Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/03/2013

Cursos SAE BRASIL - Abril e Maio

ABRIL

Curso OEM Operation Overview
Dias 1 a 29 de abril, das 19h às 23h – São Paulo/SP


Carga Horária - 20h

Objetivo - Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória das principais áreas de atividade de uma grande Montadora de Veículos (OEM), uma antevisão de futuros desenvolvimentos e tendências de produtos da indústria da mobilidade. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos sobre as áreas de Desenvolvimento de Produto, Suprimento, Manufatura, Comercialização e Mercado e vislumbrar as Tendências do Setor Automotivo e de um Possível Veículo do Futuro.
Instrutores – Professores Heymann Antônio Ribeiro Leite, Angel Rothen, Carlos Castilho, Paulo Roberto Garbossa e Waldemar Caldara Colucci.
Público Alvo - Estudantes de engenharia, de mecatrônica e de áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia, de administração e de jornalismo, com interesse na indústria automotiva.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos, jornalistas e profissionais pertencentes, envolvidos ou interessados na compreensão da indústria automotiva no seu aspecto mais amplo.


Curso Engenharia de Competição – Presencial e E-learning
Dias 1º de abril a 1º de julho, das 19h30 às 22h45 – São Paulo/SP



Carga horária - 75h

Instrutores - Professores Felipe Marchesin, João Campos e Rafael Licen Santos
Objetivo - Introduzir e aprofundar os tópicos relevantes a engenharia de competição automobilística que vão além da teoria de engenharia automotiva comum através de aulas teóricas.
O curso será dividido em três módulos: motores, chassis e aquisição de dados.
Durante cada módulo o aluno estudará os princípios de um determinado subsistema do carro de corrida e os fatores que influenciam seu desempenho em pista.
Conhecimento fundamental para os estudantes participantes dos programas Baja e Fórmula SAE.

Público alvo - Profissionais ou estudantes da área de engenharia ou tecnologia.


Curso Certificação SAE BRASIL Greeen Belt na Metodologia Lean/Six Sigma
Dias 2 de abril a 4 de julho, das 19h às 22h – São Paulo - SP




Carga Horária – 80h

Instrutores - prof. Silval Daffre e profª Maria do Carmo Del Pino.

Objetivo - Capacitar a conduzir projetos utilizando de forma sistemática os conceitos de Lean (Produção Enxuta) associados ao método DMAIC (Six Sigma) para resolução de problemas e busca de redução de custos e melhoria contínua de processos. Para tanto utilizará ferramentas estatísticas na análise de dados para tomada de decisões. Desenvolverá e/ou aperfeiçoará o trabalho em equipe e as relações multifuncionais.

Público Alvo - Engenheiros, profissionais de áreas administrativas, financeira, qualidade, desenvolvimento de produto, técnicos e profissionais que atuem em áreas correlatadas. Pessoas que desejam conhecer e utilizar a metodologia Lean Six Sigma para melhorar seus processos.


Curso Vibrações e Ruídos Veiculares
Dias 2 e 3 de abril, das 8h às 17h – São Paulo / SP



Carga Horária – 14h

Instrutor - Prof.Dr.Samir N.Y.Gerges

Objetivo - Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão das vibrações e ruído veicular.
O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruído juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes e cobre uma grande gama de problemas com casos de estudos reais.
O curso é baseado no livro Ruídos e Vibrações Veiculares autoria do prof. Samir e equipe de 20 especialistas a níveis de mestrado e doutorado na área.

Público Alvo - Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças e também estudantes de engenharia.


Curso Tecnologia de Polímeros
Dias 3 e 4 de abril, das 8h às 18h– São Paulo / SP



Carga Horária – 16h

Instrutor - Profº Fernando José Novaes

Objetivo - O curso Tecnologia dos Polímeros pretende de uma maneira aplicada, introduzir e consolidar conceitos que proporcionem ao aluno uma visão do material plástico em seu campo de atividade e auxiliar na compreensão e resolução de problemas no dia a dia do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao mercado automotivo. O aluno irá tomar ciência de conceitos fundamentais em plásticos, propriedades, formulação, projeto de peças, uso de ferramentas de projeto (CAE) e questões envolvendo normalização, qualidade, aspectos econômicos, meio ambiente e eco-design.

Público Alvo - Engenheiros, técnicos de processo, técnicos de laboratório, inspetores de qualidade, compradores e designers. Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividade na área.





Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões
Dia 4 de abril a 3 de outubro, das 19h às 22h – São Paulo / SP



Carga horária – 78h

Instrutor - Leandro Tadeu R. Perestrelo

Objetivo - Introduzir e desenvolver os conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas do drivetrain: Embreagem, Transmissão Mecânica Manual, Caixa de Transferência, Árvore de Transmissão, Diferencial e Eixo Motriz.



Público Alvo - Engenheiros que atuam na indústria automobilística com interesse em conhecer e aprofundar os conhecimentos nos diversos sistemas ligados ao drivetrain de veículos. Estudantes de engenharia com interesse no drivetrain de veículos e com conhecimento nas seguintes disciplinas: Matemática, Física e Dinâmica.



