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 Release
07/04/2011
CURSOS SAE BRASIL - abril e maio

ABRIL


Dinâmica da Propulsão Veicular
Dias 07 e 14 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Estudo do movimento retilíneo do veículo.
Forças trativas e resistivas.
Simulação dinâmica do desempenho.
Aceleração e partida em aclives.
Adequação do moto-propulsor ao veículo.
Determinação do consumo de combustível em ciclos padrão.
Análise de propulsores alternativos.

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Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Dias 09 e 16 de abril – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - - Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- Temperatura adiabática de chama, calor de reação
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Aspectos da segunda lei na vida diária.
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobre alimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões

Público-alvo Profissionais formados em curso superior e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em: aproveitamento de energia, combustão e emissões em motores de combustão interna.


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Sistemas de Embreagens
Dias 18 de abril a 04 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 18h

Instrutor –
Profº Ruy Blanco

Ementa - A ligação entra o motor e a transmissão é efetuada pela embreagem. Como elemento do Sistema de Força Motriz do veículo, a embreagem tem a função de estabelecer a conexão entre o motor e a transmissão manual, permitindo ligar e desligar a rotação do motor durante a passagem de marcha, levando o movimento para o resto dos componentes do sistema de força motriz.
Objetivo:
Se considerarmos o papel importante representado pela embreagem, esta disciplina proverá critérios de cálculo e seleção para o conjunto (platô e disco) da embreagem, sistema de acionamento. Adicionalmente, análise das características de amortecimento do disco com exemplos de aplicação.
Programa:
1.00 – Sistemas de Embreagens
1.10 – Nomenclatura da Embreagem
1.20 – Função da Embreagem
2.00 – Características Básicas da Embreagem
3.00 – Platô e disco da Embreagem
3.10 – Projeto dos Componentes da Embreagem.
4.00 – Sistemas de Controle da Embreagem

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Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões
Dias 18 de abril a 01 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 78h

Instrutor –
Prof.º Ruy Blanco

Ementa - 1º Módulo – Sistemas de Embreagens - (Dias das aulas: 18, 20, 25, 27 de abril e 04 de maio)
Ementa:
A ligação entra o motor e a transmissão é efetuada pela embreagem. Como elemento do Sistema de Força Motriz do veículo, a embreagem tem a função de estabelecer a conexão entre o motor e a transmissão manual, permitindo ligar e desligar a rotação do motor durante a passagem de marcha, levando o movimento para o resto dos componentes do sistema de força motriz.
Objetivo:
Se considerarmos o papel importante representado pela embreagem, esta disciplina proverá critérios de cálculo e seleção para o conjunto (platô e disco) da embreagem, sistema de acionamento. Adicionalmente, análise das características de amortecimento do disco com exemplos de aplicação.
Programa:
1.00 – Sistemas de Embreagens
1.10 – Nomenclatura da Embreagem
1.20 – Função da Embreagem
2.00 – Características Básicas da Embreagem
3.00 – Platô e disco da Embreagem
3.10 – Projeto dos Componentes da Embreagem.
4.00 – Sistemas de Controle da Embreagem.

2º Módulo – Sistemas de Transmissões - (Dias das aulas: 16, 18, 23, 25 e 30 de maio e 01 e 06 de junho)
Ementa:
A transmissão é uma necessidade imposta pela pobre adaptabilidade do motor de combustão interna. Como componente mais importante do Sistema de Força Motriz, a função básica da transmissão é converter o torque do motor para movimentar o veículo. Além de conversor de troque acima descrito, a transmissão tem outras funções não menos importantes, tais como aumentar ou reduzir a velocidade, auxiliar na partida e parada do veiculo e ter provisões para tomada de força para movimentar equipamentos e implementos.
Objetivo:
O objetivo precípuo desta matéria propõe-se dar ao aluno conhecimentos específicos de projeto da transmissão, bem como cálculo de componentes, princípios de funcionamento, tais como o controle da marchas e sistemas de engate.
Programa:
1.00 – Projeto da Transmissão Manual
1.10 – Exigências de Projeto
1.20 – Classificação
1.30 – Nomenclatura
2.00 – Projeto da Transmissão
3.00 – Engrenagens da Transmissão Manual
4.00 – Sistemas de Engate e Controle de Marchas

