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 Release
18/03/2011
Cursos SAE BRASIL - Março e abril

MARÇO


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Curso Modular SAE “Dinâmica Veicular”
Dias 03 a 20 de março - SP


Carga Horária - 112h

Instrutor –
Prof. Omar Moore Madureira

Objetivo-
Estudo do comportamento dinâmico dos veículos, pela análise da natureza dos esforços e movimentos durante a sua operação. Enfoque dirigido ao desempenho, ao conforto, à dirigibilidade e à segurança dos veículos. Ênfase na compreensão dos fenômenos, na sua

Ementa - PROGRAMAS

1. DINÂMICA BÁSICA DE VEÍCULOS (03 e 10 de março)
1º dia - VEÍCULO RÍGIDO
a- Estacionário Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.

b- Em movimento retilíneo:Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e da frenagem.

c- Em movimento curvilíneo:Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.


2º dia - VEÍCULO SUSPENSO

a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.

b- Em movimento retilíneo:Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”) provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.

c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.


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Especialização SAE BRASIL em Projetos de
Sistemas Digitais Embarcados
Dias 12 a 25 de março - SP


Carga Horária - 376h

Objetivo -
- Aumentar a capacitação técnica pela oferta de um Programa que atenda as necessidades dos profissionais e das empresas com a profundidade necessária;
- Reduzir o tempo de formação dos desenvolvedores de sistemas, propiciando aos engenheiros conhecimento em níveis globalmente competitivos, tornando-os referência na área;
- Ampliar a visão das futuras tecnologias;
- Desenvolver projetos ligados às necessidades da indústria;
- Facilitar a interação entre indústria e a SAE BRASIL, trazendo oportunidade de projetos conjuntos.

Ementa -
1.Técnicas de Programação

Linguagens de Programação Estruturada
Algoritmos e Estruturas de Dados
Sistemas de Criptografia
Linguagens Programação Orientada a Objetos

2.Arquitetura de Computadores Embarcada
Circuitos Lógicos e Álgebra Booleana
Arquitetura de Processadores Embarcados
Organização de Processadores Embarcados
Projeto de Hardware com FPGA/VHDL

3.Sistemas Operacionais
Implementação de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS)
Padrões e Aplicações de Sistemas Operacionais

4.Protocolos de Comunicação
Protocolos de Comunicação Ponto a Ponto
Redes Embarcadas
Protocolos e Barramentos de Comunicação
Arquitetura TCP/IP
Comunicação Sem Fio
5.Engenharia de Sistemas
Gestão de Requisitos
Modelagem de Sistemas com UML
Gestão de Projetos
Garantia da Qualidade: Testes e Validações


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Injeção de Plásticos: Simulador X Try-out
Dias 17 e 18 de março - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Thiago Guerra

Ementa - 1 - Simulação de injeção de plásticos (1º dia)
•O que é uma simulação de injeção de plásticos
•Quando e porque utilizar uma simulação de injeção de plásticos
•Objetivos de uma análise de injeção
•Descrição dos principais resultados de uma análise de injeção
Função de cada etapa
Fenômenos físicos envolvidos
Propriedades dos materiais relacionadas
Controles e ajustes de máquina
•Estudo da pressão de injeção
•Considerações sobre projetos de molde e produto
• Estudo de caso 1: discussão de um projeto da área automotiva, considerando uma análise de refrigeração + preenchimento + recalque + deformação, com objetivo de ilustrar os principais resultados de uma simulação de injeção de plásticos

2 - Principais defeitos em peças plásticas (1º e 2º dia)
•Quais são os principais defeitos em peças plásticas?
•Quais são as suas causas?
•O que é possível fazer para resolver estes defeitos?
•Até onde o simulador pode ajudar?

3 - Técnicas de injeção de plásticos (2º dia)
•Conhecendo a máquina injetora
•Funções básicas
•Injeção por tempo x injeção por posição
•O que é o ponto de comutação?
•Como garantir que temos o mesmo produto a cada “shot” da máquina?
•Erros comuns cometidos durante a injeção
•Tempo de injeção x velocidade de injeção
•Técnicas de recalque: Pressão x tempo
•Técnicas de recalque 2: Perfis de recalque

• Estudo de caso 2: discussão de um projeto da área automotiva, com objetivo de avaliar o impacto da utilização de diferentes metodologias de injeção sobre os resultados de deformação do produto.

