Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/11/2012
SAE BRASIL debate o futuro do mercado automotivo nacional em Nova Lima, MG

Encontro de executivos e gestores terá foco na necessidade da indústria brasileira
em se adaptar às novas regras e continuar crescendo internamente

O novo acordo automotivo tem gerado muitas dúvidas à indústria, por exemplo, como será o futuro de nosso País? Será que essas medidas irão reaquecer o mercado? Para responder esses e outros questionamentos será realizado em Minas Gerais o Simpósio SAE BRASIL de Tendências. O encontro acontecerá no dia 28 de novembro na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).

Promovido pela Seção Minas Gerais, o simpósio vai esclarecer como as novas regras afetarão o setor automotivo e de que forma as empresas serão atingidas em seus processos de desenvolvimento e produção.

Segundo Alessandro Bagni, chairman do encontro, dúvidas sobre como a indústria irá recuperar a capacidade de competir, quais serão os estímulos do governo para as empresas e as contrapartidas exigidas serão esclarecidas durante o simpósio. “Com esse acordo é inevitável que essas questões surjam, e para discutirmos qual cenário traçar para o futuro esse encontro será importante, pois teremos pessoas de diversas partes da cadeia que darão seu depoimento e o que esperam do acordo”, explica.

Bagni diz que essas medidas tomadas pelo governo federal serão muito bem vindas, pois irão surtir efeitos no médio e longo prazo. “Até agora os pacotes lançados em 2012 foram para soluções no curto prazo, algo que não sustenta um crescimento estável para os próximos anos. Esse acordo irá fomentar mais investimentos no País”, afirma.

Programação – Nomes fortemente ligados ao setor automotivo mostrarão suas perspectivas e planejamento para o futuro. Osias Galantine, conselheiro da SAE BRASIL Seção Minas Gerais e diretor de compras do Grupo Purchasing Fiat / Chrysler, fará a abertura do evento.

Para falar sobre o cenário atual do Brasil, o diretor da Consulting IHS Automotive, Vitor Klizas, analisará o mercado nacional no âmbito das oportunidades e quais as expectativas de crescimento. Também participarão instituições financeiras para mostrar o cenário macro econômico e apresentar as previsões para 2013.

Representantes da Câmara da Indústria de Material de Transporte e da Anfavea irão falar sobre as perspectivas para o setor de autopeças e montadoras, respectivamente. Essas associações irão abordar o cenário atual e o que irá mudar no futuro com esse novo regime.

Seguindo a programação, Ivan Witt, presidente da Steer Recursos Humanos, irá apresentar o tema “Escassez da mão de obra qualificada é tendência ou já é realidade?”. Durante a palestra o especialista falará sobre a necessidade que o mercado brasileiro tem dessa mão de obra e, além disso, mostrará quais as oportunidades que o profissional de engenharia terá no futuro.

A CNI e o BNDES apresentarão os incentivos e planos para a indústria local e newcomers. No último bloco do simpósio, um painel com representantes de montadoras como Fiat e Iveco, sistemistas como Magneti Marelli e prestadores de serviço como a SADA, debaterão suas posições no mercado e ponto de vista sobre o acordo sancionado pelo governo federal.

“Quem participar desse simpósio terá a real visão e noção do que o mercado automotivo brasileiro pode esperar do futuro. A presença de grandes especialistas enriquece muito o encontro. Espero que ao seu término os participantes possam levar uma grande experiência e conhecimento dos principais pontos que o mercado tem discutido”, finaliza Bagni.

Para Carlos Eugenio Dutra, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os encontros técnicos da associação são excelentes oportunidades para a comunidade de engenharia da mobilidade trocar informações, pois abordam temas muito atuais, que contribuem para a constante evolução das tecnologias aplicadas no desenvolvimento de produtos. “Além disso, fomentamos nossos objetivos, com a disseminação de know-how entre a comunidade de engenharia”, afirma Dutra.

Programação:
8h30 - Palestra de abertura com Osias S. Galantine, diretor de Compras do grupo Fiat para América Latina e conselheiro da SAE BRASIL Seção Minas Gerais.
9h - Palestra: “Cenário Automotivo- Brasil e demais regiões”, com Vitor Klizas, director consulting da IHS Automotive
9h40 - Palestra: “Cenário macroeconômico e projeções”, com Fabiana D´Atri, economista do Banco Bradesco.
10h50 - O Impacto do Novo Regime Automotivo no mercado de Autopeças, com Fábio Sacioto, da Câmara da Indústria de Material de Transporte.
11h30 - O Novo Regime Automotivo - Consolidação da Cadeia de Suprimentos, com Marcos Saltini, vice-presidente da Anfavea (*).
13h40 - Palestra: “Escassez da mão de obra qualificada é uma tendência ou já é realidade?”, com Ivan Witt, presidente da Steer Recursos Humanos.
14h20 - Palestra: “Benefícios e oportunidades para as empresas já instaladas no Brasil e para os newcomers”, com Renato da Fonseca, secretário-executivo do Conselho Temático Permanente da Micro e pequena empresa (COMPEM) da CNI.
15h50 - Palestra: “Qual o papel do BNDES diante do novo regime automotivo”, com Marcelo Miterhof, economista do BNDES.
16h30 - Painel: “Os desafios e as oportunidades do novo regime automotivo”, mediado por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
17h30 - Palestra de fechamento com Norberto Klein, diretor da Seção Minas Gerais.
(*) Palestrante a confirmar.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308