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 Release
27/07/2012
Cursos SAE BRASIL - Agosto/Setembro

Confira a programação completa de cursos no site www.saebrasil.org.br

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Agosto


Formação e Certificação Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma
3 de agosto a 20 de outubro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 80h

Instrutores – Ricardo Galvani e Massaru Kobaiashi

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de uma análise lógica de solução de problema com visão sistêmica das causas e das soluções de cada problema.

Ementa - Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes a conduzir projetos, utilizando de forma sistemática o método DMAIC para resolução de problemas, buscando redução de custos e melhoria contínua de processos. Para tanto utilizará ferramentas estatísticas na análise de dados para tomada de decisões. Desenvolverá e/ou aperfeiçoará o trabalho em equipe e as relações multifuncionais. Este curso terá certificação de participação para todos participantes que tenham o mínimo de presença requerido.

Obrigatório ter projeto pré-definido com autorização da empresa para execução da metodologia. A certificação Green Belt será vinculada à execução e conclusão de um projeto.

Durante o treinamento é utilizado o software estatístico MINITAB (Existem versões demo com validade de 30 dias que podem ser baixadas diretamente do site da Minitab). Isto facilita a compreensão de ferramentas gráficas e estatísticas mais complexas como Regressão linear, Teste de Hipótese, ANOVA e DOE.

Tópicos :
• Introdução à metodologia Six Sigma
• O que é Six Sigma
• Atribuições e responsabilidades de um programa Six Sigma
• Método DMAIC aplicado à condução de projetos:

Definir (Define)
• Mapa do Pensamento Estratégico (TMAP)
• Extratificação de Dados
• Definição do problema
• Identificação dos Clientes e dos CTQ’s (SIPOC)
• Mapeamento do processo (PMAP)
• Definição das metas
• Contrato do Projeto/A3

Medir (Measure)
• Estatística Básica
• Identificação das medições chaves
• Probabilidades de Dados Discretos
• Normalidade e análise de capacidade por variável Contínua
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Atributo
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Variável Contínua – parte 1
• Desenvolvimento do Plano de Coleta de dados
• Revisão/confirmação do baseline e metas

Analisar (Analyse)
• Introdução à Variação
• Controle Estatístico do Processo
• Cartas de Controle para Variável Contínua
• Cartas de Controle para Atributos
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Variável Contínua – parte 2
• Analisando as variações do processo
• Revisão das ferramentas de Análise de causas (Mapa do Processo, Diagrama Causa e Efeito, 5 porquês, FMEA)
• Aplicação das ferramentas estatísticas (Teste de Hipótese, DOE)
• Identificação das fontes de variação (Análise de Regressão, DOE)

Melhorar (Improve)
• Melhoria nos parâmetros de processo através do DOE
• Geração de alternativas de melhoria (Brainstorming, Matriz de Seleção de Soluções, Matriz de Impacto)
• Elaboração da análise Custo x Benefício
• Introdução aos dispositivos à Prova de Erros (Poka Yoke)
• Validação das melhorias (Teste de Hipótese)
• Padronização do Processo
• Atualização do FMEA

Controlar (Control)
• Desenvolvimento da estratégia de Controle
• Elaboração e implementação do Plano de Controle
• Atualização de procedimentos e planos de treinamento
• Análise de Abrangência/ Institucionalização das Lições Aprendidas
• Trabalho em equipe – papéis e responsabilidades
• Auditoria Escalonada (Layered Audit)

Público Alvo - Engenheiros, profissionais de áreas administrativas, financeira, qualidade, desenvolvimento de produto, técnicos, etc. Pessoas que desejam conhecer e utilizar a metodologia Lean Six Sigma para melhorar seus processos.

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Trocadores de calor
Dias 4 e 11 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Flávio Neves Teixeira

Ementa- Classificação dos trocadores de calor
- Métodos para projeto de recuperadores de calor. Método da diferença média logarítmica de temperaturas. Método da efetividade – número de unidades de transferência
- Correlações de convecção forçada monofásica. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Relações para perda de carga e potência de bombeamento. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Trocadores de calor compactos (Radiadores de calor). Projeto e seleção
- Tópicos sobre mudança de fase, condensadores e evaporadores
- Condução de calor no bloco do motor. Modelagem considerando o método da capacitância global
- Resolução de exercícios

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Engenharia de Competição
6 de agosto a 17 de outubro – São Paulo/SP


Instrutores – Felipe Marchesin, João Campos e Rafael Licen Santos

Objetivo - Introduzir e aprofundar os tópicos relevantes a engenharia de competição automobilística que vão além da teoria de engenharia automotiva comum através de aulas teóricas e práticas.
O curso será dividido em quatro módulos: motores, chassis, aquisição de dados e gerenciamento de equipes.
Durante cada módulo o aluno estudará os princípios de um determinado subsistema do carro de corrida e os fatores que influenciam seu desempenho em pista.
Todos os quatro módulos terão atividades práticas, possibilitando ao aluno o contato direto com veículos de competição.

