Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/09/2012
Ibope aponta polarização e segundo turno entre Donisete e Vanessa, em Mauá

Dados da pesquisa mostram que os candidatos Donisete Pereira (PT) e Vanessa Damo (PMDB) estarão no segundo turno

Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência (TRE SP-00802/2012) indica que a eleição para prefeito de Mauá possui grandes chances de não ser definida no dia 7 de outubro. O embate deverá caminhar para o segundo turno, com disputa polarizada entre os candidatos Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB).

Encomendado pelo Repórter Diário, o levantamento foi realizado junto a 602 eleitores do Município entre os dias 7 e 9 de setembro e demonstrou que Donisete Braga possui 21% das intenções de voto, enquanto Vanessa aparece com 30%. A pesquisa é a primeira do Ibope feita neste período eleitoral, em Mauá. O último levantamento registrado pela Justiça Eleitoral foi realizado pelo jornal Diário do Grande ABC, em 26 de agosto, quando apontava que Donisete Braga possuía 15,3% e Vanessa Damo 31,7% das menções de voto.

Seguindo os dois líderes da pesquisa do Ibope, surgem os postulantes Átila Jacomussi (PPS), com 11% e Diniz Lopes (PR), com 7%. Edimar da Reciclagem (PSDB) e Irmão Ozelito (PTB) aparecem, ambos, com 3% das menções, enquanto Paulo Bio (PV) possui 1% das intenções de voto. José Silva (PSOL) foi mencionado por menos de 1% dos eleitores entrevistados.

Um dos itens que mais chama atenção no levantamento é o número de eleitores indecisos. De acordo com a pesquisa, 12% do eleitorado ainda não definiu em quem vai votar e outros 12% afirmam que não votarão em nenhum dos postulantes ao Paço, preferindo votar em branco ou anular o voto.

Probabilidade
“Não há como garantir que haverá de fato o segundo turno nas eleições do município, mas tudo indica que sim. O único modo para isso acontecer seria a líder das pesquisas crescer de maneira desproporcional nesta reta final das eleições”, avalia o diretor de opinião do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi. “Existem inúmeras possibilidades sobre a movimentação dos votos válidos, mas para que a eleição termine no primeiro turno é necessário que grande parte delas conspire a favor de Vanessa Damo, o que é pouco provável”, avalia.

Entre os partidos, o PT é o que possui a maior simpatia entre a população de Mauá, sendo apontado como a legenda preferida por 35% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 9%, aparece o PMDB, seguido pelo PSDB, com 6%, e pelo PC do B, com 1%. Os que declararam preferir outro partido atingiram 11% dos eleitores e outros 38% afirmaram não ter preferência alguma.

Entre os 602 entrevistados, 80% afirmaram que têm certeza de que manterão seu voto até o dia 7 de outubro, enquanto 19% declararam que poderão mudar sua intenção de voto e 1% não soube responder.

Fator Lula
A pesquisa do Ibope Inteligência também avaliou o poder de interferência do ex-presidente Lula, que garantiu estar em Mauá nos próximos dias para apoiar a candidatura de Donisete Braga, na corrida eleitoral de Mauá.

Segundo o levantamento, 22% dos entrevistados acham que o apoio da liderança petista aumenta muito a intenção de voto em um dos candidatos e 9% avalia que a intenção de voto aumenta apenas um pouco.
Outros 7% indicam que a interferência seria negativa e que diminuiria muito a intenção de votar em um candidato apoiado pelo ex-presidente, enquanto 4% afirmam que esta indicação diminuiria um pouco a intenção de votar no candidato indicado pelo maior nome político do PT.

O número de eleitores que afirmou não existir interferência nenhuma deste fator na decisão do voto atingiu 54% dos entrevistados. Outros 4% declaram não saber responder à pergunta.

Rejeição
O estudo realizado pelo Ibope também revelou que a rejeição de voto dos dois líderes da corrida eleitoral se equivale. Tanto Donisete Braga (PT) quanto Vanessa Damo (PMDB) possuem 25% de rejeição, empatados com Diniz Lopes (PR), que também alcançou 25%. Na sequência, aparecem os candidatos Paulo Bio (PV), com 14%, Átila Jacomussi (PPS), com 13% e Irmão Ozelito (PTB), com 10%. José Silva (PSOL) com 9%.

Espontânea
Na pesquisa espontânea – onde o eleitor não recebe a lista com o nome dos candidatos – a candidata Vanessa Damo tem a preferência de 27% dos entrevistados, seguida por Donisete Braga, com 19%, diferença de 8%, portanto, menor que a observada na pesquisa estimulada, que foi de 9%.

Em seguida aparecem os candidatos Átila Jacomussi, com 9%, Diniz Lopes, com 4%, Irmão Ozelito com 3%, e Edimar da Reciclagem, com 2% das intenções de voto. Paulo Bio e José Silva não atingiram 1% das menções.

Neste modelo de pesquisa, 19% do eleitorado afirmou não saber em quem votará ou não respondeu. Já o percentual dos eleitores que afirmaram que não votarão em nenhum dos prefeituráveis, preferindo votar em branco ou anular o voto atingiu 11%.

Sobre o Repórter Diário o jornal Repórter Diário/ RD foi fundado em 2005 e circula nos sete municípios do ABC - Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Sediado em Santo André, o RD possui redação nas versões eletrônica e impressa integrada, e tem foco regional, com cobertura de notícias gerais. No formato standard e com tiragem de 20 mil exemplares, a versão impressa do RD tem circulação sempre às sextas-feiras, com distribuição gratuita nos principais faróis da região.

No formato digital, os internautas podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do mundo pelo portal do RD - www.reporterdiario.com.br Segundo o Analytics, o relatório do Google, o portal do RD é acessado por 220 mil internautas a cada mês. E para manter os internautas sempre mais atualizados, o RD envia todo começou de manhã, de domingo a domingo, seu jornal eletrônico, para mais de 50 mil leitores internautas.



Mais informações à imprensa:
Telefones 11 4435-0000 / 97204-1921
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308