Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/09/2013
ARTIGO - Qualidade: responsabilidade de todos

Mario Guitti*

Pela primeira vez, todos os elos da cadeia automotiva se reúnem para debater, discutir e refletir sobre a qualidade dos veículos, sistemas, componentes, peças e serviços que são oferecidos ao consumidor final, sendo muitos deles, ainda, pessoas que com sacrifício conquistam o sonho de comprar o carro zero quilômetro.

Refiro-me ao Fórum da Qualidade Automotiva que acontece neste dia 23 de setembro e tem como tema central o debate da qualidade como diferencial competitivo. Qualidade como diferencial competitivo. Esta é uma provocação que fazemos, pois qualidade já não é mais um diferencial competitivo. Tal como um profissional que na década de 1960 falava inglês e era contratado imediatamente no setor automotivo, pois tinha um segundo idioma como diferencial competitivo.

E foi com este propósito que montamos a sequência das apresentações, que começa com os diretores de qualidade das montadoras, que vão explanar sobre os conceitos de qualidade e de que forma mensuram e qualificam os fornecedores. Em seguida, dois consultores avaliam o mercado e a concorrência global, e de que forma a qualidade entra no jogo.

Convidamos os gerentes de qualidade de grandes sistemistas para contar quais estratégias utilizam para entregar exatamente o que o cliente pede, ao custo que deseja, e ainda obter lucro. A escolha pelos gerentes ao invés dos diretores foi proposital, pois são eles quem têm a difícil tarefa de executar os planos no chão de fábrica, onde tudo deve ocorrer de forma precisa.

À tarde, iniciamos com debate sobre a qualidade no setor de aftermarket. Neste momento, reunimos a cadeia do pós-vendas independente, responsável pela manutenção da maior parte da frota circulante no País. Fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e reparadores comentarão sobre os avanços dos programas de certificação compulsória de autopeças.

Este é um programa que o Brasil implementa aos poucos, infelizmente, pois é extremamente importante para o consumidor uma vez que separa o joio do trigo, a autopeça de qualidade daquela feita sob sem nenhum critério. Este é um ponto a ser muito debatido, pois nos dias atuais, em que a importação é livre, vemos nas prateleiras de tudo um pouco.

Com a certificação compulsória, o consumidor ganha a segurança de que o produto que está comprando tem ao menos requisitos padronizados de qualidade, feitos a partir de uma norma técnica e auditado por um organismo de certificação de terceira parte, independente, o que garante imparcialidade na avaliação.

Assim, a programação se encerra com palestras do presidente do INMETRO, João Jornada, que reforçará a importância da implementação da certificação compulsória para autopeças de reposição, e de representante do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que comentará sobre os programas de política industrial do governo.

De forma resumida, o programa deste primeiro fórum sobre Qualidade Automotiva incentiva a união de todos os elos da cadeia produtiva para que trabalhem em conjunto na produção e desenvolvimento de veículos no Brasil.

Qualidade não é mais um diferencial competitivo. Ou você tem ou não participa mais do mercado. Simples assim. A montadora, com todos seus critérios e rigidez, dita os parâmetros do mercado, e por isso tem grande responsabilidade: de que todos os elos consigam atender suas exigências, de forma rentável e eficaz. Afinal, o problema de um subfornecedor reflete diretamente no produto final, que leva o nome dela.

É por isso que o assunto Qualidade deve ser discutido de forma ampla. Do fornecedor de parafusos até o pós-venda do produto, e se possível até o fim de vida útil do veículo, que hoje em dia não pode mais ser descartado de forma desorientada.

*Mario Guitti é superintendente do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.97672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308