Ementa - As competições automobilísticas apresentam um cenário desafiador e recompensador de trabalho. As equipes são compostas por um número reduzido de pessoas onde cada um tem uma função específica e essencial para o correto funcionamento do time. A natureza desse trabalho requer que todos os envolvidos sejam exigidos ao máximo e eficácia é essencial.
Para obter sucesso o engenheiro precisa contribuir não somente no aumento do desempenho do veículo, mas também do piloto e da equipe. O conhecimento prévio da tecnologia utilizada e do trabalho realizado em pista permite que, em um cenário extremamente competitivo, seja possível gerar resultados no curto prazo.
Mesmo para os que não trabalham diretamente com esse tipo de atividade o conteúdo e a filosofia de trabalho apresentados podem contribuir para formação de engenheiros/técnicos de alto desempenho.

Conteúdo - Motores (27h)
1. Formula fundamental da teoria de motores
2. Rendimento Volumétrico
3. Rendimento mecânico e bombeamento
4. Rendimento térmico
5. Combustão e combustíveis
6. Calibração de motores
7. Ensaios de motores
8. Tópicos de engenharia de competição
9. Tópicos de engenharia de competição

Dinâmica (27h)
1. Parâmetros básicos de desempenho
2. Escalonamento de marchas e desempenho em aceleração
3. Desempenho em frenagem
4. Pneus
5. Aerodinâmica
6. Cinemática
7. Molas e amortecedores
8. Comportamento direcional
9. Acerto do chassis
10. Atividade prática

Aquisição de dados (12h)
1. Configuração do sistema
2. Sensores
3. Motor
4. Chassis

Público Alvo - Profissionais ou estudantes da área de engenharia ou tecnologia.

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Administração do Tempo
Dia 7 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutor – Ricardo Rodrigues Buonanni

Objetivo - Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.

Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.

Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.

Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo.

Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.

Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

Ementa - Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos andar mais rápido que ele.
J.L Servan Scseiber

OBJETIVOS

•Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.
•Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.
•Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.
•Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo
•Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.
•Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

CONTEÚDO

•A falta de tempo enquanto sintoma.
•Diagnóstico dos desperdiçadores do tempo: telefone, reuniões, não delegação, fazer serviço dos outros, tarefas de rotina, adiamentos...
•Aplicação do questionário ADT - de Rosa Krauz
•Os desperdiçadores do tempo: causas e soluções.
•Valores culturais: pontualidade e atraso; falta de tempo e “status”.
•Bilhetes, listas, calendários e agendas.
•A distinção entre o Importante e Urgente.
•A Matriz da Administração do Tempo, de Stephen Covey.
•Áreas de pré-ocupação e de influência.
•Orientação da bússola ou do relógio?
•Fazendo reunião comigo mesmo.
•Ocupando meu tempo com os mais significativos papéis sociais.

Público Alvo - Profissionais que buscam melhorar sua eficiência e eficácia no uso do tempo.

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Relacionamento Interpessoal
Dia 8 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutora – Profª Ilíada de Castro

Objetivo - . Fornecer estratégias para dar e receber feedback.

. Aprimorar o relacionamento.

. Vivenciar processos de integração e formação de equipes.

. Identificar o potencial de trabalho de uma equipe integrada.

. Vivenciar as crises e “limitações” num trabalho em grupo.

. Sensibilizar para a importância do comportamento assertivo e da proatividade.

.Experimentar os benefícios da cooperação e tolerância para superação de dificuldades.

Ementa - Certa vez, Dom Hélder Câmara, escreveu que passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento.

Este curso pretende construir estratégias que favoreçam uma melhor relação interpessoal e aumentem a qualidade do ambiente de trabalho.

Programa - Janela Johary – quem sou eu?
Conflitos e crise em um grupo .
Individualidade e individualismo.
Os três tipos básicos de comportamento: passivo, agressivo e assertivo.

