Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/06/2013
Cursos SAE BRASIL - Junho e Julho

JUNHO

Curso Gerenciamento de Portfólio de Projeto
Dias 1 e 8 de junho, das 8h às 18h – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Objetivo - O curso tem como objetivo apresentar os conceitos e fundamentos da gestão de portfolio de projetos conforme os padrões do PMI® e da OGC®.
Conhecer conceitos de gerenciamento de projetos, programas e portfolio
• Compreender conceitos de alinhamento e estratégia
• Compreender o ciclo de Gerenciamento de Portfólio e seus processos
• Identificar técnicas de seleção e priorização de projetos
• Identificar indicadores de acompanhamento de projetos, programas e portfólio
Instrutor – Mário Henrique Trentim

Público Alvo - Profissionais experientes que tenham interesse em se aprofundar nos conhecimentos sobre.gerenciamento portfolio e programas..


Curso Desenvolvimento de um Produto – Análise técnica, financeira e mercadológica
Dias 3 e 4 de junho, das 8h às 18h – São Paulo/SP



Carga horária - 16h
Instrutores - Heymann A.R.Leite e Paulo Roberto Garbossa,
Objetivo - Este workshop simula as condições reais do processo de proposição, planejamento e viabilização de um novo produto. Ele permite ao participante aprender e aplicar os métodos e processos utilizados em montadoras de veículos para estabelecer o Business Case que dá suporte à análise de novos programas. Nele se abordam, qualificam e quantificam parâmetros técnicos, financeiros e mercadológicos que estão envolvidos no processo. Estes parâmetros são apresentados, discutidos e analisados de tal forma que ao final do workshop o participante estará apto a compreendê-los e aplicar a metodologia de análise necessária ao julgamento da viabilidade para novos projetos, baseado em dados objetivos de realidade, dos pontos de vista técnico, financeiro e mercadológico.

Público alvo - Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, planejadores, técnicos e profissionais envolvidos em projetos e com os processos de gerenciamento do desenvolvimento, planejamento, manufatura, compras e logística de produtos, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.
Jornalistas, advogados, publicitários e demais profissionais envolvidos com a indústria automotiva que buscam informação diferenciada sobre ao setor.


Curso Dinâmica da Frenagem Veicular
Dias 6 e 13 de junho, das 9h às 18h – São Paulo - SP




Carga Horária – 16h

Instrutor - Omar Moore Madureira

Ementa -
• Dinâmica da desaceleração.
• Forças e limites de frenagem.
• Dissipação da energia cinética.
• Distribuição da frenagem entre os vários eixos.
• Dinâmica da frenagem de veículos articulados, Dispositivos anti-travamento (abs).
• Estudo de concepções construtivas e aplicações.
Esse curso faz parte do Curso Modular SAE BRASIL em Dinâmica Veicular – mais informações no site http://www.saebrasil.org.br/dinamica_veicular/


Público Alvo - Estudantes (cursando o 4º ou 5º período de Engenharia) e engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.


Curso Engenharia de Motores Flex Fuel Automotivos: Concepção, Simulação e Calibração
Dias 8 a 29 de junho, das 8h às 18h – São Paulo / SP



Carga Horária – 32h

Instrutores - Rafael Licen Santos e Rafael Peixoto Ferreira

Objetivo - Apresentar de forma clara e técnica a concepção e controle de um motor automotivo Flex Fuel. Apresentar temas como concepção, combustão, eficiência volumétrica, perdas mecânicas e rendimento, injeção eletrônica para controle flex fuel: sensores e atuadores, calibração em dinamômetro, calibração veicular, sitemas de partida à frio, controle de emissões para PROCONVE-L5 e L6, On Board Diagnosis.

Público Alvo - Engenheiros de powertrain e estudantes de engenharia.


Curso Gestão de Custos Industriais
Dias 10 e 11 de junho, das 8h às 18h– São Paulo / SP



Carga Horária – 16h

Instrutor - Mário Tedeschi

Objetivo - Proporcionar uma visão abrangente do tema Custos no âmbito das atividades industriais;
Estabelecer uma correspondência entre a linguagem da Indústria e a da Economia Empresarial;
Apresentar os conceitos e as práticas dos métodos de custeio;
Fornecer elementos para aumentar a competitividade das empresas industriais;
Demonstrar como as decisões do Engenheiro se traduzem em Resultados Empresariais.

Público Alvo -
Engenheiros Empresários
Engenheiros responsáveis por Áreas de Projeto, Manutenção, Fabricação.
Gerentes de Projetos
Engenheiros interessados em carreiras gerenciais
Engenheiros interessados em Empreendedorismo


Curso Biocombustíveis e seus desempenhos
Dias 15 e 22 de junho, das 8h às 18h – São Paulo / SP



Carga horária – 16h

Instrutor - Felipe Soto Pau

Objetivo - Conhecer os combustíveis e como podem ser substituídos pelos biocombustíveis em MCI.

Público Alvo - Engenheiros mecânicos, formados ou estudantes. No caso de estudantes, ter cursado as disciplina básica de Termodinâmica II, Mecânica dos Fluidos II e Transferência de Calor.

Curso AeroDesign
Dia 17 de junho, das 19h às 22h – São Paulo / SP



Carga horária – 8h

Instrutor - Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Desenvolver nos participantes a capacidade de integrar conhecimentos relacionados com o AeroDesign promovendo o desenvolvimento de novas ideias e conceitos que levem a um aumento no desempenho em competições.

Público Alvo - Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.

