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 Release
24/05/2013
SAE BRASIL discute mobilidade urbana em Caxias do Sul, RS

Profissionais envolvidos com a área da mobilidade se reunirão para propor sugestões para melhoria no trânsito e transporte urbano de passageiros

As dificuldades de mobilidade que os grandes centros urbanos têm vivenciado nos últimos anos será tema de debate no Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana. O encontro acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Convenções do Intercity (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), em Caxias do Sul.

Realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, o simpósio discutirá as necessidades que o País enfrenta para melhorar a mobilidade e encontrar soluções para amenizar os problemas da superlotação nos grandes centros urbanos.

Para o chairperson do encontro, Walter Cruz, o Brasil precisa investir mais em meios de transporte com resultados rápidos, pois os transtornos causados pela falta de mobilidade se tornaram problema social. “Há sistemas como o BRT (Bus Rapid Transit) que é barato, eficaz e de aplicação fácil”, explica.

Segundo Cruz, fomos pioneiros na implantação do BRT, na década de 1970, e desde então o Brasil, não se aperfeiçoou e ainda viu outros países aplicarem esse modelo de transporte com muito mais modernidade. “Esse sistema custa 20 vezes menos que o metrô e no máximo em dois anos está implementado. É rápido, eficiente e barato, é disso que precisamos”, argumenta.

O simpósio quer propor soluções e buscar saídas para que o Brasil tenha um sistema de transporte urbano de passageiros eficaz e ambientalmente preparado. “Precisamos pensar em sistemas de transporte racional e limpo. Por isso, dentro da nossa programação iremos propor discussões sobre veículos com diferentes tipos de propulsão, como elétrico, hidrogênio, gás, etanol entre outros, já que é primordial termos um sistema inteligente e sustentável”, comenta.

Para o dirigente, sistemas que não priorizem a ultrapassagem dos veículos, que não sejam limpos, seguros e rápidos, não atenderão as necessidades. “Se continuarmos a implantar sistemas que coloquem o ônibus disputando espaços com carros e caminhões, iremos nadar contra a maré, pois eles não dão fluência ao trânsito, e deixam os usuários mais insatisfeitos”, acrescenta.

Segundo Cruz, apenas 1.2 pessoa é transportada por automóvel no mundo. “Se nada mudar, se continuarmos investindo em sistemas que nada melhoram o transporte, as cidades irão parar. Os governos já entenderam que o carro não é o único veículo que pode ser utilizado para o trabalho, pelo contrário, deve ser utilizado para o lazer”, afirma.

Programação – Durante o encontro engenheiros, arquitetos, urbanistas e profissionais da área da mobilidade apresentarão soluções e estudos que irão nortear as melhorias nos próximos anos. Temas como o transporte de cargas também serão abordados no simpósio, já que esse também é um sério fator que contribui para os congestionamentos nos grandes centros.

“Além disso, teremos uma palestra dirigida a gestores públicos que discutirá a preparação das cidades para a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade”, diz Cruz.

Mostra de Mobilidade – Esse evento que ocorrerá paralelamente ao simpósio contará com exposição e apresentação de trabalhos acadêmicos. “As empresas participantes irão expor novidades que colocarão no mercado para proporcionar sistemas de transporte limpos e sustentáveis como Rei Brasil, Ftec, Braslux e Iveco”, explica Cruz.

A 1ª Mostra Acadêmica de Mobilidade Urbana contará com a apresentação de nove trabalhos elaborados por acadêmicos da cidade de Caxias do Sul com o objetivo de inserir a comunidade acadêmica na discussão dos assuntos relacionados à mobilidade. “Esses trabalhos mostrarão sugestões para melhorar a mobilidade na cidade de Caxias do Sul”, esclarece o chairperson.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

O simpósio conta com o patrocínio da Volare, Marcopolo, Iveco, Mercedes-Benz, Agrale, Cummins, Rei Brasil , Spheros e Visate. Confira a programação:

Confira a programação:
DIA 5/06
18h45 - Solenidade de abertura
19h30 - Palestra de abertura: MOBILIDADE URBANA NO BRASIL, com Júlio Eduardo dos Santos, secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (SEMOB).

DIA 6/06
8h15 - Palestra: PLANO NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA: AS CIDADES ESTÃO PREPARADAS PARA CUMPRIR A LEI?, com Emilio Merino Dominguez, consultor.
9h05 – Sessão de perguntas mediada por Vinicius Ribeiro, deputado estadual.
10h05 - Palestra: SISTEMA MASSIVO URBANO, com Juan Carlos Díaz Bohórquez, gerente-geral da Akiris Colômbia.
10h55 – Debate: SISTEMA MASSIVO URBANO E A INTEGRAÇÃO DE MODAIS, coordenado pela jornalista Maria Alice Guedes. Participantes: Guilherme Wilson, gerente de planejamento e controle da Fetranspor; Fernando Ribeiro, diretor-superintendente da VISATE; Juan Carlos Díaz Bohórquez, gerente-geral da Akiris Colômbia; e Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.
13h45 – Debate: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, coordenado por Márcio Schettino, assessor técnico da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Participantes: Fabio Nicora, engenheiro sênior de produto da área de Inovação da Iveco America Latina; Orlando Zibini Jr., engenheiro de Marketing de Produto Ônibus Brasil da Mercedes-Benz do Brasil; Pedro Soares, diretor técnico da Agrale.
15h55 – Palestra: DISTRIBUIÇÃO DE CARGA NOS CENTROS URBANOS, com Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC& Logística.
16h10min - Debate: MOBILIDADE DE CARGA E A INFLUÊNCIA NA MOBILIDADE URBANA, coordenado por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL. Participantes: Cristian Bonezzi, diretor de Suprimentos da AMBEV; Leise Kelli de Oliveira, professora e pesquisadora da UFMG; Norberto Fabris, diretor corporativo da Randon Implementos e Participações
17h - Palestra de encerramento: PERSPECTIVAS PARA A MOBILIDADE URBANA, com José Antonio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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