O que é feedback, para que serve e como utilizá-lo.
Cooperação e competição.
Trabalho em equipe: interdependência, diversidade e sinergia.

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Aerodinâmica Veicular
Dias 9 e 10 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com a aerodinâmica, a troca de calor e o desempenho.

Ementa - 1. Princípios básicos de Aerodinâmica
- Tipos de escoamentos e Número de Reynolds
- Comprimento crítico
- Camada Limite fluidodinâmica
- Separação da Camada Limite
- Efeito Coanda

2. Modelos em Escala
- Análise dimensional e semelhança
- Túnel de vento virtual
- Aplicações no desenvolvimento de protótipos

3. Aerodinâmica com Transmissão de Calor
- Princípios básicos de Transmissão de Calor
- Grupos adimensionais importantes
- Coeficiente de Película
- Aplicações em veículos frigoríficos
- Aplicações no resfriamento de componentes

4. Efeitos Aerodinâmicos
- Tensão superficial e Coeficiente de Atrito
- Coeficientes de Sustentação e de Arrasto
- Pressão Dinâmica
- Velocidade Terminal

5. Perfis de Aerofólio
- Curva Polar
- Centro de Pressão
- Resultante Aerodinâmica
- Aplicações Veiculares

6. Aerodinâmica de Alta Velocidade
- Número de Mach
- Onda de choque
- Aplicações em Turbinas, Compressores e Bocais
- Aplicações em aviões e helicópteros

Público Alvo - Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca
térmica em geral.

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Sistemas de Suspensão
Dias 11 18 e 25 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 24h

Instrutor – Prof. Dr. Frederico Barbieri

Objetivo - O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais e estudantes sobre conceitos teóricos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão, abordando o projeto da suspensão juntamente com conceitos de dinâmica veicular.

Ementa - INTRODUÇÃO
Considerações gerais
Importância de um bom projeto de suspensão

COMPONENTES DO SISTEMA DE SUSPENSÃO
Molas
- Barra de torção
- Helicoidais
- Feixe de molas
- Razão de instalação
Amortecedores
- Amortecimento viscoso
- Amortecimento de Coulomb
- Amortecedores telescópicos
Barras estabilizadoras

TIPOS DE SUSPENSÃO
Eixo rígido
Suspensão independente e semi-independente
Suspensão ativa e semi-ativa

GEOMETRIA DA SUSPENSÃO
Definição de graus de liberdade – eixo rígido e susp. independente
Definição de centro instantâneo de pivotamento
Ângulos : caster, camber e king pin inclination
Geometria na vista lateral
- Características “anti”
Geometria na vista frontal
- Determinação do roll center
Influência da geometria da suspensão na dinâmica veicular

SISTEMA DE SUSPENSÃO + DIREÇÃO
Tipos de sistemas de direção
Geometria do sistema de direção e erros de geometria
Forças e momentos no sistema de direção
Obtendo a geometria do sistema de direção + suspensão

CÁLCULO DE MOLAS E AMORTECEDORES
Considerações na dinâmica vertical e lateral
Modelo de ¼ de veículo
Resposta em função do tempo e da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto

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Injeção de plásticos: Simulador x Try-out
Dias 13 e 14 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Thiago Guerra

Ementa - 1 - Simulação de injeção de plásticos (1º dia)
•O que é uma simulação de injeção de plásticos
•Quando e porque utilizar uma simulação de injeção de plásticos
•Objetivos de uma análise de injeção
•Descrição dos principais resultados de uma análise de injeção
Função de cada etapa
Fenômenos físicos envolvidos
Propriedades dos materiais relacionadas
Controles e ajustes de máquina
•Estudo da pressão de injeção
•Considerações sobre projetos de molde e produto
• Estudo de caso 1: discussão de um projeto da área automotiva, considerando uma análise de refrigeração + preenchimento + recalque + deformação, com objetivo de ilustrar os principais resultados de uma simulação de injeção de plásticos

2 - Principais defeitos em peças plásticas (1º e 2º dia)
•Quais são os principais defeitos em peças plásticas?
•Quais são as suas causas?
•O que é possível fazer para resolver estes defeitos?
•Até onde o simulador pode ajudar?

