Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/11/2011
Sarau Cooperifa e Cinema na Laje estreiam no SESC Santo André

Apresentação será neste sábado, 19 de novembro, e começa às 17h30, com entrada gratuita

Dentro do projeto Tons Urbanos, alusivo ao dia da Consciência Negra, o SESC Santo André apresenta sábado, 19 de novembro, dois espetáculos culturais consagrados: o Sarau Cooperifa, com poesia e literatura, a partir das 17h30, e o Cinema na Laje, que apresentará documentário, às 19h.

Criados com objetivo levar a cultura às periferias por meio da poesia, da literatura e da arte cinematográfica, ambos os projetos nasceram no movimento cultural Cooperifa - Cooperação Cultural da Periferia, que surgiu em 2001, num bar em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e hoje inspira dezenas de outros projetos culturais comunitários de sucesso nas regiões periféricas da cidade.

“Os projetos dessacralizam a poesia e o cinema, artes consideradas por muitos como coisa de elite”, diz Sergio Vaz, poeta premiado e autor de sete livros, idealizador do Sarau projetos e fundador do movimento cultural Cooperifa. Os “atores” dos espetáculos são pessoas da própria comunidade do Jardim Angela, bairro da zona Sul de São Paulo.

As apresentações serão na sede do SESC Santo André (Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar - Santo André – SP), com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Sarau Cooperifa – O espetáculo que será apresentado em Santo André reunirá poetas do Jardim Angela, onde o projeto começou há dez anos, que declamarão poesias compostas por eles. O Sarau nasceu num bar em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e se tornou um acontecimento na periferia paulistana, inspirando outros mais de 60 saraus em diferentes regiões da cidade.

Cinema na Laje – A sessão do Cinema na Laje exibirá o curta Povo Lindo, Povo Inteligente, documentário sobre o Sarau da Cooperifa. O projeto Cinema na Laje tem foco em filmes não comerciais, independentes e de baixo custo, exibidos na laje da casa de um morador do bairro Jardim Angela.

O projeto ‘Tons Urbanos’ foi criado em referência ao dia da Consciência Negra- 20 de novembro-, para contemplar múltiplas linguagens artísticas e valorizar a cultura negra produzida nos grandes centros urbanos. Durante todo o mês de novembro, o SESC Santo André apresenta um panorama atual das contribuições do artista negro nas esferas da música, das artes cênicas, das artes populares e da gastronomia.



LITERATURA
Rima – Encontro de Mc´S

Atividade literária que reúne produtores de rap e embolada, compositores, poetas e público afim para um encontro onde é possível mostrar suas poesias, apreciar a de outros e trocar impressões sobre as formas de criação de cada participante. Com a presença do rapper carioca Marechal e convidados.
Sábado, dia 26 de novembro, às 14h.


Contações
LETRAS QUE VIRAM CONTOS QUE VIRAM ENCANTOS
Serão apresentadas histórias baseadas em lendas e contos africanos. Sempre na Ludoteca. Livre para todos os públicos. Grátis
19/11, sábado às 15h: A dança dos Ibejis e outras histórias
26/11, sábado às 15h: Os príncipes do destino

CINEMA

Quanto Vale ou É Por Quilo?
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo. Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje. Direção: Tetê Moraes. Com Ana Carbatti, Cláudia Mello, Myriam Pires, Leona Cavalli. Brasil, 2005. 110 min. Classificação: 14 anos. No Teatro.
Terça-feira, dia 22 de novembro, às 20h. Grátis.

Bróder
Capão Redondo, bairro de São Paulo. Macu (Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) são amigos desde a infância e seguiram caminhos distintos ao crescer. Jaiminho tornou-se jogador de futebol, alcançando a fama. Pibe vive com Cláudia e tem um filho com ela, precisando trabalhar muito para pagar as contas de casa. Já Macu entrou para o mundo do crime e está envolvido com os preparativos de um sequestro. Uma festa surpresa organizada por dona Sonia (Cássia Kiss), mãe de Macu, faz com que os três amigos se reencontrem. Em meio à alegria pelo reencontro, a sombra do mundo do crime ameaça a amizade do trio. Direção: Jefferson De. Com Caio Blat, Jonathan Haagensen, Sílvio Guindane, Cassia Kiss. Brasil, 2011. 92 minutos. Classificação: 16 anos. No Teatro. Após o filme, haverá bate-papo com o diretor Jéferson De.
Terça-feira, dia 29 de novembro, às 20h. Grátis

oficinas
Tempo Imagem - Encontros de Cinema com Jeferson De
Oficina de realização cinematográfica com o objetivo de abordar temas da cultura em sua diversidade e difundir entre os participantes as possibilidades de produção audiovisual voltada para valorização étnico-racial brasileira em toda sua extensão. Os participantes entrarão em contato com os elementos, ferramentas e as técnicas de criação da obra audiovisual, com foco na direção. A partir da exibição de trechos de obras suas como Bróder, Carolina e Narciso Rap, o diretor irá abordar o processo de criação, abordagens, seus temas, a sua relação com o a cultura negra brasileira, bem como as diversas questões que envolvem a linguagem do cinema. Com Jéferson De. Classificação: 16 anos. 20 vagas. Grátis
Dia 18, sexta, das 18h30 às 21h30, dias 19 e 20, sábado e domingo, das 14h às 17h.

Serviço
Sarau Cooperifa
Dia: 19 de novembro. Sábado, às 17h30.
Local: Lanchonete externa
Ingressos: grátis
Classificação indicativa: livre

Cinema na Laje
Dia: 19 de novembro. Sábado, às 19h
Local: Lanchonete externa
Ingressos: grátis

SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar - Santo André - SP
Telefone: 11 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento no próprio SESC: R$ 2 a primeira hora e R$ 1 cada hora adicional
(desconto de 50% para matriculados)



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435.0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308