Curso Sistema de Embreagem e Transmissão
Dias 4 de abril a 25 de julho, das 19h às 22h – São Paulo / SP



Carga horária – 48h

Instrutor - Professor Leandro Tadeu R.Perestrelo

Objetivo - Introduzir e desenvolver os conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas do drivetrain; embreagem, transmissão mecânica manual.

Público Alvo - Engenheiros que atuam na indústria automobilística com interesse em conhecer e aprofundar os conhecimentos nos diversos sistemas ligados ao drivetrain de veículos. Estudantes de engenharia com interesse no drivetrain de veículos e com conhecimento nas seguintes disciplinas: Matemática, Física e Dinâmica.



Curso Sistemas de Suspensão
Dias 6 a 20 de abril, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 24h

Instrutor - Frederico Barbieri

Objetivo - O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais e estudantes sobre conceitos teóricos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão, abordando o projeto da suspensão juntamente com conceitos de dinâmica veicular.



Curso Injeção de Plásticos: Simulador x Try-out
Dias 9 e 10 de abril, das 8h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Thiago Guerra

Objetivo - Capacitar os alunos a entender o que é uma simulação de injeção de plásticos, quais os benefícios de se utilizar este tipo de recurso, quais as limitações existentes nos simuladores e como correlacionar os resultados teóricos com a prática.

Público Alvo - Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.







>b>Curso Avaliação do Ciclo de Vida do Produto
Dias 10 e 11 de abril, das 8h às 18h – São Paulo / SP



Carga horária – 16h

Instrutora - Fernando José Novaes
Objetivo - O treinamento Avaliação do Ciclo de Vida do Produto pretende introduzir e consolidar conceitos que proporcionem ao aluno tomar contato com a ferramenta de avaliação de potenciais impactos ambientais dos setores produtivos, de serviços ou estudo específico, denominada Avaliação do Ciclo de Vida - ACV e com isso disseminar a utilização da metodologia.

A ACV proporciona uma visão ampla da questão ambiental, identificando oportunidades de melhorias do sistema material-processo-produto, que possam levar à otimização do desempenho ambiental do produto, passo para o desenvolvimento sustentável.
Público Alvo - Dirigido aos profissionais da área ambiental, engenharia, produção e qualidade, com formação em engenharia ou de nível técnico, professores universitários, empresários, designers, pesquisadores e estudantes que atuem, desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividades nas áreas de gestão ambiental, prevenção e controle ambiental.


Curso Modular SAE BRASIL em Dinâmica Veicular
Dias 11 de abril a 14 de novembro, das 9h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária –112h

Instrutor - Omar Moore Madureira

Objetivo - Atualizar, capacitar e certificar engenheiros em Dinâmica Veicular, para atuarem em empresas que compõem a cadeia produtiva do setor automotivo, agregando profundos conhecimentos técnicos, e qualificando profissionais em um segmento cada vez mais competitivo. O curso abordará o estudo do comportamento dinâmico dos veículos, pela análise da natureza dos esforços e movimentos durante a sua operação.
O enfoque será dirigido ao desempenho, ao conforto, à dirigibilidade e à segurança dos veículos. Ênfase na compreensão dos fenômenos, na sua identificação, equacionamento, simulação e aplicação quantificada a veículos selecionados na realidade prática.

Público Alvo - Estudantes (cursando o 4º ou 5º período de Engenharia) e engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.

Curso Dinâmica Básica de Veículos
Dias 11 e 18 de abril, das 9h às 18h – São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Omar Moore Madureira

Público Alvo - Estudantes (cursando o 4º ou 5º período de Engenharia) e engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.


Curso Projeto de Hardware em FPGA/VHDL – Presencial e E-Learning
Dias 20 de abril a 11 de maio, das 9h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 24h

Instrutor - Fabio Petrassem

Objetivo - Apresentar ao profissional as novas tecnologias de projeto de sistemas digitais utilizando FPGA e VHDL. Estas tecnologias permitem execução de projetos de hardware que podem ser alterados dinamicamente.



Curso Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Dias 20 a 27 de abril, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Felipe Soto Pau

Objetivo Propicionar aos alunos o conhecimento dos parâmetros dos processos termodinâmicos aplicados à combustão. Sobre a base destes resultados de cálculo aprender a avaliar a combustão para MCI.

Público Alvo - Engenheiros e estudantes de engenharia.



Curso Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque
Dias 22 a 24 de abril, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 24h

Instrutor - Roberto Garcia

Público Alvo - Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.

Curso Veículos Elétricos e Híbridos
Dias 26 e 27 de abril, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Wanderlei Marinho da Silva

Objetivo - Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e subsistemas de potência de propulsão elétrica de veículos elétricos puros, híbridos série, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.

Público Alvo - Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor de Autopeças.
Estudantes de Engenharia e Engenheiros das áreas de Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.