3 - Técnicas de injeção de plásticos (2º dia)
•Conhecendo a máquina injetora
•Funções básicas
•Injeção por tempo x injeção por posição
•O que é o ponto de comutação?
•Como garantir que temos o mesmo produto a cada “shot” da máquina?
•Erros comuns cometidos durante a injeção
•Tempo de injeção x velocidade de injeção
•Técnicas de recalque: Pressão x tempo
•Técnicas de recalque 2: Perfis de recalque

• Estudo de caso 2: discussão de um projeto da área automotiva, com objetivo de avaliar o impacto da utilização de diferentes metodologias de injeção sobre os resultados de deformação do produto.

Público Alvo - Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.

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Gestão de Projetos do Produto Automotivo
Dias 13 e 14 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Heymann A R Leite, Engenheiro Mecânico e Professor dos Cursos de Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Negócios Automotivos da Fundação Getúlio Vargas - FGV e Gestão Automotiva, no Centro Universitário da FEI. Professor de Gestão e Planejamento de Projeto de Produto do curso de especialização em Design da Mobilidade da FAAP. Ex-executivo das áreas de Desenvolvimento do Produto e Suprimentos da Ford e Autolatina. Ex-professor da cadeira de Tecnologia do Veículo na FEI. Organizador e co-autor do livro “Gestão de Projeto de Produto: A Excelência da Indústria Automotiva”, Editora Atlas, São Paulo, 2007 e “Pneumáticos, Desempenho em Veículos”, Ivan Rossi Editora, São Paulo, 1978.

Objetivo - Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória da Metodologia de Planejamento e Gestão de Programas Automotivos em uma montadora de veículos. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos da Metodologia de Planejamento e Gerenciamento de Programas em Montadoras, entender seu paralelo com as práticas preconizadas pelo PMBOK do PMI. Distinguir os processos envolvidos no gerenciamento de projetos e conhecer as atividades do Desenvolvimento de Produto que suportam estes processos.

Ementa - 1. Conceituação de Projeto.
- Distinção entre Projeto e Programa.
- Exercício de aplicação.
- Vivência prática para distinguir os processos e as 9 Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos do PMBOK.

2. Noções sobre o PMI e PMBOK.
- Processos envolvidos no gerenciamento de projetos.
- Distinção entre processos de execução e de gerenciamento de projetos.
- As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

3. O Planejamento do Produto.
- Os desafios de se lançar um novo produto.
- Importância e Responsabilidades: Planejamento Estratégico X Planejamento do Produto.
- Fóruns relevantes para tomar decisões estratégicas de negócios.
- Tópicos relevantes para aprovação de programas.

4. A Gestão de Programas de Produto.
- Visões do Programa e Estrutura de Apoio.
- A gestão segundo às 9 Áreas de Conhecimento do PMBOK.
- Fóruns relevantes para tomar decisões técnico-operacionais.
- Considerações sobre a elaboração do orçamento de um programa.
- As atividades de um programa em uma montadora.
- História Natural de um Programa Automotivo.

5. A Metodologia dos 7 Marcos.
- A necessidade e importância de se ter uma metodologia de gerenciamento e controle.
- Metodologia dos 7 Marcos de Controle do Programa.
- Eventos Pós-Vendas.
- Evento Final de Fabricação.
- Exemplo de aplicação.

6. Atividade da Engenharia do Produto que suportam o programa.
- Árvore de conhecimentos necessários.
- Atividades de suporte.
- Concepção; Verificação; Certificação.

Cada aluno receberá o livro: “GESTÃO DE PROJETO DO PRODUTO: A Excelência da Indústria Automotiva ” do prof.Heymann A R Leite, como material didático de apoio.

Público Alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos e profissionais envolvidos na execução projetos e com os processos de gerenciamento de projetos do desenvolvimento de produtos, planejamento, manufatura, compras e logística, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.

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Liderança na Prática
Dias 13 e 15 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária - 8h

Instrutor – Eugenio Stipp

Objetivo - Capacitar o aluno na aplicação dos mais reconhecidos conceitos de Liderança, utilizando a Matriz de Desenvolvimento Pessoal, uma ferramenta que facilita a elaboração e execução de ações concretas no dia a dia, para o desenvolvimento de suas equipes.

Ementa - Existe uma dificuldade dos gestores, principalmente nas áreas técnicas, de aplicar os conceitos de liderança ligados à questão comportamental junto às suas equipes de trabalho. Identificar e executar atividades rotineiras para o desenvolvimento das pessoas, não é tarefa fácil, e normalmente não faz parte da agenda destes gestores. Assim o Método de Liderança na Prática oferece ferramentas para auxiliar nesta questão.

