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 Release
14/10/2011
Estudantes do Interior de SP levam 23 aviões para a SAE BRASIL AeroDesign

Cerca de 340 universitários do interior de São Paulo construíram 23 aviões para a competição, agendada para 20 a 23 de outubro, em São José dos Campos

Começa nesta quinta-feira, dia 20, a 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. A competição reunirá 97 equipes, oriundas de 67 escolas de engenharia do Brasil, Venezuela e México, num total de 1,4 mil participantes. Cada equipe projetou e construiu uma aeronave rádiocontrolada para a disputa.

O Interior paulista possui 23 equipes inscritas, cerca de 340 estudantes, de Bauru, Campinas, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Salto, São Carlos, Sorocaba, Taubaté e São José dos Campos.

A equipe FlyTau, da Universidade de Taubaté, participará pela primeira vez e levará um avião que pesa 3 kg e pode transportar até 9 kg de carga. Na construção, a equipe utilizou materiais leves e resistentes, como carbono, fibra de aramida, madeira balsa e aço-mola. “Eles têm boas propriedades e permitiram projetar uma estrutura leve e simples”, diz Éder Oliveira, capitão da equipe, Classe Regular, com 12 universitários.

Cada vez mais próxima do pódio (14º lugar em 2009 e 13º em 2010), a equipe Taperá, do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Salto, investiu num monoplano de asa mista, com 3m de envergadura, construído em fibra de carbono e aramida. Pesa 4 kg e pode carregar até 9 kg de carga. “Como inovação, investimos num freio aerodinâmico, para que a aeronave pare no menor comprimento de pista possível, visando bonificação na Prova de Voo”, conta a capitã Fernanda Queiroz, formanda do curso de Gestão de Produção Industrial da IFSP, que será representada, também, pela equipe Tapera Baby, na Classe Micro.

BAURU – Terceira colocada na Classe Aberta em 2010, a equipe FEB Open, da Universidade Estadual Paulista, campus Bauru, apostou na espuma de PVC laminada com carbono e, por isso, levará um avião que pesa 5,6 kg, mais leve que o do ano passado (7 kg), pode transportar até 35 kg de carga. É a grande promessa da equipe. “Estamos certos que iremos ao pódio”, diz Marcos Tosati, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, com 16 integrantes. A Unesp Bauru também será representada pelas equipes FEB Micro e FEB Regular. Em Bauru, a equipe Agapornes, da Universidade Paulista (UNP), também está inscrita na competição.

DEMAIS EQUIPES – Também do Interior paulista são as equipes Zebra, da UNESP Ilha Solteira; Dragão Branco, da Universidade Federal de São Carlos; Urubus, da Unicamp; 100 limites, Leviatã e Feng, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos; Aerofeg e Aerofg Jr, da UNESP Guaratinguetá; EESC USP Bravo, EESC USP Alpha, EESC USP Charlie e EESC USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo; Uiraçu, da ETP Faculdades; Pégasus, da UNIP São José dos Campos; Flying Box, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba; e equipe Phoenix, da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos.

PROVAS - As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular, uma da Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar na Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

CATEGORIAS – Os aviões da Classe Regular são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem ter compartimentos de carga maiores. Os projetos da categoria devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m (61m em 2010).

Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem também é de 50m e as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões da categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). A Classe Micro traz a opção de lançamento da aeronave à mão e o avião da categoria não tem restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,175m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 25m (30m em 2010).

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que visa propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.

Programação:

Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.

De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público. Acesso pela avenida dos Astronautas, ao lado da Embraer.



Mais informações à imprensa:
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luciana Silva – Luciana@companhiadeimprensa.com.br

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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