Minas Gerais bateu recorde de equipes inscritas na 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, marcada para 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. O Estado será representado por 20 equipes na competição de engenharia, que reunirá ao todo 105 equipes do Brasil, México, Venezuela e Peru.
As 105 equipes reúnem cerca de 1,4 mil universitários que projetaram e construíram aviões radiocontrolados, para disputar a competição, composta por três categorias: Regular, Advanced e Micro. Na classe Regular, a carga deve ser madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas, largamente utilizadas na fabricação de móveis), enquanto na classe Advanced o volume transportado deve ser água, e, na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave varia de acordo com o projeto e a criatividade da equipe, que deve apresentar um avião capaz de transportar a máxima carga possível em todos os voos.
São João Del Rei – A equipe NoizAvua, integrada por 10 alunos da Universidade Federal de São João Del Rei, está inscrita na classe Micro. Para esta edição os integrantes desenvolveram uma aeronave que pesa 750 g e transporta até 28 bolinhas de tênis, ou 1,6 kg.
“O nosso projeto é simples, mas bem estruturado”, diz o capitão João Paulo Silva Dias. O avião da equipe é composto por madeira balsa, fibra de carbono, resina epóxi e alumínio, e atinge 15 m/s de velocidade. A universidade será representada, ainda, pelas equipes Trem Ki Voa Micro e Trem Ki Voa Aerodesign.
Viçosa – A equipe Skywards é formada por 15 alunos da Universidade Federal de Viçosa. O avião, inscrito na Classe Regular, tem como principal inovação o uso de treliça de tubos de carbono na fuselagem, fato que fez a aeronave ficar mais leve que o projeto de 2012 (pesava 4,5 kg).
A nova aeronave para 2013 pesa 3,2 kg, transporta 7,5 kg de madeira e atinge velocidade máxima de 30 m/s. “Com as alterações que fizemos esperamos ficar entre os 10 primeiros colocados. Se conseguirmos isso, significa que estamos no caminho certo”, afirma Renan de Oliveira Santos, aluno do 5º semestre de engenharia mecânica e capitão da equipe.
Também representarão Minas Gerais as equipes Uai, sô! Fly!, da Universidade Federal de Minas Gerais; 12 Bis, da Universidade Federal de Ouro Preto; Acauã e Acauazim, da Universidade Federal de Viçosa campus Florestal; Cefast AeroDesign e Aerotrônica, do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais; Raptor e Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora; Triângulo Aéreo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; equipes Tucano e Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia; equipes Uirá e Uirá Micro, da Universidade Federal de Itajubá; equipe IFly do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; e equipe Apollo da Faculdade Pitágoras.
Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2014, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Regulamento - Os aviões da Classe Regular deverão transportar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada utilizada na fabricação de móveis). Na Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Na Classe Advanced, a água transportada pela aeronave deverá ser drenada após cada voo, com o tempo de drenagem cronometrado, e a massa da água transportada determinada para fins de pontuação. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3).
Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em relação a 2011, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém compartimentos de carga maiores. Os aviões da categoria deverão decolar em uma distância máxima de 50m.
Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar num compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Em 2013 as aeronaves deverão decolar de uma pista de até 50m (mesma pista das demais classes). Os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. |