Público-alvo
Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.

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Conceituação e Aplicação da Termodinâmica
Dias 19 e 26 de março – SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Profº. Dr. José Antônio da Silva

Ementa - -- Primeira lei da termodinâmica. Mecanismos de transferência de energia. Eficiência de conversão de energia
- Mecanismos de transferência de calor
- Análise da energia dos sistemas fechados. Energia interna, entalpia e calores específicos de gases ideais, líquidos e sólidos
- Analise da massa e da energia dos volumes de controle. Regime permanente e transiente
- Segunda lei da termodinâmica. Enunciado de Kelvin-Plank e de Clausius. Moto-contínuo. Processos reversíveis e irreversíveis
- O ciclo de Carnot. Os princípios de Carnot. Escala termodinâmica de temperatura. Máquina térmica de Carnot. A qualidade da energia. Bomba de calor e o refrigerador de Carnot
- Entropia. O principio de aumento de entropia. Balanço de entropia. Geração de entropia na vida diária
- Energia. Eficiência da segunda lei. Variação e transferência de energia. O principio da diminuição e destruição de energia. Balanço de energia.

Público-alvo
Profissionais formados em curso superior e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em ENERGIA, COMBUSTÃO e MEIO AMBIENTE.

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Curso Modular SAE BRASIL em Motores
Dias 19 a 24 de março - SP


Carga Horária - 160h

Instrutores –
Profº.Dr.Felipe Soto Pau, Profº.Dr.José Antônio da Silva, Profº.Dr.Luben Cabezas Gómez, Profº.Dr.Frederico Barbieri, Profº.Dr.Fernando Castro Pinto

Ementa - Módulo 1. Conceituação e aplicação da Termodinâmica – Profº. Dr. Jose Antonio da Silva – 19 e 26 de março.

- Primeira lei da termodinâmica. Mecanismos de transferência de energia. Eficiência de conversão de energia
- Mecanismos de transferência de calor
- Análise da energia dos sistemas fechados. Energia interna, entalpia e calores específicos de gases ideais, líquidos e sólidos
- Analise da massa e da energia dos volumes de controle. Regime permanente e transiente
- Segunda lei da termodinâmica. Enunciado de Kelvin-Plank e de Clausius. Moto-contínuo. Processos reversíveis e irreversíveis
- O ciclo de Carnot. Os princípios de Carnot. Escala termodinâmica de temperatura. Máquina térmica de Carnot. A qualidade da energia. Bomba de calor e o refrigerador de Carnot
- Entropia. O principio de aumento de entropia. Balanço de entropia. Geração de entropia na vida diária
- Exergia. Eficiência da segunda lei. Variação e transferência de exergia. O principio da diminuição e destruição de exergia. Balanço de exergia.

Módulo 2. Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna – Profº. Dr. Felipe Soto Pau – 09 e 16 de abril.
- Aspectos da segunda lei na vida diária. Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobrealimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões

Módulo 3 - Combustão e Emissões para Engenheiros – Profº. Dr. Felipe Soto Pau – 07 e 14 de maio.
- Temperatura adiabática de chama, calor de reação
- Tipos de chamas e sua propagação
- Combustão em motores de ignição por centelha
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
- Combustão em motores de ignição por compressão
- Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
- Cálculo térmico em motores de combustão
- Construção de diagrama indicado e característica exterior de velocidade

Módulo 4. Química dos combustíveis e cinética química da combustão – Profª. Dra. Paula Manuel Crnkovic – 21 e 28 de maio.
- Conceitos gerais de química orgânica
- Química dos hidrocarbonetos, álcoois e ésteres
- Emissões poluentes
- Equilíbrio químico
- Formação de NOx
- Cinética química
- Cinética da combustão / cinética das explosões

Módulo 5. Biocombustíveis e seus Desempenhos – Profº. Dr. Felipe Soto Pau – 04 e 11 de junho.
- Concepção geral sobre combustíveis e biocombustíveis
- Gás Natural. Gás liquefeito
- Biogás. Recuperação Energética de Biogás
- Álcoois. Antecedentes. Etanol e metanol. Éteres
- Número de octano e cetano dos combustíveis
- Biodiesel. Estudos Necessários. Futuro. Novidades e aspetos importantes do processo industrial. Vantagens e desvantagem do Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando Biodiesel
- Desempenho de motores de combustão usando etanol
- Desempenho de motores de combustão usando biogás.

