Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/07/2011
IQA elege diretoria e conselho para biênio 2011-13

Marcio Migues mantém-se à frente do instituto, como presidente da Diretoria Executiva; a novidade é a eleição de Sérgio Pin como presidente do Conselho Diretor, em substituição a Ali El Hage

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, acaba de eleger os membros da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o biênio de 2011-2013.

Com 32 integrantes, a diretoria do IQA é dividida em três grupos: Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal, todos ligados à indústria automotiva brasileira, e também a associações de classe nas áreas da qualidade, plástico, vidro e engenharia, além de institutos de pesquisa, órgãos do governo, indústrias e representantes de entidades fundadoras do Instituto.

Assim, na Diretoria Executiva, Marcio Migues, foi reeleito, por unanimidade, para a Presidência do Instituto, que tem novo diretor: Edson Brasil, do Sindipeças/Delphi, em substituição a Fernando Herrera Neto, que passou a ocupar cargo junto ao Conselho Diretor.

No Conselho Diretor, a novidade é a eleição de Sérgio Pin como presidente, cargo ocupado até então por Ali El Hage, que se aposenta do Instituto após 12 anos de atuação. O Conselho Diretor conta, agora, com novos representantes: Roberto André Sandel Korall, da Abiplast/Component, Franco Ciranni, da AEA, Windson Vieira Paz, da Anfavea/FIAT, Adilson Luis Sigarini, do Sindipeças/Thyssen Krupp, e Feres Macul Neto, também do Sindipeças/TND. Já no Conselho Fiscal entra Mário Bruno Morelli Junior, do Sindipeças/New Oldany.

Segundo o superintendente do IQA, Mario Guitti, o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores foi excelente. “Estou feliz com os resultados que obtivemos nos anos passados e acredito que esta nova gestão irá contribuir ainda mais para o setor”, afirma. “Este novo conselho, assim como o anterior, é muito bem representado, com pessoas de renome e grande capacidade de realizações, e isso reforça o nome do instituto”, diz.

“Esta última administração está de parabéns, pois conseguiu quebrar todos os recordes e superar as metas estabelecidas”, afirma Marcio Migues, presidente reeleito da Diretoria Executiva do IQA. “O trabalho foi tão bom que tivemos pouca renovação no Conselho. Como diz o ditado, em time que está ganhando, não se mexe”, comemora.

Metas – Para a gestão 2011-2013, a nova diretoria do IQA tem como objetivo elevar ainda mais a presença do instituto no cenário nacional, principalmente como órgão certificador de produtos e sistemas da qualidade para a indústria automotiva em toda a sua cadeia; englobando fabricantes de autopeças, montadoras, serviços de oficinas etc, para dar suporte ao crescimento da certificação compulsória de peças que o Inmetro tem promovido. “Vamos focar na certificação de produtos para vencer a pirataria e combater as peças de origem duvidosa”, afirma Migues.

“Outro ponto importante é a regionalização da entidade, consolidada às filiais no Rio Grande do Sul e Minas Gerais e, posteriormente, a do Paraná e demais polos automotivos”, afirma Sérgio Pin, presidente do Conselho Diretor, ao explicar que as metas estão norteadas pelo Planejamento Estratégico estabelecido há 2 anos.

Assim, outro objetivo é incrementar o crescimento no setor de serviços e, ainda, ampliar o treinamento de profissionais da qualidade com como, por exemplo, o EQF que será em nível de MBA com a parceria de uma universidade pública. “E, finalmente, mas não menos importante, expandir os nossos negócios na área de Transportes”, conclui.

Fundado em 1995, o IQA atua na certificação da Qualidade de serviços, produtos automotivos e sistemas de gestão de montadoras, fabricantes de autopeças, concessionárias, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas) e retíficas de motores. No período, o IQA consolidou diversas parcerias nacionais e internacionais com organizações como TÜV SÜD, UTAC, ABNT, CESVI BRASIL, CIESP, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos ao setor automotivo.

O Instituto também atua na área de publicações, com tradução e comercialização, com exclusividade no Brasil, dos manuais publicados pela IATF (sigla em inglês para Força Tarefa Automotiva Internacional) e AIAG (sigla em inglês para Grupo de Ação da Indústria Automotiva), dos EUA, e VDA/QMC (Verband Der Automobilindustrie ou Associação da Indústria Automotiva), da Alemanha.

A nova diretoria toma posse em agosto, em cerimônia solene a ser realizada em São Paulo. Confira abaixo a nova Diretoria e Conselho:

Diretoria Executiva
Marcio Fontoura Migues - Presidente da Diretoria Executiva - (Anfavea/Renault)
Antônio Carlos Bento de Souza – (Sindipeças)
Edson Brasil da Silva – (Sindipeças/Delphi)
Ingo Pelikan – (Anfavea/Mercedes-Benz)
José Nogueira dos Santos – (Sindirepa/Dikar)

Conselho Diretor
Sérgio Pin – presidente do Conselho Diretor (Sindipeças/ Schaeffler Group)
Adilson Luis Sigarini – (Sindipeças/ Thyssen Krupp)
Alexandre Meirelles Nagle – (Sindipeças/ZF)
Antônio Carlos Fiola Silva – (Sindirepa - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo/Dimas)
Edvaldo Cardozo Araújo – (Abividro - Associação Brasileira das Indústrias de Vidro/Pilkington)
Fábio Assumpção Ribeiro – (Anfavea/Volkswagen Caminhões e Ônibus/ MAN)
Feres Macul Neto – (Sindipeças/ TMD)
Fernando Herrera Neto – (Sindipeças/OLSA)
Franco Ciranni – (AEA - Associação de Engenharia Automotiva/ FPT - Powertrain FIAT)
Guilherme Heinz – (Anfavea/Mercedes-Benz)
Ilcon Miranda Costa – (ABCQ - Associação Brasileira de Controle da Qualidade)
João Pablo Lopez Teruel – (Anfavea)
José Antônio Silvério – (Setec/MCT - Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia).
Luiz Eduardo Lopes– (IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Marcelo Ciardi Franciulli – (Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)
Orlando Moreira da Silva – (DENATRAN)
Ricardo Schneider Talhiari – (Anfavea/Scania)
Roberto André Sandel Korall – (Abiplast - Associação Brasileira da Indústria do Plástico/ Component)
Wanderley Costa – (Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)
Windson Vieira Paz – (Anfavea/Fiat)

Conselho Fiscal - Titulares
Diogo Alarcon Clemente – (DAC)
Marco Antônio Saltini – (Anfavea/Volkswagen Caminhões e Ônibus)
Mário Bruno Morelli Junior – (Sindipeças/ New Oldany)

Conselho Fiscal – Suplentes
Fábio Braga – (SAE BRASIL)
Francisco Emilio Baccaro Nigro – (Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo)
Mário Milani – (Sindipeças/Sogefi)




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 - 7672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308