Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/01/2013
Diretores do IQA tomam posse na Academia Brasileira da Qualidade

Marcio Migues, Ilcon Miranda Costa, Fábio Braga e Basílio Dagnino, do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), oficializam diplomação na Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)

Tomaram posse os acadêmicos da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). Quatro deles são diretores do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva: Marcio Migues,presidente da Diretoria Executiva do IQA, Ilcon Miranda Costa, membro do Conselho Diretor, Fábio Braga,membro do Conselho Fiscal, e Basílio Dagnino, especialista para treinamentos em Benchmarking e Satisfação de Clientes. Ao todo, 31 personalidades formam a ABQ, presidida pelo professor João Mario Csillag, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

A ABQ (www.abqualidade.org.br) é um organismo opinativo, que congrega especialistas e conhecedores da área da qualidade dos mais diversos setores econômicos nos âmbitos públicos e privados, e também acadêmicos. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento teórico e prático da excelência na gestão da qualidade.

“A posse dos acadêmicos é o início de uma nova fase na Academia, que inicia agora a elaboração do planejamento estratégico que permitirá atingirmos nossos objetivos que são contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da engenharia da qualidade, da gestão da qualidade e da excelência da gestão, em benefício das organizações e da sociedade brasileira”, afirma Marcio Migues.

Migues explica que os membros da ABQ são profissionais de reconhecida competência no mercado com experiência adquirida em universidades, empresas e organizações públicas nas atividades relacionadas à gestão e ensino da qualidade, certificação de produtos e relações de consumo. “É importante ressaltar que para ingressar na ABQ o profissional deve cumprir pré-requisitos previstos no regimento interno da instituição, além de ser indicado por outro acadêmico”, afirma Migues.

Entre os acadêmicos, estão personalidades como o ex-ministro da Infraestrutura, Ozires Silva, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, e o presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo, Elcio Anibal de Lucca.

Os diretores do IQA na ABQ

BasílioDagnino - ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do primeiro curso de pós-graduação em Qualidade da UCP; primeiro gerente técnico da FNQ (1991 a 1997). É juiz, examinador, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios. É também especialista para treinamentos em Benchmarking e Satisfação de Clientes do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Fabio Braga - Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, ex-vice-presidente de Engenharia e Qualidade da TRW do Brasil, e ex-professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Atualmente, é gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL e membro da ASQ. Atua como membro do Conselho Fiscal do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Ilcon Miranda Costa - Engenheiro mecânico pela UFRJ, atuante na área da qualidade automotiva desde 1965. Ex-membro de comissões da Qualidade nas entidades ANFAVEA, COBEI e MERCOSUL, da Reguladora-SBC e do CBC. Fundador da Associação Brasileira de Controle da Qualidade e do Instituto da Qualidade Automotiva. Professor dos cursos ABCQ (CQE, CRE, CQA e Auditor do SGQ). Auditor e consultor.

Marcio Migues - Engenheiro, pós-graduado pela FGV e FDC, coordenou por 13 anos cursos de pós-graduação em qualidade, atuando como professor no Brasil e no Exterior. Examinador do PNQ. Executivo da área automotiva, com 38 anos de experiência (Volkswagen e Renault). Atual presidente eleito do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva.

Os demais Acadêmicos da Academia Brasileira da Qualidade
Ariosto Farias Junior - Instrutor e examinador sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) de 1992 a 2009. Consultor em Gestão da Qualidade e Segurança da Informação; membro do ABNT/CB 25; e líder da delegação do Brasil em Comitês da ISO em diversas oportunidades.

Carlos de Mathias Martins (in memoriam) - Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP. Primeiro superintendente da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (1991/97), hoje Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Participou ativamente de instituições voltadas à Gestão e à Qualidade, como American Society for Quality, Associação Brasileira de Normas Técnicas e Prêmio de Qualidade do Governo Federal.