MAIO


Curso Método dos Elementos Finitos Aplicados à Indústria Automotivo
Dias 2 e 3 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária –16h

Instrutor - Renato T.Vargas

Objetivo -.Proporcionar uma visão ampla sobre o método dos elementos finitos (MEF) e as suas principais aplicações na área automotiva. São privilegiados aspectos relacionados à compreensão do MEF, sua área de atuação e as potencialidades dos softwares para aplicação no desenvolvimento de componentes e sistemas. O curso provê considerações sobre os fundamentos do MEF, tecnologia de elementos e leis de comportamento de materiais. Na sequência são tratados aspectos de modelagem, hipóteses simplificativas, aplicação de cargas/condições de contorno e os tipos de análises comuns à área automotiva. Os tópicos tratados são acompanhados de exemplos.

Público Alvo - Engenheiros mecânicos e/ou automotivos e interessados em geral na área de elementos finitos.


Curso Mecânica dos Sólidos Aplicado em Componentes Automotivos
Dias 4 e 11 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Luiz Carlos H.Ricardo

Objetivo - Fornecer formação complementar em mecânica dos sólidos normalmente vista somente em cursos de pós-graduação e mostrar como os conceitos apresentados são aplicados na indústria automotiva.

Público Alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.


Curso Dinâmica da Propulsão Veicular
Dias 9 e 16 de maio, das 9h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Omar Moore Madureira

Público Alvo - Estudantes (cursando o 4º ou 5º período de Engenharia) e engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.


Curso Desempenho e Emissões em Motores de Combustão Interna
Dias 11 e 18 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Felipe Soto Pau

Objetivo - Permitir que os engenheiros mecânicos contribuam de maneira mais efetiva para o estabelecimento de estratégias de projeto e rotinas de controle para que os motores de combustão interna possam continuar a ser sistemas eficientes de propulsão veicular e geração de energia.

Público Alvo - Engenheiros e estudantes de engenharia.





Curso Fundamentos de Análise de Fadiga em Materiais
Dias 16 e 17 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Luiz Carlos Rolim Lopes

Objetivo - Fornecer conceitos de fadiga, durabilidade em condições de carregamentos de amplitude constante e variável, além de teoria de propagação de trinca com aplicação na indústria automotiva e aeronáutica.

Público Alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos além de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.


Curso Introdução a Gestão de Projetos
Dias 18 e 25 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Mário Henrique Trentim

Objetivo - O curso tem como objetivo apresentar os fundamentos e conceitos básicos de gerenciamento de projetos de acordo com as melhores práticas do PMI®
• Apresentar o contexto e a necessidade de melhores práticas em gerenciamento de projetos
• Conhecer os conceitos básicos e fundamentos básicos
• Apresentar o Guia PMBOK® e as melhores práticas do PMI®

Público Alvo - Profissionais e estudantes que tenham interesse em familiarizar-se com o assunto gerenciamento de projetos.

Workshop Liderança e Gestão de Pessoas – Módulo I
Dias 20 e 21 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Celina de Freitas

Objetivo
• Sensibilizar os participantes para a necessidade de se desenvolverem como líderes e gestores de pessoas.
• Refletir sobre a evolução das práticas de gestão de pessoas, relacionadas às demandas do atual contexto de negócios.
• Conhecer estratégias para aumentar sua efetividade como gestores de pessoas.
• Elaborar um 'plano de ação' para implantar estratégias de gestão de pessoas em seu dia a dia na empresa.

Público Alvo - Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de coordenação/supervisão/gerência de equipes, interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.











Curso Aerodinâmica Veicular
Dias 23 e 24 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com a aerodinâmica, a troca de calor e o desempenho.

Público Alvo - Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de trocatérmica em geral.


Center> Curso Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 25 de maio a 8 de junho, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 16h

Instrutor - Gaston R. S. Schweizer

Objetivo - Propiciar aos participantes conhecimento sobre a lubrificação e os diversos lubrificantes automotivos, desde os seus conceitos básicos, passando pelas suas classificações e aplicações, bem como as mais recentes tecnologias de aditivos e óleos básicos e atualização dos avanços tecnológicos do setor de lubrificantes automotivos, bem como as suas tendências evolutivas, visa também familiarizar os participantes com os termos técnicos mais utilizados no setor de lubrificantes automotivos.

Público Alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de manutenção, reparação, assistência técnica, oficinas mecânicas, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

Center> Curso Implementação de Sistemas Operacional – Presencial e E-learning
Dias 25 de maio a 6 de julho, das 9h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 32h

Instrutor - Marco Dimas Gubitoso

Objetivo - Apresentar ao profissional os conceitos necessários à implementação de software utilizando sistemas operacionais.


Center> Curso Gestão da Inovação Tecnológica e P7D no Setor Automotivo
Dias 27 e 28 de maio, das 8h às 18h - São Paulo / SP


Carga horária – 32h

Instrutor - Marco Dimas Gubitoso

Objetivo - Apresentar ao profissional os conceitos necessários à implementação de software utilizando sistemas operacionais.


Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones - (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308