São Paulo - O 22º Congresso SAE BRASIL foi aberto oficialmente hoje (7), em São Paulo, em cerimônia realizada no pavilhão azul do Expo Center Norte, com a presença de autoridades do governo e Polícia Militar do Estado, além de lideranças do segmento de transportes, representantes do setor de trânsito, e de renomadas universidades que mantém cursos de Engenharia.
Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul, e Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE 2013 e diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz, com Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos, que representou o governador Geraldo Alckmin, descerraram a fita que oficializou a abertura do evento, maior fórum de engenharia e tecnologia da mobilidade da América Latina, que este ano debate o tema “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras”.
Ao abrir a solenidade Reimer destacou o momento especialmente desafiador para a indústria da mobilidade brasileira, referindo-se às metas de inovação propostas pela política governamental no programa Inovar- Auto. “O congresso debate temas críticos para o setor e concretiza esse espírito da engenharia brasileira”, apontou.
Bastian ressaltou a importância do congresso para o fomento da engenharia da mobilidade no Brasil e confirmou a vocação do evento como facilitador para a geração do ambiente favorável à inovação. “Inovar é condição indispensável para a competitividade”, disse. O executivo espera receber mais de 10 mil visitantes nos três dias de congresso.
O congresso - Painéis - O Congresso SAE BRASIL 2013 apresenta 22 painéis com participação especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviária, Internacional, Manufatura, Qualidade, Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Telemática & Infotainment, TI, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves. Serão realizados ainda painéis especiais – Presidentes, Engenheiros-chefe, em que os executivos de montadoras de veículos e sistemistas debaterão os principais temas da mobilidade.
Sessões Técnicas - O Congresso superou este ano o volume de trabalhos técnicos (papers), com 356 inscrições ante as 314 em 2012. Do total, 70% foram aprovados e 148 serão apresentados nas sessões técnicas, durante os três dias. O tema motores aparece no topo da lista dos aprovados, com 24 trabalhos, seguido pela área de testes, com 16. Do total de ‘papers’ aprovados 95% são de autores nacionais, 70% vindos de empresas e 30% de universidades, nas áreas de motores, chassis, materiais, ensaios, veículos, aeroespacial, transmissões, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, projetos, emissões, manufatura, suspensão, segurança e ergonomia, gestão, ruídos e vibrações, meio-ambiente, qualidade e produtividade e tecnologia da informação.
Mostra Tecnológica – Com 90 empresas (26 inéditas), a Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2013 ocupará cerca de 11 mil m2 do pavilhão. São montadoras, sistemistas e outras empresas do setor, que mostrarão suas novas tecnologias e serviços no estado da arte.
Na lista de expositores estão AETHRA, AMERICAN AXLE & MANUFACTURING, APPLUS IDIADA, AVL, BASF, CARSIM, CBMM, CORNETA, DALTRIX, DASSAULT SYSTÈMES, DELPHI, DENSO DO BRASIL LTDA, EASTMAN, EDAG DO BRASIL LTDA, EISENMANN, ELETRA - TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELÉTRICA, ELRING KLINGER, EMBRAER, EMICOL, FEV, FIAT, FORD, FREUDENBERG NOK, FROHN BRASIL, GENERAL MOTORS, GKN, GRUPO CONTINENTAL, GRUPO SETORIAL DA METALURGIA DO PÓ, GVS DO BRASIL, HARMAN, HELLA, HENGST, HOGANAS, IVECO, KLUBER; KUKA ROBOTER, KURARAY, LORD, MAGNA INTERNATIONAL, MAGNETI MARELLI, MAN LATIN AMERICA, MARSILLI, MENTOR GRAPHICS, MERCEDES-BENZ, NALCO, NATIONAL INSTRUMENTS, NEUMAYER TEKFOR, NORMA, NOVELIS, OLSA, PRO MODEL, R DESIGN, ROBERT BOSCH, ROBTEC, RTT, SABIC, SABÓ, SAINT GOBAIN – SEKURIT, SCANIA, SCHAEFFLER, SKF, SODECIA, SOS SUL, STANLEY ENGINEERED FASTENING – SPIRALOCK, TCA HORIBA, TE CONNECTIVITY, TOYOTA, TRUMPF MÁQUINAS, TRY TESTS, TRW, USIMINAS, VECTOR, VICTREX POLYMER SOLUTIONS, VIRTUAL CAE, VISTEON SISTEMAS AUTOMOTIVOS, VOITH, VOLKSWAGEN, VOSS, ZEN S/A e ZF.
Fotos: Ruy Hizatugu
|