Dorothea Fonseca Furquim Werneck - Economista (mestrado e Curso de Doutorado/Boston College-USA). Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Ministra de Estado (duas pastas). Sec. Nacional de Economia. Diretora da FPNQ (duas vezes). Professora da UFRJ e do curso de Formação de Diplomatas do Itamaraty.

Edson Pacheco Paladini - Professor titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. Doutorado em Engenharia de Produção. Consultor, instrutor e professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão da Qualidade. Autor de 11 livros nesta área.

Eduardo Vieira da Costa Guaragna - Engenheiro mecânico e mestre em Administração pela UFRS. ASQ Senior, CQE, CQM-OE, CRE, CQA. Ex-presidente do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo. Juiz do Prêmio Nacional da Qualidade e Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, do qual também é diretor. Consultor, professor de MBA e especialização. Autor do livro ‘Desmistificando o Aprendizado Organizacional’, Qualitymark.

Élcio Anibal de Lucca - Administrador público e de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, graduado e mestrado. Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade por duas vezes. Presidente da Serasa por 20 anos, empresa tricampeã do PNQ e do Prêmio Ibero-Americano. Atualmente é presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo, presidente da SHIFT – Lideres Empresariais e Consultor Independente de Empresas e Entidades. Autor do livro ‘Gestão para um Mundo Melhor’.

Eliezer Arantes da Costa - Engenheiro eletrônico pelo ITA e doutor pela Unicamp. Trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce, em pesquisa operacional, e na Promon em sistemas da qualidade e em planejamento estratégico. Hoje atua como consultor de empresas em planejamento estratégico e na implantação de sistemas da qualidade. É autor do livro “Gestão Estratégica – Da empresa que temos para a empresa que queremos”, já na sua segunda edição.

Ettore Bresciani Filho - Engenheiro pelo ITA, doutor pela Escola Politécnica da USP e professor titular; aposentado da Unicamp. Professor responsável pelo curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Membro do CLE/Unicamp e da ASQ desde 1974.

Evandro G. Lorentz - Engenheiro e matemático (UFJF), mestre (UFMG). ASQ Fellow, ASQ/CQE e CQA. Fundador e primeiro chair da InternationalMember Unit (ASQ/IMU) brasileira. Consultor e professor de pós-graduação em cursos de especialização.

Francisco Paulo Uras - Engenheiro (Escola Politécnica - USP), ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQOE, palestrante do PEC-FGV-SP, membro do Comitê Critérios de Excelência e Instrutor dos Cursos da FNQ. Consultor para implantação do Modelo de Excelência da FNQ.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - Jornalista profissional, estudou geologia na USP, jornalismo na Faculdade Casper Líbero, palestrante com cursos de especialização, jurado de prêmios da qualidade e meio ambiente, autor de quatro e-books e atua em comunicação interna e externa.

Heitor Augusto de Moura Estevão - Engenheiro Civil (UFRJ) com extensão universitária no Brasil e na França, ex-chefe do Serviço de Engenha-ria e ex-chefe do Escritório de Londres da Petrobras, ex-diretor superintendente e de Operações da BRASNOR – Noruega, Conselheiro da Transportadora Brasileira de Gás, Sec. Técnico do ABNT/CB-25.

Iris Bento da Silva - Engenheiro (EESC-USP), doutor (Unicamp), professor doutor (Unicamp), professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade (Unicamp), professor da pós-graduação em Gestão da UNIMEP e ex-diretor técnico do Sindiforja, órgão ligado ao Sindipeças.

João Mário Csillag - Engenheiro (ITA), mestre e doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), professor titular e ex-chefe do Departamento de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV. Juiz do PNQ e autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas.

Jorge Gerdau Johannpeter - Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRS. Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal, do Movimento Todos pela Educação e do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade.

José Ephim Mindlin (in memorian) - Bibliófilo, advogado (USP), empresário. Sócio fundador da Metal Leve, mobilizou a empresa e a indústria para o desenvolvimento de tecnologia própria, alta qualidade e design original. Foi secretário do Estado de SP. Formou a maior e mais significativa biblioteca particular de livros sobre o Brasil, doada à USP.

