, e Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e os especiais Engenheiros-chefes e Presidentes.
RESGATE DE VÍTIMAS – Um dos destaques do Congresso foi a apresentação, pela primeira vez, de simulações de resgate de vítimas em acidentes com caminhões na quais o Corpo de Bombeiros mostrou ao vivo a operação de salvamento tal como é feita nas ruas. A ação se insere no projeto desenvolvido pela SAE BRASIL em parceria pela Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Abeiva (Associação Brasileiras das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), para redução do número de mortes no trânsito.
No projeto de resgate a SAE BRASIL, com a Takata, fabricante de airbags e cintos, disponibiliza treinamentos sobre cuidados com módulos de airbag e cintos de segurança, bem como noções básicas de segurança veicular.
MOSTRA TECNOLÓGICA – O Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL selecionou três destaques entre os expositores que mostraram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro. Este ano os escolhidos foram a Applus Idiada, a Continental e a Volkswagen.
Com mais de 100 estandes, 90 empresas (26 inéditas) e tecnologias principalmente voltadas à eficiência energética, a Mostra Tecnológica do Congresso ocupou cerca de 11 mil m² do pavilhão. Na lista de expositores, Aethra, American AXLE & Manufacturing, ApplusIdiada, AVL, BASF, Carsim, CBMM, Corneta, Daltrix, DassaultSystèmes, Delphi, Denso do Brasil, Eastman, EDAG do Brasil, Eisenmann, Eletra, Elring Klinger, Embraer, Emicol, FEV, FIAT, Ford, Freudenberg NOK, Frohn Brasil, General Motors, GKN, Grupo Continental, Grupo Setorial da Metalurgia do Pó, GVS do Brasil, Harman, HELLA, Hengst, Hoganas, Kluber; KukaRoboter, Kuraray, Lord, Magna International, Magneti Marelli, MAN LatinAmerica, Marsilli, Mentor Graphics, Mercedes-Benz, Nalco, NationalInstruments, NeumayerTekfor, Norma, Novelis, OLSA, PRO MODEL, R Design, Robert Bosch, Robtec, RTT, Sabic, Sabó, Saint Gobain – Sekurit, Scania, Schaeffler, SKF, Sodecia, SOS Sul, Stanley EngineeredFastening – Spiralock, TCA Horiba, TE Connectivity, Toyota, Trumpf Máquinas, TRY TESTS, TRW, Usiminas, Vector, VictrexPolymerSolutions, Virtual CAE, Visteon Sistemas Automotivos, Voith, Volkswagen, VOSS, ZEN e ZF.
HOMENAGENS - A SAE BRASIL homenageou com o Prêmio SAE BRASIL 2013 o engenheiro Vilmar Fistarol, presidente da Fiat Industrial AL e Iveco AL, por relevante contribuição para a mobilidade do País. Personalidades do setor automotivo em 10 áreas da mobilidade também foram homenageadas: São elas:
Aeroespacial - Mauro Kern, vice-presidência executiva de Engenharia e Tecnologia da Embraer.
Combustíveis e Emissões - Gilberto Gomes Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz.
Educação - Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI.
Ferroviário - Massimo Andrea Giavina Bianchi, vice-presidente do SIMEFRE (Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas) e diretor da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Inovação Tecnológica – Antonio Carnielli Junior, gerente executivo das Áreas de Carroçaria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen.
Manufatura - Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufaturada General Motors para América do Sul.
Projeto, Produto e Design– Robson Cotta, gerente sênior da Engenharia Experimental da FIAT.
Segurança Veicular - Alfredo Peres da Silva, ex-presidente do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Serviços - Roberto Leme, CEO da Divisão de Serviços Industriais da VOITH
Sustentabilidade - Daniel Dupas Ribeiro, gerente de Engenharia de Manufatura para América do Sul da Ford.
|