Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/08/2013
SAE BRASIL discutirá em Minas Gerais gestão de embalagem na manufatura

Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia industrial com interesse em aprimorar seus conhecimentos e melhorar essa prática nas empresas

Para presentar e debater soluções e sistemas inteligentes de movimentação, atuando nos principais focos logísticos e da manufatura será realizado o Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro é promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL e será realizado no dia 29 de agosto na Casa Fiat de Cultura (Rua Jorn. Djalma de Andrade, nº 1.250 – Belo Horizonte).

Guido Poliseri, chairman do simpósio, afirma que a gestão de embalagem deve ser considerada um assunto de grande relevância nas empresas, pois ela pode determinar a eficácia de uma produção. “Esse tema merece um debate profundo, pois grande parte dos gestores ainda não dá a devida importância aos problemas que as embalagens podem ocasionar a uma empresa”, comenta.

Segundo o dirigente, o simpósio vai mostrar cases de empresas que investiram em processos de gestão inovadores e também vai apresentar os tipos de embalagens disponíveis no mercado. “É preciso saber o que o mercado está aplicando e os tipos de produtos disponíveis para cada uso e segmento”, diz.

Poliseri explica que para cada produto há uma embalagem determinada em função do uso e, para proporcionar esse conhecimento aos participantes, durante o simpósio serão apresentadas empresas fornecedoras de embalagens de plástico, madeira e papelão, que mostrarão as aplicações e metodologias de trabalho. “Além de saber o que há no mercado é preciso também, conhecer os fornecedores”, aponta o chairman.

Universidades – Poliseri lembra que essa questão também deveria ser inserida nas grades de ensino das universidades, pois, de nada adianta você pensar em uma linha de produção eficiente, se no final do processo, não houver local correto para acondicionar seu produto.

Por isso, um dos grandes objetivos do simpósio é agrupar num mesmo local os profissionais de toda a cadeia envolvida no processo e mostrar que, para ter um processo de embalagem eficiente basta ter planejamento. “Quando bem administrada, essa prática gera lucros, fomenta negócios e traz produtividade para as empresas”. Para Poliseri, encontros como esse ajudam na discussão de tendências, evoluções do setor e atualização sobre como cada um pode contribuir para o avanço tecnológico do País.

A Seção Minas Gerais é uma das 10 Seções Regionais da SAE BRASIL distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, todas voltadas à consolidação do conhecimento técnico do setor da mobilidade no País, contando com o trabalho e dedicação de valiosos grupos de voluntários.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Programação:
8h30 - Abertura com Norberto Klein, diretor da Seção Minas Gerais.
8h45 – Palestra GESTÃO INTELIGENTE DE EMBALAGENS E TRANSPORTE, com Roberto Negro, gerente de Logística e Novos Negócios da Fast Container Logistic.
9h20h – Palestra RFID, com Roberto Azevedo, presidente da Cabtec Services, Consulting, Mobile e ID.
9h50 – Palestra PICKING VIRTUAL, com Anselmo Ichihara, sócio-diretor da Data Access Soluções em Informática.
10h50 – Palestra MEIO AMBIENTE E EMBALAGENS, com Guido Poliseri, diretor de Logística da Iveco.
11h20 – Palestra EMBALAGENS DE GESTÃO DE KIT, com Paolo Bianco diretor de Manufatura da Iveco LAR.
12h – Palestra SISTEMAS DE RFID INTEGRADOS À LOGÍSTICA COM USO DE GPS E TELECOMUNICAÇÕES, com Ricardo Takahira gerente de Novos Negócios da Manager Magneti Marelli.
14h – Palestra EMBALAGENS PLÁSTICAS COMO OTIMIZAÇÃO NA ARMAZENAGEM E TRANSPORTE, com Voner Perondi, engenheiro da Pisani Plásticos.
14h30 – Palestra O USO DA METODOLOGIA LEAN/TPS NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS GERENCIAMENTO DE EMBALAGENS, com Roberto Takami, da TK Logística.
15h – Palestra INOVAÇÃO E APLICABILIDADE LOGÍSTICA UTILIZANDO EMBALAGENS DE MADEIRA, com Aelton Tome, gerente de vendas da NEFAB.
15h30 – Palestra INOVAÇÃO E METODOLOGIA DE EMBALO, com Massimo Naldini, diretor de desenvolvimento de negócios da Villanova do Brasil.
16h20 – Debate: MELHORES PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS.
17h – Seção de encerramento.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308