As dificuldades de mobilidade que os grandes centros urbanos têm vivenciado nos últimos anos será tema de debate no Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana. O encontro acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Convenções do Intercity (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), em Caxias do Sul.
Realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, o simpósio discutirá as necessidades que o País enfrenta para melhorar a mobilidade e encontrar soluções para amenizar os problemas da superlotação nos grandes centros urbanos.
Para o chairperson do encontro, Walter Cruz, o Brasil precisa investir mais em meios de transporte com resultados rápidos, pois os transtornos causados pela falta de mobilidade se tornaram problema social. “Há sistemas como o BRT (Bus Rapid Transit) que é barato, eficaz e de aplicação fácil”, explica.
Segundo Cruz, fomos pioneiros na implantação do BRT, na década de 1970, e desde então o Brasil, não se aperfeiçoou e ainda viu outros países aplicarem esse modelo de transporte com muito mais modernidade. “Esse sistema custa 20 vezes menos que o metrô e no máximo em dois anos está implementado. É rápido, eficiente e barato, é disso que precisamos”, argumenta.
O simpósio quer propor soluções e buscar saídas para que o Brasil tenha um sistema de transporte urbano de passageiros eficaz e ambientalmente preparado. “Precisamos pensar em sistemas de transporte racional e limpo. Por isso, dentro da nossa programação iremos propor discussões sobre veículos com diferentes tipos de propulsão, como elétrico, hidrogênio, gás, etanol entre outros, já que é primordial termos um sistema inteligente e sustentável”, comenta.
Para o dirigente, sistemas que não priorizem a ultrapassagem dos veículos, que não sejam limpos, seguros e rápidos, não atenderão as necessidades. “Se continuarmos a implantar sistemas que coloquem o ônibus disputando espaços com carros e caminhões, iremos nadar contra a maré, pois eles não dão fluência ao trânsito, e deixam os usuários mais insatisfeitos”, acrescenta.
Segundo Cruz, apenas 1.2 pessoa é transportada por automóvel no mundo. “Se nada mudar, se continuarmos investindo em sistemas que nada melhoram o transporte, as cidades irão parar. Os governos já entenderam que o carro não é o único veículo que pode ser utilizado para o trabalho, pelo contrário, deve ser utilizado para o lazer”, afirma.
Programação – Durante o encontro engenheiros, arquitetos, urbanistas e profissionais da área da mobilidade apresentarão soluções e estudos que irão nortear as melhorias nos próximos anos. Temas como o transporte de cargas também serão abordados no simpósio, já que esse também é um sério fator que contribui para os congestionamentos nos grandes centros.
“Além disso, teremos uma palestra dirigida a gestores públicos que discutirá a preparação das cidades para a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade”, diz Cruz.
Mostra de Mobilidade – Esse evento que ocorrerá paralelamente ao simpósio contará com exposição e apresentação de trabalhos acadêmicos. “As empresas participantes irão expor novidades que colocarão no mercado para proporcionar sistemas de transporte limpos e sustentáveis como Rei Brasil, Ftec, Braslux e Iveco”, explica Cruz.
A 1ª Mostra Acadêmica de Mobilidade Urbana contará com a apresentação de nove trabalhos elaborados por acadêmicos da cidade de Caxias do Sul com o objetivo de inserir a comunidade acadêmica na discussão dos assuntos relacionados à mobilidade. “Esses trabalhos mostrarão sugestões para melhorar a mobilidade na cidade de Caxias do Sul”, esclarece o chairperson.
“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
O simpósio conta com o patrocínio da Volare, Marcopolo, Iveco, Mercedes-Benz, Agrale, Cummins, Rei Brasil , Spheros e Visate. Confira a programação:
Confira a programação:
DIA 5/06
18h45 - Solenidade de abertura
19h30 - Palestra de abertura: MOBILIDADE URBANA NO BRASIL, com Júlio Eduardo dos Santos, secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (SEMOB).
DIA 6/06
8h15 - Palestra: PLANO NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA: AS CIDADES ESTÃO PREPARADAS PARA CUMPRIR A LEI?, com Emilio Merino Dominguez, consultor.
9h05 – Sessão de perguntas mediada por Vinicius Ribeiro, deputado estadual.
10h05 - Palestra: SISTEMA MASSIVO URBANO, com Juan Carlos Díaz Bohórquez, gerente-geral da Akiris Colômbia.
10h55 – Debate: SISTEMA MASSIVO URBANO E A INTEGRAÇÃO DE MODAIS, coordenado pela jornalista Maria Alice Guedes. Participantes: Guilherme Wilson, gerente de planejamento e controle da Fetranspor; Fernando Ribeiro, diretor-superintendente da VISATE; Juan Carlos Díaz Bohórquez, gerente-geral da Akiris Colômbia; e Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.
13h45 – Debate: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, coordenado por Márcio Schettino, assessor técnico da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Participantes: Fabio Nicora, engenheiro sênior de produto da área de Inovação da Iveco America Latina; Orlando Zibini Jr., engenheiro de Marketing de Produto Ônibus Brasil da Mercedes-Benz do Brasil; Pedro Soares, diretor técnico da Agrale.
15h55 – Palestra: DISTRIBUIÇÃO DE CARGA NOS CENTROS URBANOS, com Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC& Logística.
16h10min - Debate: MOBILIDADE DE CARGA E A INFLUÊNCIA NA MOBILIDADE URBANA, coordenado por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL. Participantes: Cristian Bonezzi, diretor de Suprimentos da AMBEV; Leise Kelli de Oliveira, professora e pesquisadora da UFMG; Norberto Fabris, diretor corporativo da Randon Implementos e Participações
17h - Palestra de encerramento: PERSPECTIVAS PARA A MOBILIDADE URBANA, com José Antonio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE.
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