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21/11/2012
Estudantes da Paraíba e Bahia participam da Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS com três carros

Futuros engenheiros dos dois Estados concorrerão com 27 equipes de todo o País na categoria de motores a combustão

Cinquenta estudantes de engenharia dos Estados da Bahia e da Paraíba construíram três carros tipo Fórmula para a 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior paulista, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

A prova, que lançará este ano a categoria de carros elétricos (disputada por três equipes de São Paulo e uma de Minas Gerais), terá 31 equipes no total com 600 universitários de 27 instituições de ensino superior do Brasil, vindos das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Na categoria de carros com motores movidos a combustão, da qual participam as equipes da Bahia e da Paraíba, estão inscritas ao todo 27 equipes (22 em 2011) de todo o País.

BAHIA – O estado da Bahia será representado por duas equipes: Fast Track, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, e KRT UFBA, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Participante pela segunda vez, a equipe KRT UFBA, composta por 16 estudantes, aperfeiçoou o projeto apresentado em 2011, seu ano de estreia, para conquistar melhores pontuações nesta edição. Os universitários decidiram investir em novas molas para o sistema de suspensão, e no reposicionamento da caixa de direção para melhorar o conforto e ergonomia do piloto, além de modificações nas pinças de freios, nos cilindros mestre, na altura do centro de gravidade, e em correções na estrutura e nova carenagem.

Os estudantes apostam também em melhorias no powertrain. “Vamos construir um novo abafador de escape projetado e confeccionado pela equipe para reduzir o peso do veículo”, conta Felipe Silva, capitão da equipe, que em 2011 conquistou a 21ª colocação. O protótipo pesa 230 kg, atinge velocidade máxima de 82 km/h e tem consumo de 12 km/l.

A equipe Fast Track, composta por 15 estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, trabalha na construção do Fórmula SAE desde fevereiro. Atualmente o carro passa por testes em pista. A equipe adotou sistema de troca de marchas semi-automática, controlada por botões de acionamento no volante. “Nosso objetivo é buscar aperfeiçoamento contínuo e alcançar melhores colocações a cada ano”, confia Alberto Ruiz Vieira de Melo Filho, capitão da equipe, 14ª colocada em 2011. O carro pesa cerca de 210 kg e atinge velocidade máxima de 120 km/h.

PARAÍBA - Em busca de aprendizado prático, os 19 estudantes da Universidade Federal da Paraíba optaram por um conceito simples de projeto, para que o carro cumpra todas as provas da competição sem complicações. O veículo da equipe Fórmula UFPB, única representante do Estado, pesa aproximadamente 320 kg e atinge velocidade máxima de 120 km/h.

“O projeto é a nossa chance de fazer engenharia, permite enriquecer, aprofundar e consolidar conhecimentos, por isso nos esforçamos muito para participar da competição mesmo com poucos recursos financeiros”, explica o capitão da equipe, Caio César Rodrigues Brandão, estudante de Engenharia Mecânica. Em 2011 a equipe conquistou a 19ª colocação, entre 22 carros participantes.

AVALIAÇÃO - Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e também em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Ao final da competição, duas das equipes da Categoria Combustão e uma da estreante Categoria Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2013, nos Estados Unidos: na Categoria Combustão, a primeira colocada poderá participar da Fórmula SAE Michigan, e a segunda colocada, da Fórmula SAE Lincoln, em Nebraska, onde a Categoria Elétrica fará sua estreia nas competições da SAE INTERNATIONAL no próximo ano.

ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) especialização nos variados sistemas que compõem um carro desse tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. “É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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