Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/03/2012
Pneus verdes rodam sem perder segurança e conforto

Por Argemiro Costa *

A busca pela economia de combustível para atender às necessidades do meio ambiente sem alterar o desempenho e a segurança dos veículos é um assunto importantíssimo num cenário mundial no qual os veículos movidos a motor de combustão interna são responsáveis por aproximadamente um terço das emissões de dióxido de carbono (CO2), e o pneu verde é um passo importante como inovação para resolver este dilema. É uma solução que chegou para contribuir com a economia de combustível e consequentemente reduzir a emissão de poluentes, exigências da sociedade que se traduzem em legislações automotivas cada vez mais rígidas, inicialmente na Europa e Estados Unidos, que agora começam a se propagar no mundo todo, inclusive no Brasil.

Os pneus verdes oferecem menor resistência ao rolamento (RR), dissipam menos energia para transportar cargas, portanto contribuem para tornar os veículos mais eficientes. Algo em torno de 15% da energia contida no combustível é dissipada somente nos pneus, já que uma redução de 20% na resistência ao rolamento significa redução de consumo de até 3% na cidade e 5% na estrada. Para veículos comerciais, a economia é ainda muito maior, quase o dobro.

Mas, por que então os pneus verdes não foram utilizados antes? A resposta está na dificuldade e necessidade de equilibrar o consumo de combustível com a segurança e durabilidade dos pneus, que só foi possível nas últimas décadas com o desenvolvimento de novos processos e materiais, como o emprego da sílica nos compostos de borracha. Parte da energia dissipada nos pneus é necessária e bem-vinda, pois contribui para o seu coeficiente de atrito, na aderência entre o pneu e o pavimento, e desta forma influi na distância de frenagem e no controle do veículo durante manobras de emergência.

Os compostos de borracha mais macios, como aqueles empregados em competições, possuem aderência maior, porém gastam mais rápido. O segredo está no equilíbrio dos atributos de desempenho em função da aplicação do pneu e do veículo. É um trabalho de engenharia de alta tecnologia que envolve a parceria entre montadoras e fabricantes de pneus, no projeto da suspensão e no desenvolvimento de novas estruturas e materiais, que são influenciados ainda pelos diferentes tipos de pavimentos e condições operacionais encontrados localmente.

A manutenção dos veículos também é muito importante para consolidar os ganhos dos pneus verdes. Um pneu que roda com uma pressão abaixo do recomendado pelos fabricantes, ou numa suspensão desalinhada, joga fora todo o esforço de engenharia que foi direcionado para a economia de combustível.

No projeto dos pneus e veículos são utilizados modelos matemáticos complexos e programas computacionais sofisticados que rodam em supercomputadores e necessitam de especialistas que são cada vez mais requisitados pelas empresas, as quais investem incansavelmente na formação desses engenheiros. Hoje o ápice da tecnologia são os simuladores computacionais que conseguem reunir e representar todos os detalhes construtivos dos veículos e seus componentes, como os pneus. São equipamentos em que um piloto especializado pode fazer testes e manobras virtuais e até treinar para competições, reduzindo custos e riscos. É a tecnologia atualmente empregada na Fórmula 1. Nos simuladores é possível escolher o tipo de pista e simular as alterações que acontecem durante uma corrida, ente elas o desgaste dos pneus.


* Argemiro Costa é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina e chairman do 2º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921/ (11) 9368-6311

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308