Módulo 6. Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores – Profº. Dr. Felipe Soto Pau – 02 e 16 de julho.
- Cinemática do mecanismo biela manivela. Conceitos fundamentais e designações
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela central
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela descentralizado
- Dinâmica do mecanismo biela manivela
- Redução de massa
- Forças que atuam sobre o mecanismo biela manivela
- Ordem de funcionamento do motor
- Equilibrado de motor de um cilindro
- Equilibrado de motores em línea
- Equilibrado de motores em V
- Uniformidade de giro do motor
- Cálculo dinâmico de um motor de combustão

Módulo 7. Trocadores de calor – Profº. Dr. Luben Cabezas Gómez – 23 e 30 de julho.
- Classificação dos trocadores de calor
- Métodos para projeto de recuperadores de calor. Método da diferença média logarítmica de temperaturas. Método da efetividade – número de unidades de transferência
- Correlações de convecção forçada monofásica. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Relações para perda de carga e potência de bombeamento. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Trocadores de calor compactos (Radiadores de calor). Projeto e seleção.
- Tópicos sobre mudança de fase, condensadores e evaporadores
- Condução de calor no bloco do motor. Modelagem considerando o método da capacitância global
- Resolução de exercícios no EES.

Módulo 8. Estrutura e Projeto de Motores – Profº. Dr. Felipe Soto Pau – 06 e 13 de agosto.
- Seleção do tipo de motor
- Premissas para calcular um tipo de motor e seleção de seus principais parâmetros
- Bloco, cárter, cabeçote e juntas. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo pistão. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo biela. Estrutura, cálculo e materiais
- O virabrequim. Estrutura e cálculo. Procedimentos para aumentar a resistência dos virabrequins. Materiais
- Mecanismo de distribuição de gases
- Sistema de lubrificação
- Sistema de arrefecimento
- Perspectivas no desenvolvimento de novos tipos de motores

Módulo 9. Introdução aos Sistemas Eletrônico Embarcados – Prof.ºDr. Frederico Barbieri – 27 de agosto e 03 de setembro.
- Geração e partida elétrica
- Central elétrica de motores e transmissão
- Proteção e alimentação de circuitos
- Sistema de monitoramento
- Sistema de instrumentação
- Sensores e transdutores
- Redes de cabos e fibras óticas
- Controle de ABS, tração, comandos
- Sistemas de segurança passiva e ativa.

Módulo 10. Ruídos e Vibrações de Motores - Profº. Dr.Fernando Castro Pinto - 17 e 24 de setembro.
- Conceitos básicos em Acústica
- Escala e instrumentação para medição de ruídos e vibrações
- Radiação sonora de estruturas vibrantes
- Isolamento de ruídos
- Material de absorção sonora
- Acústica de cavidades veiculares e dutos
- Propagação sonora em dutos
- Fontes de ruídos e vibrações veiculares. Ruídos de motores
- Simuladores para qualidade sonora
- Métodos numéricos para soluções dos problemas vibroacústicos. Aplicações: silenciadores, caixa de engrenagem e outras
- Qualidade sonora dos produtos.


