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 Release
04/03/2013
Estudantes do Sul constroem carros mais leves e velozes para a Baja SAE BRASIL–PETROBRAS

Universitários de engenharia de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul construíram 18 carros off-road para competir em Piracicaba/SP, de 14 a 17 de março

Estudantes de engenharia de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul construíram 18 carros off road para participar da 19ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS, de 14 a 17 de março, em Piracicaba, interior de São Paulo. As equipes, que somam cerca de 250 universitários de 15 instituições de ensino do Sul, projetaram carros mais leves e velozes.

Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal. A região Sul tem o segundo maior número de equipes inscritas (Rio Grande do Sul tem oito equipes, Santa Catarina seis e Paraná tem quatro equipes) depois da região Sudeste, com 45 equipes.

Representante de Santa Catarina, a equipe Baja Univille, da Universidade da Região de Joinville, construiu um carro 5 kg mais leve em relação ao projeto apresentado em 2012. A equipe diminuiu a espessura do tubo da gaiola e empregou fibra de vidro na carenagem do veículo. O Baja, que atualmente pesa 200 kg e atinge velocidade máxima de 50 km/h, também ganhou novos amortecedores e suspensão traseira e dianteira individuais, tipo duplo A.

“Com essas mudanças vamos conseguir aumentar a velocidade e manter a estabilidade do carro”, explica Morgana Maciel Felipe, capitã da equipe composta por seis universitários.

Santa Catarina será representada ainda pelas equipes Ciser Ist Baja SAE, do Instituto Superior Tupy; equipes UFSC Puma e UFSC Jaguar, da Universidade Federal de Santa Catarina; Baja Cem, da Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville; e Udesc Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Paraná – A Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem duas equipes inscritas, a Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2. Composta por 20 integrantes, as equipes focaram na confiabilidade, velocidade e redução de peso para a construção dos dois carros. Os estudantes utilizam amortecedores a ar e a maioria das peças é confeccionada em liga de alumínio. O carro pesa 146,9 kg e atinge cerca de 60 km/h.

“Por utilizarmos ligas de alumínio de alta resistência melhoramos a integridade estrutural do veículo e, com baixo peso, atingimos excelentes resultados no consumo de combustível e velocidade do veículo”, afirma Thiago Rocha, capitão da UTFPR 1, aluno do 10º período de Engenharia Industrial Mecânica.

O Paraná será representado por mais duas equipes: UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná; e Baja Cataratas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rio Grande do Sul – As equipes Bombaja UFSM 1 e a Bombaja UFSM 2, que somam 20 estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, também focaram esforços na redução do peso dos veículos. Participantes com dois carros, os estudantes conseguiram reduzir mais de 20 kg do peso dos projetos apresentados em 2012. Entre os diferenciais estão a construção da caixa de marchas e utilização de fibra de carbono no assoalho e no chassi do Baja. Atualmente o veículo pesa 160 kg e atinge velocidade máxima de 56 km/h. “A redução do peso nos possibilitou aumentar a velocidade do carro e, consequentemente, economizar combustível”, conta o capitão da equipe, Tiago Neves Zambonato, aluno do 9º semestre de Engenharia Mecânica.

Mais seis equipes representarão o Rio Grande do Sul: Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Sinuelo, da Faculdade de Horizontina (Fahor); Panambaja, da Universidade Regional Integrada – Santo Ângelo; Mas Baja Tchê, da Universidade de Passo Fundo; e Tchê, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino. Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

19ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 14 a 17 de março de 2013
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

Equipes na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
81 equipes inscritas • 17 Estados mais DF • 67 instituições de ensino

CENTRO-OESTE – (3 estados – 3 equipes - 3 instituições)

Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 14)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 36)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- equipe Pantanal Baja MS (carro 78)

NORDESTE – (7 Estados – 14 equipes – 12 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 20)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 80)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 51)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 10)
Universidade Federal da Paraíba– equipes UFPBaja Inelutável e UFPBaja Indebelável (23-14)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 79)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 3 e 4)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Coyote (carro 46)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 52)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 21)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja Nardelli (carro 58)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão – equipe Bumba Meu Baja (carro 65)

NORTE – (1 Estado – 1 equipe – 1 instituição)

Pará (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Pará – equipe Tupinambaja (carro 67)

SUDESTE - 4 Estados - 45 equipes – 37 instituições

Grande São Paulo – (10 equipes / 7 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Magnus e Poli Phantom (carros 1 e 2)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 8 e 9)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 13 e 12)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 37)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 55)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 60)
Universidade Federal do ABC – equipe Baja UFABC (carro 69)

São Paulo / Interior – (15 equipes / 13 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 5 e 6)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 15)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 29)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 30- 31)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 40)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara Délson (carro 45)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 47)
Universidade Estadual de Campinas campus Limeira (Unicamp - Limeira) – equipe Baja FCA Unicamp(carro 48)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 56)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 57)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 64)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe E.E.P. Baja (carro 72)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 81)

Minas Gerais – (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 7)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 17)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 26-27)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 28)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 41)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 62)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço UFVJM (carro 68)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja UFTM (carro 66)

Espírito Santo – (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carros 16)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – equipe Sama Baja (carro 76)

Rio de Janeiro (9 equipes /7 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 32-33)
Universidade Federal Fluminense – equipes Tuffão A e Tuffão B (carros 42 e 43)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 49)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo – equipe IPRJ Baja SAE (carro 50)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja (carro 59)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 63)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runer (carro 73)

SUL - 3 Estados - 18 equipes – 15 instituições

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 11)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Puma e UFSC Jaguar (carros 34 e 35)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 61)
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – equipe Udesc Velociraptor (carro 44)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – Equipe BajaUniville (carro 70)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 19 e 18)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo (carro 54)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – Equipe Panambaja (carro 71)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 74)
Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê (carro 75)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Tchê (carro 77)

Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2(carros 38-39)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 53)



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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