Curso Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque
Dias 17 a 19 de junho, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 24h

Instrutor - Roberto Garcia

Objetivo - Aumentar a massa crítica de pessoas com entendimento/conhecimento sobre Torque e Processos de Aperto.

Público Alvo - Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.


Curso Identificação de Fontes de Ruído
Dias 20 e 21 de junho, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Fernando Castro Pinto

Objetivo - Apresentar os conceitos relativos à instrumentação e análise de sinais relacionados à Intensimetria Acústica, Beam-Forming e Holografia Acústica.
Serão abordadas as formulações teóricas das principais técnicas de identificação de fontes, suas limitações e campos de aplicação.
As características da instrumentação utilizada e das técnicas de processamento de sinais serão discutidas, bem como as opções comerciais disponíveis.
Os principais tópicos do curso são: Acústica básica; Propagação sonora; Processamento de sinais no domínio da freqüência - FFT; Hardware de aquisição e análise de dados; Intensimetria acústica; Beam-forming; Holografia acústica; Interpretação e análise dos resultados e Aplicações.

Público Alvo - Engenheiros atuando em desenvolvimento de produtos e trabalhando na área de ruído e vibrações e engenheiros de instrumentação em geral. Técnicos em mecânica, elétrica ou eletrônica que tenham experiência na área podem também acompanhar o curso.


>b>Curso Dinâmica Veicular E-learning e Presencial
Dias 29 de junho a 30 de julho, das 8h às 18h – São Paulo / SP



Carga horária – 24h

Instrutora - Prof. Dr. Frederico Barbieri
Objetivo - O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais da área automotiva e estudantes de engenharia sobre conceitos teóricos e práticos relativos ao comportamento dinâmico de veículos. O curso aborda a influência dos diversos componentes e subsistemas veiculares (pneu, suspensão, motor, transmissão, freios, etc) na obtenção do comportamento dinâmico desejado.
JULHO
Curso Reciclagem de Plásticos, Biodegradáveis e Ciclo de Vida do Produto
Dia 2 de julho, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 8h

Instrutor - Fernando José Novaes

Objetivo - O treinamento Reciclagem de Plásticos, Biodegradáveis e Ciclo de Vida do Produto pretende de uma maneira aplicada, introduzir e consolidar conceitos que proporcionem ao aluno uma visão do processamento para a reciclagem e pós consumo do material plástico em seu campo de atividade de forma a auxiliar na compreensão do uso do produto voltado para a sustentabilidade do planeta onde a reutilização ira proporcionar ganhos energéticos e melhoria do meio ambiente, alem de conhecer a base da produção de plásticos biodegradáveis como substitutos ambientalmente sustentáveis, também importantes no gerenciamento de resíduos e tomar contato com a ferramenta de avaliação do ciclo de vida, que é um processo objetivo para avaliar os aspectos (impactos) ambientais associados a um produto, processo ou atividade.

Público Alvo - Engenheiros, técnicos de processo, técnicos de laboratório, empresários, negociantes de material reciclado, compradores e designers.

Curso Gestão da Manutenção
Dia 5 de julho, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 8h

Instrutor - Márcio Cardoso Machado

Objetivo - Capacitar engenheiros, gerentes, pessoal técnico-gerenciais e técnicos, que pretendam de avançar em suas carreiras através de aperfeiçoamento profissional de seus conhecimentos, habilidades e qualificações.
O curso atende todos os setores, pois abrange os princípios e práticas gerais de manutenção que podem ser aplicados a qualquer organização de manutenção industrial.
O conteúdo visa adicionar uma nova dimensão à competência gerencial, facilitar o planejamento e execução de funções de gestão manutenção e produtividade, ajudar a reduzir os custos de fabricação e manutenção e promover a excelência no trabalho de manutenção.

Público Alvo - Engenheiros, gerentes, pessoal técnico-gerenciais e técnicos.

Curso Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Dias 6 e 13 de julho, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 18h

Instrutor - Felipe Soto Pau

Objetivo - Conhecer a Cinemática, Dinâmica e Balanceamento do mecanismo biela manivela dos MCI.

Público Alvo - Engenheiros mecânicos, formados ou estudantes.


Curso Desenvolvimento da manufatura de peças plásticas injetadas
Dias 13 e 20 de julho, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Cláudio Vossen

Objetivo - Fornecer aos participantes uma visão ampla sobre o desenvolvimento de peças plásticas, permitindo aos identificar os principais fatores que influenciam a qualidade, processamento e custos de produtos plásticos injetados.
Apresentar os principais critérios técnicos a serem observados no desenho do produto, conceito do molde e processamento do material.
Serão apresentados conceitos sobre polímeros, processamento de plastico, e características de injetoras, moldes e periféricos.

Público Alvo - Profissionais da área envolvidos ou interessados no desenvolvimento de moldes e manufatura de peças plásticas.



Curso Sistemas de Tempo Real (RTOS) – Presencial e E-Learning
Dias 20 de julho e 3 de agosto, das 9h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h
Instrutor - Flavio Alves Filho e Flavio Castro Alves Filho
Objetivo - Fornecer ao profissional conhecimentos necessários para implementação de sistemas de tempo real utilizando sistemas operacionais.

Curso Engine Cooling
Dia 27 de julho, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 8h

Instrutor - Cléber Willian Gomes

Objetivo - Propiciar aos participantes do curso, o entendimento das técnicas e tecnologias envolvidas no sistema engine cooling, realizar estudos de caso e avaliações de sistemas existentes de arrefecimento do motor.

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308