José Israel Vargas - PhD e professor catedrático. Membro da Academia Brasileira de Ciências, dos Países em Desenvolvimento e da Europeia de Ciências, Letras e Artes. Ex-secretário Tecnologia Industrial, implantou o Inmetro, o IBQN, a Fundação Teófilo Ottoni etc. Ex-ministro de Estado de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia.

José Joaquim do Amaral Ferreira - Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, Master of Science pela Stanford University, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP, onde é professor em Engenharia de Produção. Diretor de Certificação e vice-presidente da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, vice-presidente da IQNetInternationalCertification Network, membro do Board da SB Alliance e conselheiro do CONSIC da FIESP.

José Paulo Silveira – Engenheiro industrial Metalúrgico (UFF). No Governo Federal, participou da formulação e gestão do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Coordenou a criação do Comitê Brasileiro da Qualidade CB 25 da ABNT. Atualmente é Diretor Associado da Macroplan Prospectiva e Gestão.

José Ribeiro da Costa (in memoriam) - Engenheiro Nuclear. Professor da COPPE - UFRJ, Mestrado em Engenharia Nuclear. Professor Visitante na UnivesityofCalifornia Los Angeles/USA, do curso NuclearEngineering, em 1969. Lecturer e Perito dos Cursos Internacionais Regionais da IAEA (1978/81). Organizador do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (1977/78) e do Conselho Brasileiro de Energia Nuclear (1980/96, sendo também seu Presidente).

Juarez Távora Veado (in memoriam) - Ex-presidente do Inmetro, ex-diretor da Escola de Engenharia da UFMG e do CNPq. Seu maior reconhecimento público se refere ao Programa de Tecnologia Industrial Básica (TIB), criado em 1984. Condecorado, pela Presidência da República, com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ozires Silva - Engenheiro aeronáutico. Empresário e atualmente reitor do Centro Universitário Monte Serrat de Santos, SP. Trabalha com o Grupo ÂNIMA Educação, onde estamos nos esforçando para se tentar criar um novo sistema educacional para o país, buscando transformá-lo pela educação.

Paulo Afonso Lopes da Silva - Estatístico (ENCE/IBGE) e engenheiro (IME), PhD. (Florida Tech/EUA). Na ASQ, CQE CQA, CRE e SeniorMember. Autor do livro “Probabilidades e Estatística”, também em espanhol. Professor de Qualidade na Universidade de Wisconsin (2002) e no FIT (2002-2007), EUA.

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto - Engenheiro (ITA), master of Science (Stanford, CA), doutor (POLI/USP). Professor aposentado da POLI/USP – Engenharia de Produção, presidente da Fundação Vanzolini (1982-1987), juiz do PNQ e PPQG, Prêmio Qualidade Banas 1999, Prof. de Mestrado e Doutorado da UNIP. Autor de vários livros.

Reinaldo Dias Ferraz de Souza – Arquiteto (UnB), com especialização em Gestão da Qualidade pela FCO (UFMG) e pela Union ofJapaneseScientistsandEngineers (JUSE). Chefe da Assessoria de Captação de Recursos da Secretaria Executiva do MCTI. Representante do MCTI em diversos grupos executivos, no Brasil e no exterior.

Ruy de C. B. Lourenço Filho - Engenheiro (UFRJ), Tese de Livre Docência (UFMG). Consultor da Eletrobras. Professor aposentado do Instituto de Economia (CCJE/UFRJ) e da Ence/IBGE, tendo dirigido ambas as organizações. Autor de vários livros, entre os quais “Controle Estatístico da Qualidade”, pela LTC Editora, em 17ª tiragem.

Vivaldo Russo - Engenheiro (Unicamp), presidente de Hydraulics Business da América do Sul da EATON, professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Membro e ex-diretor da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br –
Telefones 11.4435-0000 – 9.7204-1921
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11.9.7672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308