Tópicos :

• O papel dos gestores
• Diferença de Gerenciamento e Liderança
• Noções de Gestão por Processo
• A importância da definição de responsabilidades;
• O novo perfil do Líder / qualidades e comportamentos
• Comprometimento e Motivação
• A importância da Comunicação no Trabalho
• Feedback/ Feedback Estruturado (mudança de Hábitos)
• Liderança Situacional
• Matriz de Desenvolvimento Pessoal

Público Alvo - Profissionais que estejam exercendo a função de gestores e atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para Gestão de Pessoas.

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Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dias 23 e 30 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Limites de conforto para passageiros e cargas.
Oscilações livres e forçadas.
Modelos com um e mais graus de liberdade.
Freqüências, rigidez e amortecimento.
Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas.
Suspensões ativas.
Análise de concepções construtivas e aplicações.

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Ferramenta Lean – Padronização de Processos Produtivos
Dia 21 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Pedro Perin

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de prática de trabalho padronizado com foco na produtividade.

Ementa - Muitas empresas têm dificuldade de responder aos seus clientes de maneira rápida se ela é capaz de atender os volumes de produção solicitados. Esta dificuldade está relacionada com a falta de conhecimento de suas restrições para diferentes processos e diferentes produtos. Com a implantação da padronização nos processos produtivos é possível estabelecer uma metodologia de análise de capacidade com base nas restrições, agora conhecidas, resultando em ações que buscam a adequação da capacidade com o demanda do cliente.

Tópicos:

• Aprenda a calcular e entender a importância do Takt Time;
• Desenvolva conceitos de atividades que agregam e não agregam valor ao produto;
• Pratique o processo de padronização definindo tempos de cada atividade do operador e encontre o gargalo do processo produtivo;
• Conheça os indicadores de um processo padronizado e sua importância na tomada de decisão quanto a alteração e adequação da capacidade instalada.
• Aprenda a usar a padronização para otimizar seus processo produtivos, produzindo mais com o mesmo, mantendo o nível de qualidade.

Enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina acelerada do dia a dia de um gestor de produção muitas vezes o impede de perceber as fontes geradoras de desperdícios que atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente eliminadas se o gestor saber exatamente quais são os problemas de sua linha de produção.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas.

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Estrutura e Projeto de Motores
Dia 25 de agosto e 1 de setembro– São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - - Seleção do tipo de motor
- Premissas para calcular um tipo de motor e seleção de seus principais parâmetros
- Bloco, cárter, cabeçote e juntas. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo pistão. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo biela. Estrutura, cálculo e materiais
- O virabrequim. Estrutura e cálculo. Procedimentos para aumentar a resistência dos virabrequins. Materiais
- Mecanismo de distribuição de gases
- Sistema de lubrificação
- Sistema de arrefecimento
- Perspectivas no desenvolvimento de novos tipos de motores

Público Alvo - Engenheiros, estudantes, tecnólogos e outros profissionais de nível superior com formação nas áreas de exatas com foco em Engenharia e Tecnologia, que atuam ou queiram atuar na área de motores de combustão interna.

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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 27 e 28 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa - - Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
- Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos).
- Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
- Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra.
- Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
- Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
- Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
- Conceito de Lubrificação Integrada.

Público Alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de manutenção, reparação, assistência técnica, oficinas mecânicas, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

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Setembro


Ferramenta Lean – Indicadores de Desempenho - Seção São Carlos/Piracicaba
3 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 4h

Instrutores – profº Pedro Perin

Objetivo - Fornecer aos gestores uma visão de indicadores lean que auxilie no controle do sistema de manufatura, propiciando elementos que direcionem as necessidades de melhoria continua, com base na eliminação de desperdícios, em todos setores da manufatura.

Ementa - A correta definição dos indicadores a serem implantados ou monitorados no sistema de manufatura, deve responder as necessidades mais imediatas do sistema de melhoria continua. Desta forma indicadores, simples, rápidos e fáceis, que sejam acessíveis a todos colaboradores e que adicionem valor ao processo lean, devem ser cultivados e incentivados no chão de fábrica. Esta visão lean dos indicadores nos leva a ganhos substanciais no sistema produtivo, eliminando formas tradicionais de monitoramento que não agregam valor e por conseguinte demandam desperdício de tempo e controle, que não contribuem para melhoramento do resultado final.

