Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Jornalista
Hoje é o último dia do Congresso SAE BRASIL
Credencie-se na recepção do Evento

 Release
09/10/2013
Congresso SAE BRASIL reúne presidentes de montadoras em um só painel

Presidentes da Mercedes-Benz, Fiat do Brasil, Continental e SAE INTERNATIONAL debatem a qualificação da engenharia brasileira hoje (9), às 16h, no Expo Center Norte, em SP

São Paulo – A Qualificação da Engenharia Brasileira na busca por Soluções Inovadoras, tema-título do 22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, de 7 a 9 de outubro, Pavilhão Azul Expo Center Norte, em São Paulo, será o foco do debate do Painel dos Presidentes.

Marcado para as 16h, no auditório Jaçanã 1 e 2, o painel reunirá os presidentes Donald Hillebrand, da SAE INTERNATIONAL, Phillipe Schiemer, da Mercedes-Benz do Brasil, Cledorvino Belini, da Fiat do Brasil, e Sandro Beneduce, da Continental. A mediação será de Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz.

O Congresso - Painéis - Na 22ª edição, o Congresso SAE BRASIL 2013 vem com 22 painéis com participação especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviária, Internacional, Manufatura, Qualidade, Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Telemática & Infotainment, TI, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves. Serão realizados ainda painéis especiais – Presidentes, Engenheiros-chefe, em que os executivos de montadoras de veículos e sistemistas debaterão os principais temas da mobilidade.

Sessões Técnicas - O Congresso superou este ano o volume de trabalhos técnicos (papers), com 356 inscrições ante as 314 em 2012. Do total, 70% foram aprovados e 148 serão apresentados nas sessões técnicas, durante os três dias. O tema motores aparece no topo da lista dos aprovados, com 24 trabalhos, seguido pela área de testes, com 16. Do total de ‘papers’ aprovados 95% são de autores nacionais, 70% vindos de empresas e 30% de universidades, nas áreas de motores, chassis, materiais, ensaios, veículos, aeroespacial, transmissões, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, projetos, emissões, manufatura, suspensão, segurança e ergonomia, gestão, ruídos e vibrações, meio-ambiente, qualidade e produtividade e tecnologia da informação.

Mostra Tecnológica – Com mais de 100 estandes e 90 empresas (26 inéditas) a mostra tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2013 ocupará cerca de 3 mil m2 do pavilhão. São 10 montadoras, sistemistas e outras empresas do setor, que mostrarão suas novas tecnologias e serviços no estado da arte.

Na lista de expositores estão AETHRA, AMERICAN AXLE & MANUFACTURING, APPLUS IDIADA, AVL, BASF, CARSIM, CBMM, CORNETA, DALTRIX, DASSAULT SYSTÈMES, DELPHI, DENSO DO BRASIL LTDA, EASTMAN, EDAG DO BRASIL LTDA, EISENMANN, ELETRA - TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELÉTRICA, ELRING KLINGER, EMBRAER, EMICOL, FEV, FIAT, FORD, FREUDENBERG NOK, FROHN BRASIL, GENERAL MOTORS, GKN, GRUPO CONTINENTAL, GRUPO SETORIAL DA METALURGIA DO PÓ, GVS DO BRASIL, HARMAN, HELLA, HENGST, HOGANAS, IVECO, KLUBER; KUKA ROBOTER, KURARAY, LORD, MAGNA INTERNATIONAL, MAGNETI MARELLI, MAN LATIN AMERICA, MARSILLI, MENTOR GRAPHICS, MERCEDES-BENZ, NALCO, NATIONAL INSTRUMENTS, NEUMAYER TEKFOR, NORMA, NOVELIS, OLSA, PRO MODEL, R DESIGN, ROBERT BOSCH, ROBTEC, RTT, SABIC, SABÓ, SAINT GOBAIN – SEKURIT, SCANIA, SCHAEFFLER, SKF, SODECIA, SOS SUL, STANLEY ENGINEERED FASTENING – SPIRALOCK, TCA HORIBA, TE CONNECTIVITY, TOYOTA, TRUMPF MÁQUINAS, TRY TESTS, TRW, USIMINAS, VECTOR, VICTREX POLYMER SOLUTIONS, VIRTUAL CAE, VISTEON SISTEMAS AUTOMOTIVOS, VOITH, VOLKSWAGEN, VOSS, ZEN S.A. e ZF.

