Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/09/2011
Congresso SAE BRASIL adota gestão sustentável

Parceria com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) insere o congresso sobre tecnologias nos padrões internacionais de sustentabilidade

São Paulo, setembro de 2011 – No ano de sua vigésima edição o Congresso SAE BRASIL (4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, São Paulo) recebe o Selo Evento com Gestão Sustentável do programa socioambiental desenvolvido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), para a redução do impacto causado pela realização de eventos ao meio ambiente.

“As emissões de gases de efeito estufa são apontadas como a causa principal das mudanças climáticas e do aquecimento global”, destaca Besaliel Botelho, diretor de Sustentabilidade da SAE BRASIL. Para neutralizar as emissões causadas pelas atividades relacionadas ao congresso, 64 mudas de árvores nativas serão plantadas em área de restauração florestal no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

Nos três dias do Congresso, uma oficina de plantio funcionará no espaço da SAE BRASIL, no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, onde biólogos orientarão o visitante sobre métodos de plantio de mudas.

O programa – O programa socioambiental desenvolvido no Congresso SAE BRASIL, que tem o patrocínio da Kluber Lubrication, prevê o acompanhamento, por gestores ambientais, da montagem, realização e desmontagem do evento, visando o uso adequado dos materiais e o gerenciamento sustentável dos resíduos gerados. A coleta seletiva de materiais descartados durante esse período também faz parte das ações, e ficará por conta de voluntários da Coorpel, cooperativa responsável pela triagem e reaproveitamento dos resíduos.

Informações detalhadas - Para chegar ao número de árvores necessárias para a neutralização dos gases gerados pelo Congresso SAE BRASIL, um levantamento sobre a quantidade de todo material gerado em cada uma das atividades foi realizado, com base no evento do ano anterior, de acordo com o número de eventos, caçambas para coleta de material, equipes de limpeza, visitantes, estandes, montagem e desmontagem.

O detalhamento incluiu ainda litros de combustível e média percorrida por veículos de colaboradores e funcionários, bem como o deslocamento em transportes públicos, voos sob responsabilidade da SAE BRASIL, consumo médio de energia, material de divulgação, quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários e consumo de água.

O 20º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade é presidido por Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil para a América do Sul. “O Congresso SAE BRASIL é a tão necessária parada para a discussão dos rumos da tecnologia da mobilidade, pois nos oferece a oportunidade única de avaliarmos os caminhos da engenharia diante das demandas dos mercados. Além disso, contribui para a renovação de conceitos na medida em que traz ideias novas e aponta alternativas”, analisa Manuchakian.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308