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Fundamentos de freios e seus componentes
Dias 22 e 23 de março - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Prof. Pedro A. Diulgheroglo

Ementa - - 1. Introdução

2. A História dos Freios
a. Como foram constituídos os primeiros freios
b. Fundamentos de funcionamento e Leis físicas
c. Dados básicos necessários para iniciar um projeto de freio

3. Tipos mais comuns de Freios de Roda
a. Freios a Tambor
b. Freios a Disco hidráulico e pneumático
c. Freios a disco de alta performance

4. Componentes do Sistema de Freios
a. Discos de Freio (rotores)
b. Tambores de Freio
c. Cilindros, válvulas, e servos (Boosters)

5. Como se faz uma Instalação Básica de Freios
a. Uma noção rápida sobre balanceamento de freio

6. Uma passagem sobre os Recursos adicionais de frenagem
a. Retardadores
b. Freio motor
c. Eletro-regenerativo

7. O desenvolvimento e a segurança a serviço da frenagem ideal
a. ABS
b. EBD
c. EBA

8. O que está sendo desenvolvido hoje em termos de freios

9. Materiais de Fricção - Uma união entre Arte e Ciência
a. Visão histórica
b. Princípios básicos para a o desenvolvimento de um material de fricção -
Variáveis de projeto - O Atrito
c. Composição básica de um material de fricção
d. Como se produz um material de fricção

Público Alvo - - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.
- Engenheiros e técnicos que estejam trabalhando em áreas como engenharia de chassi, produto, experimental e engenharia de vendas técnicas ou aplicação de produto.


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Administração do tempo
Dia 24 de março - SP


Carga Horária - 8h

Instrutor –
Ricardo Rodrigues Buonanni

Objetivo - Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.

Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.

Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.

Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo.

Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.

Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

Público Alvo - - Profissionais que buscam melhorar sua eficiência e eficácia no uso do tempo.


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AeroDesign
Dia 26 de março - SP


Carga Horária - 8h

Instrutor –
Prof. Dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - 1. Metodologia, concepção e requisitos de projeto.
2. Configurações de aeronaves, classificação e componentes.
3. Grupo moto propulsor. Potência. Tipos de motores, hélices e seus efeitos nas aeronaves.
4. Aerofólios. Ângulos de ataque e de incidência. Vento relativo. Centro de pressão. Sustentação. Arrasto. Coeficientes. Curva Polar. Estóis. Efeito solo.
5. Estabilidade longitudinal, lateral e direcional. Eixos de uma aeronave. Comandos de vôo. Mecanismos de acionamento. Tipos de equilíbrio. Comportamento dinâmico.
6. Desempenho em curva. Influência do ângulo de inclinação na sustentação.
7. Desempenho em vôo de subida, cruzeiro e descida. Vôo planado. Peso e balanceamento.
8. Análise estrutural. Cargas dinâmicas. Fator de carga.

Público Alvo - - Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.


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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 28 e 29 de março - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa - - Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
- Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos).
- Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
- Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra.
- Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
- Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
- Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
- Conceito de Lubrificação Integrada.

Público Alvo - - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de manutenção, reparação, assistência técnica, oficinas mecânicas, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.


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Veículos Elétricos e Híbridos
Dias 31 de março e 01 de abril - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor –
Prof.Dr.Wanderlei Marinho da Silva

Objetivo - Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e sub-sistemas de potência de propulsão elétrica de veículos elétricos puros, híbridos serie, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.

Público Alvo - Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor de Autopeças. Estudantes de Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

ABRIL


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Formação Green Belt
Dias 01 de abril a 28 de maio – São Carlos/Piracicaba


Carga Horária - 64h

Instrutores –
Ricardo Galvani e Massaru Kobaiashi

Ementa - Conteúdo programático:

• Introdução à metodologia Six Sigma
• O que é Six Sigma
• Atribuições e responsabilidades de um programa Six Sigma
• Método DMAIC aplicado à condução de projetos:

> Definir (Define)
• Mapa do Pensamento Estratégico (TMAP)
• Estratificação de Dados
• Definição do problema
• Identificação dos Clientes e dos CTQ’s (SIPOC)
• Mapeamento do processo (PMAP)
• Definição das metas
• Contrato do Projeto/ A3

> Medir (Measure)
• Estatística Básica
• Identificação das medições chaves
• Probabilidades de dados discretos
• Normalidade e análise de capacidade para variável contínua
• Análise do Sistema de Medição (MSA) por Atributo
• Análise do Sistema de Medição (MSA) por Variável Contínua – parte 1
• Desenvolvimento do Plano de Coleta de Dados
• Revisão/confirmação do baseline e metas