22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h30
Painel Presidentes - dia 9, a partir das 16h, Auditório Jaçanã 1 e 2
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo


Programação de fóruns e painéis
(SUJEITO A ALTERAÇÕES)


Dia 7 de outubro

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Participantes: Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, conselheiro das Empresas Randon; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, e do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Luiz Moan Yabiku Jr., presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 9h30 às 10h)

PAINEL AEROESPACIAL – Tema: DESAFIOS NA QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
Participantes: Marco Túlio Grassi, diretor de Engenharia Integridade do Produto da Embraer; Ariosto Bretanha Jorge, professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá; Jurandir Yanagihara, professor titular da Universidade de São Paulo.
Auditório Jaçanã 3 (das 13h às 15h)

PAINEL EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – Tema: O INOVAR-AUTO E AS OPORTUNIDADES PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
Participantes: Prof. Dr. Rainer Nordmann, consultor técnico para Durabilidade Estrutural e Confiabilidade de Sistema do Instituto Fraunhofer (Alemanha); prof. Oswaldo Massambani, diretor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pier Vanguarda em Gestão e da Prittchet Rummler Brache do Brasil.
Auditório Santana 1 (das 13h às 15h)

PAINEL VEÍCULOS LEVES – Tema: COMO AS MONTADORAS E SISTEMISTAS QUALIFICAM A ENGENHARIA BRASILEIRA PARA OPERAR NO CENÁRIO GLOBAL E GERAR INOVAÇÕES
Participantes: Antonio Carnielli, gerente Executivo de Desenvolvimento da Volkswagen; Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia Elétrica, Software e Infotainment da GM; Claudio Castro, gerente de Desenvolvimento da Schaeffler; Jochen Walther, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Bosch Alemanha. Mediação: Pedro Manuchakian, consultor de Engenharia Automotiva.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 13h às 15h)

PAINEL MOTORSPORT – Tema: O FUTURO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ESTÁ AMEAÇADO?
Participantes: Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Sérgio Jimenez, presidente do Super Kart Brasil, Dito Gianetti, gestor-proprietário do Autódromo de Piracicaba (Esporte Clube Piracicabano), Alexandre Nascimento presidente da Associação Paulista de Pilotos e Marcas, Ingo Hoffman, coordenador da Mitsubishi Lancer Cup. Mediação: Wagner Gonzales, da CBA.
Auditório Santana 1 (das 15h30 às 17h30)

PAINEL ENGENHEIROS-CHEFE – Tema: O IMPACTO DO INOVAR-AUTO NA ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Participantes: Cláudio Demaria, diretor de Engenharia da Fiat; Pierre-Jean Montanié, diretor de Engenharia da Renault; Anderson Citron, diretor de Engenharia da Continental. Mediação: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 15h30 às 17h30)

PRÊMIO JOVEM ENGENHEIRO
4ª EDIÇÃO
Auditório Jaçanã 3 (das 17h30 às 18h30).

Dia 8 de outubro

PAINEL VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS – Tema: QUESTÕES DE SEGURANÇA RELACIONADAS A VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS
Participantes: Kauê Brunetti Angeli, da Efacec (Energia, Engenharia e Serviços, Transporte e Logística); Robson Macedo, Engenheiro de Desempenho de Airbag e Integração de Segurança do veículo e Laboratório da GM para a América do Sul; Mediação: Ricardo Takahira, gerente de Novos Negócios, Veículos Elétricos, e Inovação da Magnetti Marelli.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 8h30 às 10h30)

PAINEL MANUFATURA – Tema: INTERAÇÃO ENTRE MANUFATURA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COMO FONTE DE COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
Participantes: Alexandre Nogueira, gerente senior Planejamento da Produção de Caminhões da Mercedes Benz; Marcos Paiva, diretor geral Planejamento e Gerenciamento de Programas América do Sul da GM; Daniel Bio, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil. Mediação: Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, titular e coordenador de pós-graduação em Engenharia Automotiva da POLI/ USP.
Auditório Jaçanã 3 (das 8h30 às 10h30)