Público Alvo - • Profissionais que estejam atuando em organizações, que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na gestão da produção.
• Pré-requisito: Tenha concluído o 2º Grau e conhecimento básico de estatística





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Análise de Riscos em Projetos
Dias 3 e 4 de setembro – seção Rio de Janeiro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Luiz Pedroso

Ementa - - Este curso pretende dar uma visão geral de como as empresas estão tratando com os riscos em seus projetos dentro da ótica dos processos do PMI Project Management Institute.
Serão abordados os seguintes temas:
1. Análise de Decisão em Projetos
2. Expected Value – Teoria do Valor Esperado
3. Payoff Table
4. Árvore de Decisão
5. Simulação de Monte Carlo
6. Gerenciamento dos Riscos em Projetos e seus processos.

Público Alvo - Gerentes nas áreas de informática, desenvolvimento de produtos, novas instalações e/ou ampliações, e pessoas envolvidas na área de projetos empresarial.



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Método dos Elementos Finitos Aplicados à Indústria Automotiva
Dias 3 e 4 de setembro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Valmir Fleischmann

Objetivo - - Fornecer uma revisão do método dos elementos finitos e mostrar sua aplicação no desenvolvimento dos diversos componentes e sistemas automotivos.

Público Alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.






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Desenvolvimento de produtos utilizando lean
Dia 5 de setembro


Carga Horária - 8h

Instrutor – Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado

Ementa - - O processo de desenvolvimento de produtos.
A representação do processo de desenvolvimento de produtos.
As atividades funcionais e as fases do Desenvolvimento de Produtos.
A abordagem de decomposição no desenvolvimento de produtos.
O Fluxo da informação no PDP.
Princípios e práticas para criação de valor.
A criação de valor no processo de desenvolvimento de produtos.
O modelo de três fases para criação de valor.
Aplicando Lean em PDP.
O projeto de mudança.
A preparação.
Identificando o valor
A proposição do valor
A entrega do valor.
Controle e melhoria.
Encerramento do projeto de melhoria no PDP.

Público Alvo - Gestores, engenheiros e demais profissionais da área de desenvolvimentos de produtos.

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Ferramenta Lean – Análise e Soluções de Problemas

Dia 5 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 8h

Instrutor – Prof. Eugenio Stipp

Objetivo - Capacitar o aluno num Método de Análise e Solução de Problemas, que tenha como enfoque a identificação das causas e um planejamento eficaz para sua eliminação.

Ementa - - A prática sistemática de solucionar problemas é um dos principais elementos do Lean Manufacturing para o Sistema Toyota de Produção. Na maioria das empresas esta sistemática de solução de problemas é um problema crônico, pois é aplicada somente para atender os requisitos dos clientes, o que acaba sendo de uma forma muito superficial e muito pouco cultural. Na maioria das vezes os problemas são solucionados atacando apenas os efeitos, onde permanecendo as causas os problemas são reincidentes.
Tópicos :
• Diagrama de causa e efeito;
• Noções de Gestão por Processo
• A importância dos Indicadores;
• Método de Análise e Solução de Problemas (PDCA)
• Aplicação das sete ferramentas da qualidade na sistemática de solução
• Equipes de Trabalho/Brainstorm
• Exercício: Prática do PDCA

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas.






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Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Dias 10 e 11 de setembro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Luiz Carlos Rolim Lopes

Objetivo - Fornecer conceitos de fadiga, durabilidade em condições de carregamentos de amplitude constante e variável, além de teoria de propagação de trinca com aplicação na indústria automotiva e aeronáutica.

Ementa - - Parte I – Fundamentos da Fadiga
Parte II – Abordagem da Fadiga por Ciclos de Tensão
Parte III – Abordagem da Fadiga por Ciclos de Deformação
Parte IV – Mecânica da Fratura e Propagação de Trinca por Fadiga
Parte V – Considerações Sobre Projeto para Fadiga

Público Alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos além de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.

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Ferramenta Lean – Mapeamento do Fluxo de Valor

Dias 10 e 11 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Prof. Albino Quiarelli

Objetivo - O Mapeamento do Fluxo do Valor de um Processo tem o objetivo de identificar e quantificar as principais perdas que afetam o desempenho de um processo produtivo, bem como, direcionar as oportunidades de melhoria do desempenho do processo de uma ou mais famílias de produto.

