Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/05/2012
Mobilidade Urbana será tema de discussão da SAE BRASIL em Caxias do Sul, RS

Engenheiros se reunirão no dia 13 de junho para propor sugestões tecnológicas
para melhoria no trânsito e transporte urbano de passageiros

A necessidade de melhorar a mobilidade e encontrar soluções para amenizar os problemas da superlotação nos grandes centros urbanos será discutida no Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana. O encontro, realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, acontecerá no dia 13 de junho, no Centro de Convenções do Intercity (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), na cidade gaúcha.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que até 2037 seremos mais de 219 milhões de brasileiros, 12% a mais que hoje. “Se a mobilidade urbana está ruim, imagina daqui a 25 anos?”, calcula Roberto Poloni, chairman do simpósio.

O objetivo será debater soluções e buscar saídas para que o Brasil tenha um sistema eficiente de transporte urbano de passageiros. “Buscaremos conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades com foco na melhoria da mobilidade urbana e contribuir para o uso do transporte racional, difundindo o conhecimento dos profissionais das áreas de urbanismo, gerenciamento de transporte, engenharia e da comunidade acadêmica”, explica Poloni.

Para o dirigente, as soluções precisam ser funcionais. É preciso criar infraestrutura como corredores de ônibus com linhas preferenciais, possibilidade de ultrapassagem, plataformas elevadas, por exemplo, que facilitem o embarque e desembarque e que os ônibus, já que o intuito é agilizar o deslocamento, ganhando velocidade operacional. De acordo Poloni, o Brasil não se preparou para a enorme demanda de pessoas e automóveis. “É preciso repensar com mais funcionalidade a questão do transporte de pessoas”, comenta.

O encontro reunirá fabricantes de veículos, engenheiros, governo, técnicos de trânsito, arquitetos e urbanistas. Além disso, serão apresentados cases de sucesso implantados em outros países, como o projeto “TransMilenio” que funciona na cidade de Bogotá, Colômbia. O modelo foi baseado no BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo implantados em algumas cidades do Brasil.

Exposição - Exposição - Durante o simpósio algumas empresas irão expor novidades, como a Brapax, Ftec, MAN Latin America, Marcopolo, MVC, Radio Engineering Industries do Brasil e Visate.

Entre as tecnologias, a Marcopolo apresentará um modelo de BRT (Bus Rapid Transit) e um de microônibus para que os participantes do simpósio conhecê-los de perto. O BRT será um modelo articulado para o transporte de passageiros, que pode ser feito com conforto e sofisticação. Já o microônibus mostrará que o gênero de veículo pode ser boa solução para regiões com menor demanda.

“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para o lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

O simpósio conta com o patrocínio da MAN, Marcopolo, Agrale, Mercedes-Benz, Spheros e Volare, e apoio da Prefeitura de Caxias do Sul.

PROGRAMAÇÃO
8h - Credenciamento
8h30 - Solenidade de abertura.
9h - Palestra “Mobilidade Urbana”, com Cláudio de Senna Frederico, vice-presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).

Painel 01 – Sistemas Urbanos
9h40 - Sistema BRT – com Carlos Alberto Acosta Rada, subgerente de Negócios da Transmilenio (Bogotá).
10h50 - Projeto Escolar Urbano – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (*a confirmar)
11h10 - Sistema Urbano Integrado – com Carlos Monteverde de Araújo, diretor técnico da Monteverde Consultores Associados.
11h30 - Sessão de perguntas mediada pelo prof. Márcio de Almeida D’Agosto, professor adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.

Painel 02 – Alternativas em Transporte Urbano – BRT/ BRS
13h30 – com Denis Valder Munir, especialista em BRT (Engenheiro de Transportes) da Mercedes-Benz.
13h50 – com Francisco Franciulli, engenheiro de Marketing do Produto – BRT, da MAN.
14h10 – com Ayrton do Amaral Filho, BRT Business Director, da Volvo.
14h30 – com Eduardo Monteiro Pinto, chefe de vendas de chassis urbanos para o mercado Brasil da Scania.
14h50 - Walter Cruz, gerente de Estratégia e Marketing, da Marcopolo.
15h10 - Sessão de perguntas mediada pelo jornalista Fred Carvalho.

Painel 03 - Emissões/Propulsão
16h10 - com Márcio Schettino, assessor técnico da Secretaria de Transportes de São Paulo.
16h30 - com Pedro Soares, diretor técnico da Agrale.
16h50 – com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins.
17h10 - Sessão de perguntas mediada por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL e assessor para Assuntos de Novos Produtos da Iveco.

17h40 - Palestra - "Perspectivas da Mobilidade Urbana", com José Antonio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre)
18h10 - Palestra de encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308