PAINEL FERROVIÁRIO – Painel 1 - Tema: O DESAFIO DA INTERMODALIDADE E INTEROPERABILIDADE COMO FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA LOGÍSTICA DE CARGAS E PASSAGEIROS NO BRASIL
Participantes: - Sergio Guedelha Coutinho, sócio-diretor da Guedelha e Associados. Debatedor: Pedro Amante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP). Mediação: Jean Pejo, consultor da JC Pejo Consultores. Painel 2 – A ESTRATÉGIA PARA ATINGIR O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA E A QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO.
Participantes: Ricardo Figueiredo Terra, diretor técnico do Senai. Debatedor: Liede Berlucci, consultor Poli-USP. Mediação: Vicente Abate, presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).
Auditório Santana 1 (das 8h30 às 10h30)

PAINEL CAMINHÕES E ÔNIBUS – Painel 1 – Tema: A TECNOLOGIA NA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS ADICIONADOS AO TRANSPORTE PELA NOVA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DOS MOTORISTAS
Participantes: Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC Logística; Wagner da Costa Fonseca, diretor da NETZ; Ronaldo de Souza Meira, presidente executivo da Estrada Transportes. Mediação: Rogério Pires, gerente da Voith.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 11 às 12h30)

PAINEL CAMINHÕES E ÔNIBUS – Painel 2 - Tema: OS AVANÇOS DO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES LOCAIS INOVADORAS
Participantes: Daniel Muller Spinelli, gerente sênior de Suporte ao Desenvolvimento do Produto, Mercedes-Benz; Christiano Garrido, gerente de Engenharia da IVECO; Francisco Cabral, supervisor de Desenvolvimento da MAN;; José Maria Rodrigues de Souza, coordenador geral da FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação). Mediação: Décio Del Débbio da Mercedes-Benz.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 13h30 às 15h30)

PAINEL QUALIDADE – Tema: QUALIDADE PREVENTIVA: COMO ALCANÇAR UM SISTEMA ROBUSTO E COMPETITIVO
Participantes: Alessandro Napolitano, gerente de Qualidade da Nissan Resende (RJ); Willian Nunes de Aquino, gerente de Qualidade da Mitsubishi Catalão (GO). Mediação: prof. Mauro Andreassa, gerente de Programas da Ford e professor do Instituto Mauá de Tecnologia (SP).
Auditório Jaçanã 3 (das 11h às 12h30)

PAINEL SUSTENTABILIDADE – Tema: A ENGENHARIA BRASILEIRA E A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Participantes: Ozires Silva, reitor do UNIMONTE (Centro Universitário Monte Serrat) – Os desafios do setor da mobilidade na inovação para a sustentabilidade; Marco Antonio Dias, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Mediação: Marcos Munhoz, Vice-presidente GM do Brasil
Auditório Santana 1 (das 11h às 12h30)

PAINEL LOGÍSTICA – Tema: LOGÍSTICA: ALTERNATIVAS PARA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE
Participantes: Ralph Sarömba, CoC International Supply Daimler Trucks da Daimler AG, Stuttgart; Antonio Wrobleski, presidente da Support Cargo; e José Rodolfo Bacci, diretor executivo da Tech Trends. Mediação: Edson Carillo, diretor da Connexxion e professor MBA da FGV.
Auditório: Jaçanã 3 (das 13h30 às 15h30)

PAINEL SEGURANÇA VEICULAR – INOVAÇÕES EM SEGURANÇA VEICULAR ESTIMULADAS PELA DEMANDA DE CAMPO: EXEMPLOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL
Participantes: Robert Lange, vice-presidente da Exponent, Consultoria em Engenharia e Ciências Aplicadas (EUA); Dr. Robert Zöbel, supervisor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Volkswagen AG (Alemanha); Prof. Dr. Mark Stevenson, diretor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade de Monash (Austrália). Mediação: J. Pedro Correa, Consultor Especialista em Segurança do Trânsito.
Auditório: Santana 1 (das 13h30 às 15h30)

