Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Vídeos da 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL PETROBRAS:

Em baixa resolução, para rádios, revistas, jornais, etc.

http://rapidshare.com/files/2244789469/FormulaSAEBRASIL_2012_Baixa.wmv

Em alta resolução, para emissoras de TV

http://rapidshare.com/files/2436912451/FormulaSAEBRASIL_2012.mp4

 Release
03/12/2012
Equipes da FEI e Unicamp vencem a 9ª Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição com universitários de engenharia reuniu 30 equipes neste final de semana, 30 de novembro a 2 de dezembro, no ECPA, em Piracicaba, SP

São Paulo - A equipe Fórmula FEI, categoria combustão e composta por estudantes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo; e a equipe Unicamp E-Racing, categoria elétrico e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), se sagraram campeãs na 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, 2 de dezembro, em Piracicaba, SP. A competição, que teve início dia 30, sexta-feira, reuniu 26 equipes na categoria Fórmula Combustão, de um total de 27 inscritas; e 4 equipes na Fórmula Elétrico.

A equipe de São Bernardo obteve 954,36 pontos na classificação das provas estáticas e dinâmicas. A segunda colocação na categoria combustão ficou para a equipe Fórmula UFSM, da gaúcha Universidade Federal de Santa Maria, que conquistou 593,74 pontos, seguida pela equipe EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com 473,44 pontos.

A equipe Unicamp E-Racing obteve 670,79 pontos na classificação geral. A segunda colocada na categoria elétrico foi a equipe Fórmula FEI Elétrico, com 169,10 pontos, seguida da equipe B’Energy, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), com 100,72 pontos.

Michigan e Lincoln - Com o resultado, as duas primeiras equipes colocadas na categoria Fórmula Combustão poderão representar o Brasil em 2013 nas competições da SAE INTERNATIONAL, realizadas nos Estados Unidos. A equipe Formula FEI poderá disputar em maio de 2013 a Formula SAE Michigan; enquanto que a equipe Fórmula UFSM, em junho, na Formula SAE Lincoln, Nebraska.

Já a equipe Unicamp E-Racing poderá representar o Brasil na Formula SAE Eletric, competição que a SAE INTERNATIONAL estreia de 19 a 22 de junho de 2013 também em Lincoln.

Para os capitães das equipes campeãs, o resultado em Piracicaba foi graças ao esforço de todos os estudantes envolvidos em cada projeto. “Foram 13 meses de trabalho, principalmente do pessoal de Engenharia Elétrica, desafiados em relação à bateria”, diz Diego Bravo, capitão da equipe, formada por 12 estudantes de engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação.

Sem barulho - A equipe de Campinas ganhou, ainda, sete das oito menções honrosas concedidas pelos juízes da competição: Aceleração (no teste de arrancada, o carro fez 75 metros em 6,4segundos), Apresentação, Eficiência Energética (consumindo 3,513kWh), Autocross (o carro percorreu circuito de 1 km em 57 segundos), Enduro, Projeto e Skid-Pad (no teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo levou 6.3 segundos). “O carro é muito bom, não faz nenhum barulho, a gente ouve até as pedrinhas na pista e a galera bater palmas”, disse o piloto da equipe Walace Giallonardo, ao pilotar o carro na prova de enduro, em os carros tinham de realizar duas baterias de 11 voltas, num circuito de 18 km. A oitava menção honrosa na categoria elétrico – Custo e Manufatura – foi concedida à equipe Fórmula FEI Elétrico.

Bagagem - Lucas Kira, capitão e um dos pilotos da equipe Fórmula FEI, categoria combustão, atribuiu o primeiro lugar ao empenho e à bagagem adquirida nestes últimos anos. A equipe Fórmula FEI se sagrou pentacampeã consecutiva e hexacampeã na 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS. “Essa bagagem nos permitiu executar mudanças significativas no chassi e suspensão em relação ao carro anterior, por isso temos o Fórmula combustão mais leve e mais rápido do Brasil”, comemorou o estudante de Engenharia Mecânica Automobilística ao contar que o carro pesa apenas 160 kg.

Das oito menções honrosas concedidas na categoria, a equipe da FEI ganhou seis: Aceleração (no teste de arrancada, o carro fez 75 metros em 5,1 segundos.), Autocross (o carro percorreu circuito de 1 km em 50,7 segundos), Custo e Manufatura, Enduro, Projeto e Skid-Pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo levou 5,7 segundos). A equipe FSAE Unicamp foi a melhor no quesito Apresentação, enquanto a equipe Formula UFSM levou a menção honrosa de Economia de Combustível.

Lean design - Foram três dias de provas e, principalmente, troca de conhecimentos entre os estudantes e satisfação para o Comitê Fórmula SAE BRASIL. Na categoria Fórmula Combustão, foi notável a evolução dos projetos este ano, com predomínio de novas soluções para a redução de peso dos carros. As equipes investiram no lean design, metodologia que busca concentrar diferentes funções numa mesma peça do veículo. Extintor integrado à pedaleira do carro, barra de rolagem com função de macaqueamento, pinça de freio incorporada à manga de eixo, sistema de controle de tração que também controla as rodas para não patinarem e motor central na lateral foram algumas das novidades nos carros tipo Fórmula.

Além do grupo Top Sponsor da SAE BRASIL, a competição contou com o importante apoio de quatro empresas do segmento: Scame, Agilent, Getrotec e Farnel.

Carros - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Já a categoria Elétrica faz parte das competições na Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, em 2013, dos Estados Unidos. O alvo é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as gerações de engenheiros responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Gabriela Duarte – Gabriela@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 11 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308