Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/06/2013
Yakult participa da Feicorte com gados da raça Wagyu

Multinacional japonesa foi a responsável pela introdução da espécie no Brasil, na década de 1990

A milenar raça japonesa de gado Wagyu, conhecida desde a época dos samurais, será o destaque da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, na 19ª Feicorte, de 17 a 21 de junho, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo. No total, 25 animais estarão expostos na feira, e um dos expositores é a Fazenda Yakult, que participará com 10 animais e com mostra de carne de animais Wagyu Puro de Origem.

Os interessados em conhecer melhor a raça também poderão participar de palestra que terá como foco a produção de carne – conhecida como Kobe Beef – e seus diferentes graus de marmoreio (gordura entremeada na carne). Os veterinários Rogério Uenishi, gerente da Fazenda Yakult, Eliel Marcos Palamim e Marco Aurélio Metidieri apresentarão as diferenças de marmoreio – que vai de 1 a 12 – e outros detalhes da carne de Wagyu na quinta-feira, dia 20, a partir das 14h.

“A Feicorte é o local que escolhemos para fazer o lançamento da raça Wagyu no Brasil e, desde então, estamos participando e divulgando a raça na feira todos os anos. A feira é a mais importante mostra para o Wagyu, pois participamos com estande, mostra de animais, julgamento, mostra e venda da carne, assim como palestra técnica”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, Sadao Iizaki, ex-vice-presidente da Yakult. Durante a feira, o Restaurante Rubaiyat– um dos primeiros a servir a iguaria no Brasil – irá preparar pratos com carne de Wagyu.

Maior criador – A multinacional japonesa Yakult, líder no segmento de leite fermentado em todo o mundo, foi a responsável pela introdução da raça Wagyu no Brasil, em 1992, e é a maior produtora da raça no País. Na fazenda localizada em Bragança Paulista, com mais de 200 hectares, a empresa mantém um plantel com mais de 600 cabeças. Os animais destinados ao abate são confinados a partir do sétimo mês de vida, quando são desmamados e passam a ser alimentados com ração especial. Na Fazenda Yakult, os animais puros são abatidos com cerca de 30 meses de idade.

Além de ser produtora, a Yakult desenvolve intenso trabalho de melhoramento genético da raça, com resultados excelentes. A empresa tem rebanho de matrizes e reprodutores altamente selecionados para as características de marmoreio e maciez. O rebanho é composto das melhores linhagens e famílias, e prioriza a seleção e produção de animais de alto valor genético, com base em acasalamentos dirigidos e utilização do melhor material encontrado em países como Japão, Estados Unidos e Austrália.

Marmoreio – A principal diferença da carne do Wagyu é o alto teor de marmoreio, o que confere maciez, suculência, aroma e sabor diferenciados. Essa ‘marmorização’ tem influência genética e sistema diferenciado de manejo e alimentação. O grau de marmoreio vai até 12, mas, no Brasil, o grau máximo está em torno de oito. “O marmoreio 5 a 6 já é excelente, não sendo possível ser alcançado por outras raças. Conseguir um marmoreio 12 é uma tarefa bastante difícil, um desafio para todos os produtores de Wagyu no Brasil”, afirma o veterinário Rogério Uenishi.

19ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte)
Quando – De 17 a 21 de junho de 2013 – das 9h às 21h
Onde – Pavilhão de Exposições Imigrantes.
Endereço – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Bairro Água Funda - São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 4435-0000 e 9.7294-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308