3º Modulo - Sistemas de Árvores de Transmissão - (Dias das aulas: 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de junho)
Ementa:
A ligação entre o motor e os componentes de acionamento dos veiculo sobre rodas é feita por meio da árvore de transmissão transversal ou longitudinal. Como componente do Sistema de Força Motriz dos veículos com tração dianteira ou traseira, a Árvore de Transmissão possui características próprias de projeto, ditadas por normas de segurança.
Objetivo:
O programa de ensino desta matéria visa dar ao aluno os critérios de projeto, cálculo das peças que compõem a Árvore de Transmissão com exemplos de aplicação.

Programa:
1.00 – Sistemas de Árvores de Transmissão:
1.10 – Exigências de Projeto da Árvore de Transmissão
1.20 – Arranjos da Linha de Transmissão
1.30 – Nomenclatura da Árvore de Transmissão
2.00 – Método de Projeto da Árvore de Transmissão
3.00 – Juntas Universais
4.00 – Projeto e Seleção da Junta Universal

4º Módulo - Sistemas de Eixos Motrizes - (Dias das aulas: 11, 13, 18, 20, 25, 27 de julho e 01 de agosto)
Ementa:
O eixo motriz é um dos componentes mais relevantes do Sistema de Força Motriz, constituindo uma especialidade mais valorizada na engenharia de projetos. Esse componente é utilizado em todos os veículos de tração traseira, tais como caminhonetes, caminhões, ônibus e veículos fora-de-estrada. Obrigatoriamente, o eixo deve portar um engrenamento angular constituído de um par de engrenagens hipoidais ou espirais cônicas responsável pelo movimento das rodas trativas. Além dessa função basilar, o eixo deve suportar parte da carga e prover efeito diferencial em virtude de diferença de rotação das rodas, quando o veículo estiver contornado uma curva.
Objetivo:
Em conseqüência da complexidade da matéria, abordaremos os critérios do projeto com roteiros de cálculo dos componentes externos e internos: a carcaça do eixo, engrenagens motrizes, engrenagens do diferencial e as semi-árvores. Durante o desenvolvimento do curso faremos exemplos de práticos cálculo das engrenagens motrizes e engrenagens do diferencial, bem como cálculo da semi-árvore.
Programa:
1.00 – Projeto do Eixo Motriz
1.10 – Exigências de projeto do Eixo Motriz
1.20 – Função do Eixo Motriz
1.30 – Classificação dos Eixos
2.00 – Método de Projeto do Eixo Motriz
2.10 – Seleção das engrenagens motrizes
2.20 – Seleção das engrenagens do diferencial
3.00 – Diferencial convencional
3.10 Funcionamento do diferencial
3.20 – Projeto do diferencial
4.00 – Projeto de seleção da Caraça do Eixo
4.10 – Seleção das carcaças do eixo
4.20 – Projeto da semi-árvore


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Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos
na Cadeia Automotiva
Dias 25 e 26 de abril – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor –
Heymann A R Leite

Objetivo - Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória da Metodologia de Planejamento e Gestão de Programas Automotivos em uma montadora de veículos. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos da Metodologia de Planejamento e Gerenciamento de Programas em Montadoras, entender seu paralelo com as práticas preconizadas pelo PMBOK do PMI. Distinguir os processos envolvidos no gerenciamento de projetos e conhecer as atividades do Desenvolvimento de Produto que suportam estes processos.

Público Alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.
Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos e profissionais envolvidos na execução projetos e com os processos de gerenciamento de projetos do desenvolvimento de produtos, planejamento, manufatura, compras e logística, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.


