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 Release
03/05/2011
Brasil é vice na competição SAE Aerodesign East, nos EUA

Competição de estudantes de Engenharia reuniu 67 equipes, quatro delas do Brasil, que submeteram seus aviões radiocontrolados a rigorosas avaliações

Mais uma vez equipes de universitários brasileiros tiveram excelente desempenho na SAE Aerodesign East Competition, realizada neste final de semana – 29 de abril a 1º de maio - na cidade de Marietta, Georgia, Estados Unidos. As equipes EESC-USP Regular e EESC-USP Micro, ambas da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), foram as segundas colocadas nas Classes Regular (264,68 pontos) e Micro (195,76 pontos), respectivamente, atrás da University of Cincinnati.

Na sexta e última bateria da competição, realizada no domingo, o avião da equipe EESC USP Regular conseguiu transportar 14,2 kg de carga e assim apresentar 100% de operacionalidade. Já o projeto da equipe EESC-USP Micro carregou 1,7 kg e apresentou a segunda melhor fração de carga paga, 0.8105.

Também da Classe Regular, a equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia (MG), foi a terceira colocada na competição de engenharia, ao carregar 15,5 kg e alcançar 247,29 pontos. Na Classe Avançada, a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São Paulo, foi a quarta colocada na categoria, com 152,41 pontos.

Compareceram à competição, realizada pela SAE International, 67 equipes, de vários países, entre 75 inscritas. As atividades começaram dia 29, no Cobb County Radio Control Modelers Club (CCRC), com apresentações de projetos e encerraram com sucessivas baterias de testes dos aviões, projetados e construídos pelas equipes e que tinham como desafio transportar o máximo de carga útil dentro das restrições impostas pelo regulamento da competição.

Brilhante histórico - Nas duas classes - Regular e Avançada -, o Brasil já venceu cinco vezes, enquanto na Classe Micro este é o segundo ano que o País participa da competição norte-americana. A Classe Micro surgiu no AeroDesign East em 2005 e já na primeira participação, em 2010, o Brasil obteve a melhor colocação na categoria.

As quatro equipes brasileiras ganharam o direito de participar da competição de engenharia na Georgia após conquistarem as melhores colocações na XII Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada ano passado, em São José dos Campos, SP.

Regulamento - Na Classe Avançada, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não excedam 10.65cc (10.65cm3 ou 0.65in3). A distância máxima de decolagem deve ser medida por sistema eletrônico embarcado. Desta categoria podem participar inclusive, estudantes de pós-graduação.

Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10cc (10cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, e que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 61m (200ft).

A Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa comercial de 20.32 x 7,62 x 10,16cm (8 x 3 x 4in). Nesta classe, as aeronaves devem usar motores elétricos e decolar em até 30,5m (100ft). No AeroDesign East 2011, o uso de barras de chumbo não é mais permitido. Nesse caso, a carga pode ser composta de barras metálicas (aço) ou material similar à escolha da equipe.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma Galeote.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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