> Analisar (Analyse)
• Introdução à Variação
• Controle Estatístico do Processo
• Cartas de Controle para Variável Contínua
• Cartas de Controle para Atributos
• Análise do Sistema de Medição (MSA) por Variável Contínua – parte 2
• Analisando as variações do processo
• Revisão das ferramentas de análise de causas:
- Mapa do Processo,;
- Diagrama Causa e Efeito;
- 5 porquês;
- FMEA.
• Aplicação das ferramentas estatísticas (COV, Teste de Hipótese)
• Identificação das fontes de variação (COV, Análise de Regressão, DOE)

> Melhorar (Improve)
• Melhoria nos parâmetros de processo através do DOE
• Geração de alternativas de melhoria (Brainstorming, Matriz de Seleção de Soluções, Matriz de Impacto)
• Elaboração da análise Custo x Benefício
• Introdução aos dispositivos à Prova de Erros (Poka-Yoke)
• Validação das melhorias (Teste de Hipótese)
• Padronização do Processo
• Atualização do FMEA

> Controlar (Control)
• Desenvolvimento da estratégia de Controle
• Elaboração, implementação e atualização do Plano de Controle
• Atualização de procedimentos e planos de treinamento
• Análise de Abrangência/ Institucionalização das Lições Aprendidas
• Trabalho em equipe – papéis e responsabilidades
• Auditoria Escalonada (Layered Audit)

Público Alvo - Engenheiros de manufatura, processo, qualidade, técnicos e profissionais das áreas administrativas, como compras, PC&L, vendas, finanças etc., que desejam conhecer e utilizar a metodologia Seis Sigma para melhorar seus processos.


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Dinâmica Veicular
Dias 02 a 16 de abril – SP


Carga Horária - 24h

Instrutores –
Prof. Dr. Frederico Barbieri

Ementa - INTRODUÇÃO
Introdução à dinâmica veicular
Fundamentos de modelagem metemática
Sistemas de coordenadas

DINÂMICA LONGITUDINAL
Carregamentos dinâmicos nos eixos
Desempenho em aceleração
Aceleração limitada pela potência do motor
Aceleração limitada pela capacidade de tração
Desempenho na frenagem
Forças resistivas
Aerodinâmica
Resistência ao rolamento

DINAMICA LATERAL
Esterçamento em baixa velocidade
Esterçamento em alta velocidade
Equações de esterçamento – regime permanente
Velocidade característica
Velocidade crítica
Comportamento Sobre/Subesterçante
Levantamento dos gradientes de Esterçamento
Influência da suspensão na dinâmica lateral

DINAMICA VERTICAL
Noções Básicas De Vibrações (2DOF)
Modelo de ¼ de veículo
Descrição dos tipos de entradas de pista
Resposta em função do tempo
Resposta em função da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto


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Análise de Decisão utilizando Simulação de Monte-Carlo
Dias 04 e 05 de abril – SP


Carga Horária - 16h

Instrutores –
Prof. Luiz Pedroso

Ementa - Infelizmente planilhas são estáticas, elas não servem para prever o futuro e nem sabem lidar com as incertezas das variáveis que suas células representam. Quando você precisa prever o comportamento dos resultados esperados, fazer análise de cenários, medir a confiança nas suas decisões, que é a necessidade básica do fazer negócio das empresas a Simulação de Monte-Carlo é a ferramenta que dá esta capacidade às planilhas.

Este treinamento utilizará o software mais conhecido e vendido para executar a Simulação de Monte-Carlo, o Crystal Ball, que pode ser utilizado nos seguintes métodos de análise:

• Análise e quantificação dos Riscos nas decisões;
• Estimativa de Custos;
• Análise Financeira;
• Projetos de Seis Sigma;
• Pesquisa Operacional;
• Otimização;
• Gerenciamento de Projetos;
• Opções Reais;
• Qualidade;
• Análise Estatística;
• Análise Estratégica;
• Supply Chain.