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FMEA – 4ª versão
Dias 25 e 28 de abril – São Carlos/Piracicaba



Carga Horária - 6h

Instrutor –
Dionis Morganti

Objetivo -Oferecer um completo conhecimento da ferramenta e da metodologia de elaboração de PFMEA. Compreender o impacto desta ferramenta no desenvolvimento de novos processos e produtos, bem como nas melhorias de processos correntes.

Ementa - Já foi constatado que mais da metade das campanhas realizadas pelas montadoras poderiam ter sido evitadas se houvesse um melhor desenvolvimento de produto e processo. Isto significa que as ferramentas do APQP têm ganhado importância nos novos projetos e o FMEA é chave para um bom desenvolvimento de produto/processo com ótimos indicadores de qualidade.

Tópicos:
• Aprenda os conceitos básicos do FMEA.
• FMEA – Ferramenta de prevenção e melhoria contínua.
• Escopo de um FMEA.
• Aprenda as melhores práticas na ferramenta.
• Avalie os riscos potenciais e recomende ações preventivas.
• Exercite os conceitos com um caso prático.


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Workshop de Liderança e Gestão de Pessoas
Dias 28 e 29 de abril – São Paulo/SP



Instrutor – Celina Freitas

Ementa - Conteúdo Programático:
•O Contexto de negócio e os desafios da liderança
A evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas
•Papel da liderança: a gestão do clima organizacional e do desempenho da equipe
Equilíbrio entre tarefa e relacionamento (orientação para resultados + orientação para pessoas)
•Dimensões da Liderança
Motivação, Delegação, Administração de Conflitos
•O Ciclo de gestão de pessoas
Contratando metas
Apoiando o desenvolvimento da equipe
Dando Feedback
•De volta ao trabalho: Criando seu “Plano de Ação” como Líder

Público Alvo - Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de média gerência interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.


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Combustão e Emissões para Engenheiros
Dias 30 de abril e 07 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor –
Prof.Felipe Soto Pau

Ementa - - Tipos de chamas e sua propagação
- Combustão em motores de ignição por centelha
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
- Combustão em motores de ignição por compressão
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
- Cálculo térmico em motores de combustão
- Construção de diagrama indicado e característica exterior de velocidade


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MAIO


Combustão e Emissões para Engenheiros
Dias 07 e 14 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Felipe Soto Pau

Ementa - - Aspectos da segunda lei na vida diária. Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobre alimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões

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Dinâmica da Frenagem Veicular
Dias 09 e 10 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Dinâmica da desaceleração.
Forças e limites de frenagem.
Dissipação da energia cinética.
Distribuição da frenagem entre os vários eixos.
Dinâmica da frenagem de veículos articulados.
Dispositivos anti-travamento (abs).
Estudo de concepções construtivas e aplicações.


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Brake Design and Safety
Dias 09 e 10 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Rudolf Limpert

Objetivo- 1. Fundamentals of Braking Performance, Design and Safety
2. Brake Torque, Brake Factor and Braking Effectiveness
2.1 Brake Factor
2.2 Brake Temperature
3. Single Vehicle Braking Dynamics
3.1 Hydraulic Brakes
3.2 Air Brakes / 2- and 3-Axle Trucks
4. Braking of Truck-Trailer Combinations
5. Brake Design Applications and Workshop



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Gerenciamento de Projetos
Dias 09 a 25 de maio – São Carlos/Piracicaba



Carga Horária - 24h

Instrutor – Daniele C.Nagalli Zaccaria e Diego A. Messias

Objetivo- Oferecer a visão geral sobre o gerenciamento de projetos de forma que os participantes conheçam técnicas, ferramentas e práticas utilizadas por organizações no gerenciamento de seus projetos em todo o mundo. Serão utilizados como referências bibliográficas, principalmente, o Guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute)

Público Alvo-Profissionais atuando em organizações interessadas na gestão de projetos, ou que desejem preparar-se para tal.


