Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/10/2012
Hoje (2) - Tecnologias para o carro do futuro estão em exposição no Congresso SAE BRASIL 2012

Mostra tecnológica acontece de 2 a 4 de outubro, no Expo Center Norte

Começa nesta terça-feira em São Paulo o Congresso SAE BRASIL 2012 (2 a 4 de outubro, Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte), maior vitrine do Hemisfério Sul de debates e de tecnologias desenvolvidas por engenheiros da mobilidade.

Além de 22 painéis e fóruns sobre temas da mobilidade, mais de 80 empresas levarão tecnologias inéditas em conforto, conectividade, eficiência energética e segurança no automóvel na Mostra Tecnológica, que contará este ano com mais de 100 estandes com as últimas novidades das principais marcas do setor automotivo.


Algumas novidades que rendem imagens:


SIMULAÇÃO DE RESGATE EM ACIDENTES (DESENCARCERAMENTO) - Realizadas por equipe treinada na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, as simulações fazem parte da programação do Painel de Segurança Veicular do Congresso. Os bombeiros simularão resgates usando serras do tipo sabre para quebrar o para-brisa e acessar o interior do veículo, e ferramentas hidráulicas para cortar as colunas e o teto, em quatro automóveis intactos de diferentes fabricantes, em três posições distintas - quatro rodas no chão, tombado e capotado – com os airbags frontais disparados. Cada simulação levará 15 minutos e será precedida de breve apresentação do fabricante. Dia 2 outubro às 10h30 e às 15h; dia 3 e dia 4 somente às 15h.

FAROL XENON DE VOLTA – Em uma sala escura, que simula uma estrada à noite, será possível testar novas tecnologias de iluminação para automóveis, visualizando as diferenças entre os faróis Halógenos, Xenon e Led. O conceito principal é segurança com design atrativo. No estande da Magneti Marelli.

RÁDIO FALA AS ATUALIZAÇÕES DAS REDES SOCIAIS – AHAradio, tecnologia que estabelece comunicação entre o rádio do veículo e smartphones, facilita o acesso à internet sem ser preciso o condutor por as mãos no aparelho. O rádio interativo dá acesso a boletins atualizados sobre o tráfego local, playlists de música personalizados e GPS. Além disso, o rádio fala a atualização de status de amigos nas redes sociais. O aplicativo estará disponível para teste no estande da Harman.

CARRO QUE AUMENTA O ESPAÇO AO GOSTO DO FREGUÊS – Pela primeira vez no Brasil será apresentado o Growth Market Car, um veículo de demonstração com tecnologias e aplicações inovadoras para necessidades de mercados em crescimento, que podem ser adaptadas e personalizadas com base na preferência do consumidor e na relação custo-benefício. O painel de controle é escalonável, e pode diminuir de tamanho para aumentar o espaço interno do carro para bagagem, entre outras possibilidades. Com design modular, componentes e sistemas que podem ser adaptados e personalizados com base na preferência do consumidor e na relação custo-benefício, o carro traz um sistema de ar-condicionado compacto e leve, que também ajuda a economizar espaço. No estande da Visteon.

ECONOMIA DE ATÉ 25% DE COMBUSTÍVEL – Sistemas Start Stop Avançado e Start Stop Coasting oferecem de 20% a 25% de economia de combustível e menos emissões de poluentes. Será possível testar as tecnologias num simulador disponível no estande da Bosch.

VEÍCULO COMERCIAL ELÉTRICO DE EMISSÃO ZERO – O E-Cabstar é um protótipo de caminhão com capacidade de 1,1 tonelada de carga. O carregamento completo da bateria é feito em 4 horas, com autonomia de 130 km e oito horas de uso urbano. No estande da Applus Idiada

CARROS E AVIÃO CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES – Estarão em exposição projetos vencedores, desenvolvidos e construídos por universitários para as competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL, um deles o carro Fórmula SAE, da equipe FEI, pentacampeã nacional e 8ª colocada em junho último na Fórmula SAE de Lincoln, Nebraska, EUA, melhor posição obtida até hoje pelo Brasil na competição da SAE INTERNATIONAL. O carro off-road Baja SAE da Escola Politécnica da USP, campeão da 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano; e um projeto de AeroDesign, do Instituto Federal Educacional de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campeão na Classe Micro na 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em outubro de 2011. Também um carro conceito Mileage desenvolvido por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que conquistaram a segunda colocação numa seleção de ‘papers’ de universitários no País, pelo Comitê Educação de Engenharia do Congresso. No estande da SAE BRASIL

Se houver interesse em cobrir o evento, por favor, entre em contato.

CONFIRA RELEASE COM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CONGRESSO SAE BRASIL 2012

21º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 2 a 4 de outubro de 2012 - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Vermelho - rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, SP



Mais informações à imprensa:
Juliana Santos / Maria do Socorro Diogo / Susete Davi
11 4435 0000 - 9.9658 5828 - 9.7204 1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308