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 Release
24/06/2013
Equipe da Unicamp vence a Formula SAE Electric, nos EUA

Brasil ingressou na categoria elétrica ano passado, durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

A equipe paulista Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, se sagrou campeã na estreia da competição Formula SAE Electric EUA 2013, realizada pela SAE International e encerrada neste sábado (22), em Lincoln, Nebraska, Estados Unidos. Única a realizar todas as provas estáticas e dinâmicas na competição, que contou com 20 equipes inscritas, a Unicamp E-Racing conquistou 985 pontos, de um total de 1.000, índice nunca alcançado por uma equipe de Formula SAE em todo mundo.

Com carenagem em fibra sintética de aramida, o carro de Campinas é movido por motor elétrico acionado por 76 baterias de LiFePO4, que chegam a 300 volts e 120 CV (85 kilowatts) de potência, limite estabelecido pelo regulamento da SAE International. Com uma carga de 2h nas baterias, o carro roda 25 km. Pesa 250 kg e atinge velocidade máxima de 170 km/h. A equipe é composta por 11 estudantes.

Na Formula SAE Lincoln 2013, categoria a combustão e realizada no mesmo local, o Brasil foi representando pela equipe estreante Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que obteve a 27ª colocação na classificação geral da competição, resultado considerado muito bom pela SAE BRASIL, em razão do elevado nível técnico dos veículos. Na categoria, compareceram 60 equipes, entre 80 inscritas, do Canadá, México, Japão, Índia e Estados Unidos, além do Brasil.

No sábado (22), apenas 28 equipes, inclusive as duas brasileiras, conseguiram terminar o enduro, a prova mais esperada da competição.

Composta por 19 estudantes de engenharia, a equipe Formula UFSM obteve a 6ª colocação no Prêmio de Apresentação 3D. Com sistema de gerenciamento eletrônico MOTEC 1800, o carro gaúcho faz 11 km/l de gasolina, atinge velocidade máxima de 180 km/h e pesa 230 kg.

Juízes - Este ano três juízes brasileiros trabalharam na realização das provas, em Lincoln: os engenheiros Ricardo Takahira, na inspeção elétrica, Aldo Fantelli, inspeção técnica, e Cleber Willian Gomes, em Design. Para a SAE BRASIL, a troca de experiência lá fora elevará o nível técnico da competição brasileira.

As equipes Unicamp E-Racing e Fórmula UFSM ganharam o direito de representar o Brasil em Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas categorias elétrica e combustão, durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no final de 2012, em Piracicaba, SP.

Veículos Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição). A construção dos veículos devem obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados e construídos por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Já a categoria Elétrica faz parte das competições no Brasil, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, nos EUA. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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