Ementa - - Enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina acelerada do dia a dia de um gestor de produção muitas vezes o impede de perceber as fontes geradoras de desperdícios que atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente eliminadas se o gestor saber exatamente quais são os problemas de sua linha de produção.

Tópicos :
• Conheça uma metodologia de Mapeamento segundo Rother e Shook.
• Aprenda a calcular o Takt Time para seu processo;
• Aprenda a como enxergar o fluxo atual de seu processo produtivo;
• Saiba o que é fluxo contínuo de produção;
• Entenda a diferença entre a programação puxada e empurrada;
• Aprenda a medir com precisão sua taxa de produção.

Público Alvo - • Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.


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Vibrações e Ruídos Veiculares

Dias 18 e 19 de setembro


Carga Horária - 14h

Instrutor – Prof.Dr. Samir N.Y.Gerges

Objetivo - Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão das vibrações e ruído veicular. O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruído juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes e cobre uma grande gama de problemas com casos de estudos reais. O curso é baseado no livro Ruídos e Vibrações Veiculares autoria do prof. Samir e equipe de 20 especialistas a níveis de mestrado e doutorado na área.

Ementa - -
• Conceitos básicos em vibrações e acústica. Geração, propagação e transmissão. Vibrações de um grau e multi-grau de liberdade. Pressão, intensidade, potência e impedância sonora. Adição e subtração de decibel, ondas unidimensionais e tridimensionais; esféricas e cilíndricas.

• Vibrações de corpo humano, audição Humana e escalas de Medição.

• Seleção, utilização e técnicas de medição de vibrações e ruído: seleção dos equipamentos e calibração, analise modal experimental, medições de potência sonora, medição de absorção sonora, medição de isolamento de vibrações e acústico, medição de resposta vibroacustica, entre outras. Demo prático com equipamentos na sala de aula.

• Vibrações de estruturas veiculares e sua radiação sonora (porta, painel, etc.).

• Isolamento de vibrações e ruído com aplicação na “Fire wall” e outras.

• Materiais de amortecimento de vibrações e revestimento veiculares: Materiais de absorção e isolamento vibratório. Medição de coeficiente de absorção. Medições de isolamento vibratório. Revestimento interno. Isolamento de Vibrações;

• Vibrações e propagação sonora em dutos com aplicação em silenciadores, resonadores tipo Helmholtz, escapamento veiculares, entre outros;

• Métodos numéricos em vibroacústicas: Elementos finitos/infinitos, elementos de contornos e Análise estatística de energia (SEA);

• Qualidade sonora, grandezas físicas (sharpness, laudness, etc), demonstrações prática usando aparelhos "Noisebook" de "Head Acoustics" gravação bi-aurilar, análise e playback.

• Exemplos de aplicações de modelagem: Vibrações e Ruído veicular interno, escape, caixa de engrenagem, filtro do ar, Fire wall, sistema de direção hidráulica, acústica de cavidade veicular, entre outros;

• Discussão aberta sobre problemas específicos dos participantes Fontes.

Público Alvo - Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças, também estudantes de engenharia.

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Ferramenta Lean – Sistema de troca rápida de ferramentas – SMED

Dias 10 e 11 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Prof. Albino Quiarelli

Objetivo - Apresentar a metodologia SMED que permite reduzir de forma rápida o tempo total de troca de ferramenta ou mudança de modelo de peças , em mais de 50%, na maioria das empresas, eliminando toda forma de desperdício, associada com parada de máquinas

Ementa - - SMED – Single Minute Exchange of Die é uma das ferramentas do Lean Manufacturing para reduzir desperdícios de tempo em processos de manufatura. Ela propicia de forma simples e rápida a conversão de um processo em produção para outro, de outro modelo, reduzindo significativamente o tempo de máquina parada. A implantação do sistema de troca rápida de modelos é elemento chave para propiciar a produção em lotes menores e fundamental para produção Just-in-time. Como consequência melhora o aproveitamento do gargalo, reduzindo prazo de entrega ao cliente, estoque em processo, viabilizando a produção em lote menores e gerando maior flexibilidade no sistema produtivo.
A troca rápida de ferramenta fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria de processos.