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Química dos combustíveis e cinética química da combustão
Dias 14 e 28 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Profª. Dra. Paula Manuel Crnkovic

Ementa- - Conceitos gerais de química orgânica
- Química dos hidrocarbonetos, álcoois e ésteres
- Emissões poluentes
- Equilíbrio químico
- Formação de NOx
- Cinética química
- Cinética da combustão / cinética das explosões


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Conceitos gerais sobre torque, Processos de Aperto
e Metodologia para Controle do Torque
Dias 16 a 18 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 24h

Instrutor – Dr.Roberto Garcia

Ementa- Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais.
Aula com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônica, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem.

Público Alvo- Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.


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Sistemas de Transmissões
Dias 16 de maio a 06 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 21h

Instrutor – Profº Ruy Blanco

Ementa- A transmissão é uma necessidade imposta pela pobre adaptabilidade do motor de combustão interna. Como componente mais importante do Sistema de Força Motriz, a função básica da transmissão é converter o torque do motor para movimentar o veículo. Além de conversor de troque acima descrito, a transmissão tem outras funções não menos importantes, tais como aumentar ou reduzir a velocidade, auxiliar na partida e parada do veiculo e ter provisões para tomada de força para movimentar equipamentos e implementos.
Objetivo:
O objetivo precípuo desta matéria propõe-se dar ao aluno conhecimentos específicos de projeto da transmissão, bem como cálculo de componentes, princípios de funcionamento, tais como o controle da marchas e sistemas de engate.
Programa:
1.00 – Projeto da Transmissão Manual
1.10 – Exigências de Projeto
1.20 – Classificação
1.30 – Nomenclatura
2.00 – Projeto da Transmissão
3.00 – Engrenagens da Transmissão Manual
4.00 – Sistemas de Engate e Controle de Marchas


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Análise de Fadiga através do Método dos Elementos Finitos
Dias 23 a 25 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 24h

Instrutor – Giovanni de Morais Teixeira

Objetivo- Estudos indicam que o fenômeno de fadiga é responsável por 90% das falhas de serviço relativas a causas mecânicas e particularmente insidiosas por ocorrer sem que haja qualquer aviso prévio e sem a existência de deformações macroscópicas na estrutura. Sabendo dessa necessidade, a ESSS elaborou o presente curso sobre fadiga e modelagem do fenômeno, com ênfase no uso das ferramentas de simulação numérica (CAE), como um importante ponto de partida para a correta determinação da vida a fadiga de componentes mecânicos. O objetivo de curso é preparar os profissionais de engenharia para realizar análises numéricas de fadiga.

Público Alvo- Engenheiros que atuem na área de projeto estrutural.


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Arquitetura de Processadores Embarcados – E-learning
Dias 28 de maio a 20 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 72h

Ementa-
1 - Circuitos Lógicos Ágicos e Álgebra Booleana
Data: 28 de maio a 04 de junho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional as bases dos sistemas digitais binários e suas operações.
Conteúdo: Álgebra booleana, circuitos combinatórios, funções digitais, simplificação de funções digitais, circuitos seqüenciais, registradores, tipos de memórias.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios.

2 - Arquitetura de Processadores Embarcados
Data: 11, 18 de junho e 02 de julho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 24h
Objetivos: Ensinar o profissional a projetar pequenos circuitos auxiliares utilizando os conceitos de circuitos combinatórios e seqüenciais. Estes circuitos dão suporte à CPU em plataformas embarcadas customizadas.
Conteúdo: Conversão A/D e D/A, registradores, latches e memórias. Circuitos auxiliares a CPU: power sequence, reset, watch dog (prevenção contra EMI)..
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

3 - Organiza Organização de Computadores
Data: 30 de julho e 06 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional elementos necessários ao projeto de plataformas embarcadas customizadas. Conceitos de hardware que dão a base para implementação/customização de sistemas operacionais.
Conteúdo: Arquitetura Harvard e Von Neuman. ULA, UC, MMU, DMA, IRQs. Barramentos. Memórias. Principais periféricos e suas formas de mapeamento.
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

4 - Projeto de Hardware com FPGA/VHDL
Data: 13 e 20 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Apresentar ao profissional as novas tecnologias de projeto de sistemas digitais utilizando FPGA e VHDL. Estas tecnologias permitem execução de projetos de hardware que podem ser alterados dinamicamente.
Conteúdo: Introdução ao FPGA, modelagem, fluxo de projeto. Introdução a VHDL, estruturas de controle. Síntese de circuitos.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios e aulas práticas (opcional).