PAINEL INTERNACIONAL – Tema: SITUAÇÃO E PRESPECTIVAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL DEVIDO AOS ÚLTIMOS DESAFIOS DA ECONOMIA, ENERGIA E EMISSÕES
Participantes: Donald Hillebrand, presidente da SAE International e diretor da Divisão de Sistemas de Energia da norte-americana Argonne National Laboratory, dedicada à pesquisa científica e presente em mais de 60 países; Wolfgang Warnecke, cientista-chefe da Shell Group Technologies para Mobilidade; Joerg Ohlsen, Jörg Ohlsen, CEO e porta-voz dos Conselhos Executivos da EDAG GmbH & Co KGaA, Fulda-Alemanha; Todd Summe, diretor de Tecnologia Global para o Mercado Automotivo da Novelis (EUA); Klaus-Dieter Holloh, diretor de Engenharia Avançada da Daimler Trucks Alemanha; e Ricardo Abreu, diretor global de Tecnologia Mahle Metal Leve. Mediação: Yoshio Kawakami, diretor da SAE International
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 16h às 18h30)

FÓRUM BAJA E FÓRMULA
Auditório Santana 1 (das 16h às 20h)

Dia 9 de outubro

PAINEL COMPRAS – Tema: A COMPETITIVIDADE NA VISÃO DE COMPRAS
Participantes: Christopher Naegeli, vice-presidente de Compras da GM para a América do Sul; João Pimentel, diretor de Compras da Ford América do Sul; Pedro Suplicy, da Renault. Mediação: Ricardo Santos, da Mercedes-Benz.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 9h às 10h30)

PAINEL DUAS RODAS – Tema: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA CONTROLE E REDUÇÃO DE EMISSÕES EM MOTOCICLETAS
Participantes: Alfredo Guedes Jr., supervisor de Relações Públicas da Honda; Renato Linke, gerente de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb; Prof. Dr. Flávio Vaz, engenheiro e pesquisador do Cislog - Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP.
Auditório Jaçanã 3 (das 9h às 10h30)

PAINEL COMPETITIVIDADE
Participantes: Paulo Bedran da MDIC; Stephan Keese, sócio da Roland Berger; Luciano Almeida, presidente da Investe SP; Lourenço Oricchio, vice-presidente da Sabó; Dan Ioschpe, presidente da Iochpe-Maxion
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 11h às 12h30)

PAINEL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Tema: BIG DATA NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE
Participantes: André Salvador, Gerente de Implementação e Soluções Integradas LATAM da John Deere; Dr. Valderes Pinheiro, diretor da Impacta
Auditório Jaçanã 3 (das 11h às 12h30)

PAINEL MÁQUINAS AGRÍCOLAS E CONSTRUÇÃO – Tema: O APAGÃO DE MÃO-DE-OBRA E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE INDÚSTRIAS E EMPRESAS PRIVADAS ESTÃO BUSCANDO COMO SOLUÇÃO
Participantes: Felipe Dantas, gerente marketing produto da Case IH; João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico para América Latina da John Deere; Edivaldo Freitas, gerente de Treinamento da Odebrecht; Chrystian Moreira Garcia, Revendedor Caterpillar. Mediação: Yoshio Kawakami, consultor, ex-presidente da Volvo Construction Equipament.
Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 13h30 às 15h30)

PAINEL TELEMÁTICA E INFOTAINMENT – Tema: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INOVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PARA O MERCADO AUTOMOTIVO
Participantes: Jader Amorim, da Ford; Luciano Abrahão professor da Fatec. Auditório Jaçanã 3 (das 13h30 às 15h30)

PAINEL DOS PRESIDENTES – Tema: A QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA BRASILEIRA NA BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS
Participantes: Donald Hillebrand, presidente da SAE International; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil; Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil; Sandro Beneduce, presidente da Continental. Mediação: Mario Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz Brasil
Auditório: Jaçanã 1 e 2 (das 16h às 18h30)

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
Participantes: Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, conselheiro das Empresas Randon; Wilson Brício Jr., presidente da ZF do Brasil; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL e diretor de Operações da Volkswagen Planta Anchieta; e Donald Hillebrand, presidente da SAE International. Auditório: Jaçanã 1 e 2 (das 18h30 às 19h)

De 7 a 9 de outubro de 2013 – das 9h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308