Tópicos:


• Conceituação de SetUp
• Dimensões de Atuação
• Terminologia Lean
• Produção Enxuta - 4 passos
• Desperdícios em setups
• Dinâmica - 5S
• Metodologia SMED - 4 passos
• Detectar perdas e praticar o conceito de setup externo
• Transferir atividades internas para externas
• Racionalizar/simplificar atividades internas e externas
• Padronizar procedimento de setup e treinar operadores
• Exercício prático

Público Alvo - • Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.

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Workshop de Liderança e Gestão de Pessoas

Dia 19 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Celina Freitas

Objetivo - - Sensibilizar os participantes para a necessidade de se desenvolverem como líderes e gestores de pessoas.
- Refletir sobre a evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas, relacionadas às demandas do atual contexto de negócios.
- Conhecer estratégias para aumentar sua efetividade como gestores de pessoas.
- Elaborar um ‘plano de ação’ para implantar estratégias de gestão de pessoas em seu dia a dia na empresa.

Ementa - - Conteúdo Programático:
•O Contexto de negócio e os desafios da liderança
A evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas
•Papel da liderança: a gestão do clima organizacional e do desempenho da equipe
Equilíbrio entre tarefa e relacionamento (orientação para resultados + orientação para pessoas)
•Dimensões da Liderança
Motivação, Delegação, Administração de Conflitos
•O Ciclo de gestão de pessoas
Contratando metas
Apoiando o desenvolvimento da equipe
Dando Feedback
•De volta ao trabalho: Criando seu “Plano de Ação” como Líder

Metodologia:
Conteúdos trabalhados através de exposição dialogada, discussão de filmes, jogos e atividades práticas, simulações, estudos de caso, de forma a proporcionar vivência e reflexão sobre o tema e estimular os participantes a produzirem orientações que possam aplicar em seu dia a dia nas empresas.

Público Alvo - • Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de média gerência interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.


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Dinâmica da Dirigibilidade

Dias 20 e 27 de setembro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - - Cinemática do direcionamento.
Forças e momentos atuantes no movimento curvilíneo.
Elasticidade dos pneus.
Sob e sobre esterçamento.
Veículos com dois ou mais eixos.
Estabilidade longitudinal e transversal.
Cinemática espacial dos mecanismos de suspensão e direção.

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Introdução aos Sistemas Eletrônicos Embarcados

Dias 22 e 29 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Frederico Barbieri

Ementa - - - Geração de energia e partida
- Noções básicas de eletrônica – componentes e circuitos
- Sensores e transdutores
- Sistemas de gerenciamento do motor:
Ciclo Otto – controle de injeção e ignição
Ciclo Diesel
- Sistemas de pós-tratamento de gases e controle de emissões
- Sistemas de controle de frenagem, tração e estabilidade
- Sistemas de segurança ativa e passiva
- Veículos elétricos e híbridos


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Análise de Riscos em Projetos

Dias 24 e 25 de setembro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Luiz Pedroso

Ementa - - Este curso pretende dar uma visão geral de como as empresas estão tratando com os riscos em seus projetos dentro da ótica dos processos do PMI Project Management Institute.

Serão abordados os seguintes temas:
1. Análise de Decisão em Projetos
2. Expected Value – Teoria do Valor Esperado
3. Payoff Table
4. Árvore de Decisão
5. Simulação de Monte Carlo
6. Gerenciamento dos Riscos em Projetos e seus processos.



Público Alvo - • Gerentes nas áreas de informática, desenvolvimento de produtos, novas instalações e/ou ampliações, e pessoas envolvidas na área de projetos empresarial.

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Corporate Resources Management

Dias 27 e 28 de setembro


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Luiz Antonio Negro M.Lopez

Objetivo - Desenvolver nos profissionais que atuam nas mais variadas áreas uma doutrina de gerenciamento de recursos visando a melhoria da eficiência corporativa.

Ementa - Pressões; Carga de trabalho; Stress; Fadiga; Drogas, Álcool e tabagismo; Assertividade; Comunicação; Liderança; Trabalho em Equipe; Clima de Grupo; Dinâmica das Equipes; Conflito; Ética e Comprometimento; Personalidade; Alerta situacional; Fatores de risco; Processo decisório; Cultura Corporativa.

Público Alvo- Este curso se destina aos profissionais que dependem de uma boa interação pessoal para a garantia do desempenho em corporações tais como bancos, hospitais, empresas aéreas, transportadoras, escolas, montadoras, fábricas ou qualquer associação de profissionais que trabalhem em equipe.

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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Telefones - (11) 4435-0000 / 7204-1921

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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