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Arquitetura de Processadores Embarcados – Presencial
Dias 28 de maio a 20 de junho – São Paulo/SP



Carga Horária - 72h

Ementa-
1 - Circuitos Lógicos Ágicos e Álgebra Booleana
Data: 28 de maio a 04 de junho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional as bases dos sistemas digitais binários e suas operações.
Conteúdo: Álgebra booleana, circuitos combinatórios, funções digitais, simplificação de funções digitais, circuitos seqüenciais, registradores, tipos de memórias.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios.

2 - Arquitetura de Processadores Embarcados
Data: 11, 18 de junho e 02 de julho de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 24h
Objetivos: Ensinar o profissional a projetar pequenos circuitos auxiliares utilizando os conceitos de circuitos combinatórios e seqüenciais. Estes circuitos dão suporte à CPU em plataformas embarcadas customizadas.
Conteúdo: Conversão A/D e D/A, registradores, latches e memórias. Circuitos auxiliares a CPU: power sequence, reset, watch dog (prevenção contra EMI)..
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

3 - Organiza Organização de Computadores
Data: 30 de julho e 06 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Fornecer ao profissional elementos necessários ao projeto de plataformas embarcadas customizadas. Conceitos de hardware que dão a base para implementação/customização de sistemas operacionais.
Conteúdo: Arquitetura Harvard e Von Neuman. ULA, UC, MMU, DMA, IRQs. Barramentos. Memórias. Principais periféricos e suas formas de mapeamento.
Metodologia: Aulas expositivas e exercícios.

4 - Projeto de Hardware com FPGA/VHDL
Data: 13 e 20 de agosto de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Carga horária: 16h
Objetivos: Apresentar ao profissional as novas tecnologias de projeto de sistemas digitais utilizando FPGA e VHDL. Estas tecnologias permitem execução de projetos de hardware que podem ser alterados dinamicamente.
Conteúdo: Introdução ao FPGA, modelagem, fluxo de projeto. Introdução a VHDL, estruturas de controle. Síntese de circuitos.
Metodologia: Aulas expositivas e práticas. Exercícios e aulas práticas (opcional).


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Combustão e Emissões para Engenheiros
Dias 30 e 31 de maio – Paraná/Santa Catarina



Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof.Felipe Soto Pau

Ementa- - Aspectos da segunda lei na vida diária. Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobre alimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões


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Workshop – Da Indústria ao Mercado: Viabilizando o produto possível através da análise técnica, financeira e mercadológica
Dias 30 e 31 de maio – São Paulo/SP



Carga Horária - 16h

Instrutor – Heymann A R Leite

Ementa- Este workshop simula as condições reais do processo de proposição, planejamento e viabilização de um novo produto. Ele permite ao participante aprender e aplicar os métodos e processos utilizados em montadoras de veículos para estabelecer o Business Case que dá suporte à análise de novos programas. Nele se abordam, qualificam e quantificam parâmetros técnicos, financeiros e mercadológicos que estão envolvidos no processo. Estes parâmetros são apresentados, discutidos e analisados de tal forma que ao final do workshop o participante estará apto a compreendê-los e aplicar a metodologia de análise necessária ao julgamento da viabilidade para novos projetos, baseado em dados objetivos de realidade, dos pontos de vista técnico, financeiro e mercadológico.

Público Alvo- Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, planejadores, técnicos e profissionais envolvidos em projetos e com os processos de gerenciamento do desenvolvimento, planejamento, manufatura, compras e logística de produtos, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo. Jornalistas, advogados, publicitários e demais profissionais envolvidos com a indústria automotiva que buscam informação diferenciada sobre ao setor.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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