Quatro carros tipo Fórmula elétricos construídos por estudantes de engenharia estreiam nova categoria da 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS e ganham a pista neste final de semana, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.
Na tradicional categoria de motores a combustão, a Competição registrou recorde de inscrições, com 27 equipes (22 em 2011). Ao todo a competição reunirá 31 equipes, que somam mais de 600 universitários de 27 instituições de ensino de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.
Confira alguns destaques da competição:
Elétricos - A equipe Fórmula FEI Elétrico, formada por cinco estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo, aposta em um carro que atinge velocidade máxima de 90 km/h, movido por 15 baterias de lítio ferro fosfato (LiFePO4), que garantem autonomia de 25 km ou 27 minutos com motor ligado, e levam cerca de 2 horas para recarregar. A equipe da FEI construiu o primeiro protótipo fórmula elétrico do Brasil. Nos EUA a FEI é Top Ten na categoria combustão.
Ideia Verde – Além dos carros elétricos, a competição terá na categoria combustão ideias inovadoras de estudantes que construíram carros mais leves para diminuir o consumo de combustível.
A equipe Imperador UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, utiliza na construção do projeto peças em alumínio e materiais compósitos, como fibra de carbono e de vidro, também utilizados nos carros da Fórmula 1. O veículo atual pesa 190 kg, 20% mais leve do que o projeto apresentado em 2011. O protótipo atinge velocidade máxima de 115 km/h e foi equipado com transmissão automática do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável), que torna a condução mais fácil e confortável.
A gaúcha RS Race Team, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, construiu um carro de 175 kg e que atinge velocidade de até 160 km/h. O protótipo está 40 cm menor e 50 kg mais leve em relação ao do ano passado, com aplicação peças de fibra de carbono. Para aumentar a eficiência do motor e diminuir o consumo de combustível, a equipe optou pela injeção eletrônica ProTune, de alto nível, capaz de controlar com segurança todos os sistemas eletrônicos do carro.
Dados em tempo real - O carro da equipe Poli Racing, da Escola Politécnica da USP, possui sistema de aquisição de dados e um painel com tela LCD para passar ao piloto em tempo real informações de velocidade, rotações por minuto (RPM) e temperatura.
CRONOGRAMA
Dia 30/11 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 1/12 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross - das 9h às 16h.
Dia 2/12 (domingo) – Enduro de resistência - das 9h às 12h.
Confira abaixo release com mais informações
Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS estreia categoria de carros elétricos
Competição reunirá 31 equipes de estudantes do Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, e será de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Piracicaba/SP
A 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS estreia Categoria Elétrica de carros tipo fórmula. Quatro veículos elétricos projetados e construídos por estudantes de engenharia estão inscritos na competição, marcada para 30 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.
Na tradicional categoria de motores a combustão, a Competição registrou recorde de inscrições, com 27 equipes (22 em 2011). Ao todo a competição reunirá 31 equipes, que somam mais de 600 universitários de 27 instituições de ensino de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.
Os carros elétricos são de quatro equipes formadas por estudantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, e do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo/SP, esta responsável pela construção do primeiro carro fórmula elétrico do Brasil, apresentado na competição em 2011.
Em Piracicaba, todos os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.
Elétricos - Para a Categoria Elétrica os juízes seguirão rígidos critérios de segurança na parte de construção do veículo, disposição de fios, chaves e botões que possibilitam acessar o carro de forma segura. Os carros deverão utilizar baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será realizado em área reservada com alto nível de segurança, em tomada de 220 volts trifásico, adequada para alimentar os carregadores das baterias.
Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE International, em 2013, nos Estados Unidos: no primeiro semestre, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na Elétrica). A Formula SAE Lincoln também marcará a estreia da SAE International na Categoria Elétrica em suas competições.
ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos devem obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.
Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.
9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
Quando – de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012
Onde – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
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