Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/07/2011
Ex-ministro Ozires Silva conta a história da Embraer em palestra da SAE BRASIL

Encontro é aberto ao público e será no dia 8 de julho, na Unip – São José dos Campos. A entrada é uma peça de roupa ou calçado para a Campanha do Agasalho da Prefeitura local

Santos Dumont, o Pai da Aviação, não é o único brasileiro de renome internacional no campo da aeronáutica. Ozires Silva, ex-ministro da Infraestrutura, pode ser chamado de Pai da Embraer, pois liderou a criação de uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

Para falar sobre esse período, Ozires Silva ministrará palestra a convite da Seção São José dos Campos, da SAE BRASIL, no dia 8 de julho, das 19h30 às 20h30, no auditório da UNIP – São José dos Campos (rodovia Presidente Dutra, km 157,5, Pista Sul). A entrada é agasalho ou sapato usado, em bom estado, que será doado para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de São José dos Campos.

“Vou contar algumas histórias pelas quais passamos na época, que exigiram muita determinação, ousadia e coragem”, afirma. “A proposta é deixar como mensagem que com estes três elementos é possível superar desafios”, diz Ozires Silva.

Intitulada A Construção do Futuro – A História da Criação da Embraer, a palestra faz parte do calendário de eventos da Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL, com objetivo de promover a integração e “network” dos associados e da comunidade, assim como ampliar conhecimentos. “Ao longo do ano, outras palestras serão organizadas pela Seção Regional de São José dos Campos da SAE BRASIL”, afirma José Carlos Senna, diretor da Regional.

Bandeirante - Nascido em Bauru, São Paulo, no dia 8 de janeiro de 1931, Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e se destaca por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira, ao liderar o grupo promoveu a criação da Embraer e a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante.

Presidiu a Embraer até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Atualmente, Ozires Silva ocupa diversos cargos, como presidente do Conselho Consultivo do WTC – World Trade Center de São Paulo, presidente do Conselho de Administração de várias empresas e também do Conselho de Administração da PELE NOVA Biotecnologia S.A, reitor do Centro Universitário Unimonte (Universidade Monte Serrat), em Santos, SP, e membro do Conselho Consultivo Sênior da SAE BRASIL, entre outras associações. Ozires Silva tem o título de Fellow da SAE International.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Ao todo, são oferecidas 200 vagas.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308