Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/04/2012
SAE BRASIL debate Sistemas de manufatura em Curitiba, PR

Terceira edição do Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura será realizada no dia 23 de maio, na Universidade Positivo

Incentivar a gestão do conhecimento e inovação na manufatura são alguns dos desafios que a indústria nacional precisa vencer para avançar globalmente. Para debater o assunto, será realizado no dia 23 de maio o 3º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura. Organizado pela a Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o encontro será sediado no Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, PR (rua Prof. Viriato Parigot de Souza, 5300).

José Márcio Fernandes é o chairman do encontro que visa a difusão de novas tecnologias e melhores práticas de manufatura. O simpósio é destinado a engenheiros e profissionais das áreas de manufatura, processos e produtos, além de estudantes de engenharia. “Dois anos atrás viabilizamos um evento acessível a empresas de todos os portes, diversos profissionais e estudantes do Paraná e Santa Catarina. Naquele momento idealizamos um sonho com a realização do 1º Simpósio de Sistemas de Manufatura, e desde então buscamos compartilhar conhecimento”, explica.

Segundo o executivo, as pequenas e médias empresas muitas vezes enfrentam problemas de acesso à informação e, por isso, é necessário que percebam a importância e a agregação de valor que um evento como este proporciona. “Nossa intenção é que as indústrias da região vejam o simpósio como fonte de informação e atualização para seus profissionais, além da oportunidade para estabelecer parcerias e networking”, diz.

Palestrantes – No simpósio importantes nomes do meio acadêmico e industrial brasileiro apresentarão as últimas novidades para melhorar os processos de produção, entre eles Jefferson Gomes, coordenador do Centro de Competência em Manufatura do ITA e gerente executivo do Departamento Nacional do SENAI para Tecnologia e Inovação, que fará a palestra o “Futuro da Manufatura Moderna”.

Outros destaques serão Silvio Meira, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), com a apresentação “Macrotendências da tecnologia e manufatura”, e José Vicente, professor das Faculdades Associadas de Ensino (FAE), que falará sobre o tema “Gestão do Conhecimento”.

Na parte industrial Ozires Silva, ícone na história da aviação brasileira e ex-presidente da Embraer, discorrerá sobre inovação empreendedorismo.

Haverá também a participação de Wilson Lotério, presidente da Perkins; Ivilásio Coelho, gerente de Sistemas de Gestão da Volvo; Alessandro Besen Barbosa, diretor da unidade da Tuper de São Bento do Sul; Larissa Rotondo, diretora industrial da Nutrimental; e Ricardo Barros, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná, além de Filipe Cassapo, diretor do Centro Internacional de Inovação (C2I), que irá mediar um debate com os palestrantes. “Esses nomes estão à frente nas pesquisas nacionais de manufatura e das novas tecnologias, portanto têm muito a agregar a quem for ao simpósio”, declara Fernandes.

Para Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os encontros são a vitrine dos avanços da engenharia da mobilidade em diferentes áreas, trazidas ao debate nas palestras de grandes especialistas. “Trata-se de uma oportunidade sem igual para a atualização nas tendências e novas soluções tecnológicas”, ressalta Fabris.

PROGRAMAÇÃO
8h - Credenciamento
8h30 – Abertura
8h45 – Palestra“CENÁRIOS DA INDÚSTRIA – REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA”, com o secretário da Indústria e Comércio do Estado do Paraná, Ricardo Barros.
9h15 – Palestra Magna “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO”, com o ex-presidente da Embraer, Ozires Silva.

Painel 1 – Gestão do Conhecimento na Manufatura
10h30 – “GESTÃO DO CONHECIMENTO – WCM”, com o professor da FAE, José Vicente.
11h15 – “INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA NA MANUFATURA”, com a diretora industrial na Nutrimental, Larissa Rotondo.
Painel 2 – Inovação na Manufatura como fator de competitividade
13h30 – “O FUTURO DA MANUFATURA MODERNA”, com o Jefferson Gomes, professor do ITA.
14h30 – “MACRO TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA DE MANUFATURA”, com o professor da UFPE, Silvio Meira.

Painel 3 – Eficiência operacional x inovação e criatividade
16h – “PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA VOLVO”, com o gerente de Sistemas de Gestão da Volvo, Ivilasio Coelho.
16h20 – “INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS NACIONAIS EM MERCADOS GLOBAIS”, com o diretor da unidade da Tuper de São Bento do Sul, Alessandro Besen Barbosa.
16h40 – Debate mediado por Filipe Cassapo, diretor do C2I.
17h45 – Palestra de encerramento





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308