Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/05/2011
IQA e Tapetes São Carlos realizam palestra sobre Certificação Ambiental

O evento ocorrerá no dia 27 de maio, das 8h às 12h, no Science Park, em São Carlos, SP

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, e a empresa Tapetes São Carlos realizam, no próximo dia 27, o Ciclo de Palestras sobre Certificação Ambiental, no Science Park – Parque Tecnológico de São Carlos (km 148,8 da rodovia SP-215 – Luiz Augusto de Oliveira), das 8h às 12h.

O encontro tem como objetivo apresentar os benefícios da certificação ambiental como ferramenta para a sustentabilidade, e mostrar como é possível produzir com respeito ao meio ambiente, suportado por uma gestão inteligente dos recursos naturais.

“A certificação ambiental faz o rearranjo e “arrumação da casa”, de forma a identificar oportunidades para melhoria do processo”, afirma o auditor técnico especializado em certificação ambiental, José Leildon. “Em muitas empresas, é possível economizar água e energia elétrica, assim como reduzir resíduos com simples mudanças”, diz o auditor e instrutor do IQA.

Durante o encontro, Leildon vai mostrar uma panorâmica do tema sustentabilidade, explicar o que é, como alcançá-la e qual caminho deve ser percorrido para chegar ao topo. “Muitos conhecem a palavra, mas não sabem seu real significado”, afirma.

Para ilustrar toda teoria que Leildon irá transmitir na palestra, a Tapetes São Carlos, fabricantes de tapetes, carpetes, dutos de ar-condicionado para a indústria automotiva entre outros produtos, que há cerca de um ano e meio recebeu a primeira certificação ISO 14.000 do IQA, contará os benefícios da certificação na empresa.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo IQA, a Certificação Selo Verde para Centros de Reparação, realizada juntamente com o CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária, tem como objetivo aumentar a conscientização ambiental, assim como melhorar a capacidade produtiva dos prestadores de serviços automotivos, com base nas melhores condições de trabalho e satisfação dos profissionais no ambiente melhorado.

Este reconhecimento público visa a verificação dos aspectos ambientais, assim como o atendimento aos requisitos legais aplicáveis às empresas do segmento de reparação. Para o centro de reparação automotiva, a certificação é um benefício que traz aumento da capacidade produtiva e, principalmente, redução dos riscos de autuações e multas pelos órgãos competentes. Além disso, as empresas certificadas têm direito ao uso promocional do Selo Verde, um diferencial de marketing.

Assim como o Selo Verde, o IQA realiza também a Certificação ISO 14001 que garante as empresas um sistema de gestão ambiental adequado à natureza das suas atividades, produtos e serviços, em conformidade com os requisitos da norma ISO 14001, e em particular, para um escopo de certificação definido.

Com isso, a organização gerencia suas interações com o meio ambiente e demonstra o comprometimento com a prevenção da poluição, atende aos requisitos legais aplicáveis e aperfeiçoa continuamente o seu sistema de gestão ambiental a fim de alcançar melhorias no seu desempenho ambiental de maneira global.

O Ciclo de Palestras sobre Certificação Ambiental conta com apoio do Sebrae-SP, Parq Tec, Cetesb, Apoena e Prefeitura de São Carlos. O ingresso custa R$ 10, ou um litro de leite, que serão doados a entidades beneficentes.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308