Aumentar os lucros. Diminuir os custos. Reduzir o tempo de desenvolvimento. Medir o nível de confiança de uma decisão. Todo dia você se encontra frente a frente com estas situações. Cada uma destas decisões de negócio faz com que você avance ou impede o seu progresso. Você necessita de uma solução capaz de executar análises complexas de riscos e incertezas sobre uma gama de aplicações. Crystal Ball é o líder dos softwares baseados em planilhas para análise de decisão, simulação de Monte-Carlo, otimização e modelos de previsão. Com o Crystal Ball você consegue uma boa visão dos fatores críticos que produzem riscos e calcula a probabilidade (confiança) que você tem em atingir seus objetivos.

Se você necessita fazer análise de riscos de suas decisões ou conseguir mostrar o nível de confiança que poderá ser atingido com determinadas decisões, esta é a ferramenta e o treinamento que você precisa.

Este treinamento irá mostrar como desenvolver e estruturar seus modelos com planilhas para facilitar a simulação, eliminando problemas e criando modelos consistentes e flexíveis.

É um treinamento prático para capacitação na análise de risco em decisões utilizando o software Crystal Ball.

O treinamento irá mostrar, através de cases, as bases da Simulação de Monte Carlo, como desenvolver modelos no Crystal Ball, como analisar os resultados das simulações e principalmente como apresentar os resultados para seus clientes, gerentes, etc..

O treinamento é excelente para iniciantes no Crystal Ball e também para quem já conhece uma ótima oportunidade para melhorar seus conhecimentos e aprimorar suas técnicas de simulação.

Este treinamento irá:

- Relembrar conceitos básicos de estatística e simulação de Monte Carlo;

- Ensinar as habilidades básicas necessárias para utilizar o Crystal Ball;

- Mostrar como comunicar os conceitos/resultados de uma simulação;

- Dar um grande entendimento dos benefícios da análise de decisão utilizando-se de planilhas;

- Mostrar algumas técnicas e dar algumas dicas de como desenvolver modelos;

Como resultado deste treinamento você terá os seguintes benefícios:

• Obterá resultados rapidamente pelo uso do Crystal Ball;
• Aprenderá a pensar em nível de confiança;
• Aprenderá a comunicar os resultados de uma simulação;
• Desenvolver modelos de dados para utilização da organização;
• Incorporar a política de decisão nos modelos de simulação;
• Otimizar as decisões através da análise das incertezas e restrições.

Público Alvo -
- Gerentes de Projeto.
- Quem faz estudos/análise de viabilidade e empreendimentos.
- Tomadores de Decisão nas empresas.
- Analistas de Decisão.
- Todo executivo que necessita lidar com as incertezas e medir o nível de confiança nas decisões.


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Dinâmica da Propulsão Veicular
Dias 07 e 14 de abril – SP


Carga Horária - 16h

Instrutores –
Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Estudo do movimento retilíneo do veículo.
Forças trativas e resistivas.
Simulação dinâmica do desempenho.
Aceleração e partida em aclives.
Adequação do moto-propulsor ao veículo.
Determinação do consumo de combustível em ciclos padrão.
Análise de propulsores alternativos.


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Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna
Dias 09 e 16 de abril – SP


Carga Horária - 16h

Instrutores –
Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - - Aspectos da segunda lei na vida diária. Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Quantidade versus qualidade no dia-a-dia.
- Primeira e segunda lei da termodinâmica e sua aplicação na combustão
- A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
- Sistemas de injeção de combustível
- Sistemas de sobre alimentação de motores
- Energia e médio ambiente
- Sistemas de pós-tratamento das emissões
- Legislações de emissões

Público Alvo - Profissionais formados em curso superior e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em: aproveitamento de energia, combustão e emissões em motores de combustão interna.


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Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões
Dias 18 de abril a 01 de maio – SP


Carga Horária - 78h

Instrutores –
Profº. Ruy Blanco

Ementa - - 1º Módulo – Sistemas de Embreagens - (Dias das aulas: 18, 20, 25, 27 de abril e 04 de maio)
Ementa:
A ligação entra o motor e a transmissão é efetuada pela embreagem. Como elemento do Sistema de Força Motriz do veículo, a embreagem tem a função de estabelecer a conexão entre o motor e a transmissão manual, permitindo ligar e desligar a rotação do motor durante a passagem de marcha, levando o movimento para o resto dos componentes do sistema de força motriz.
Objetivo:
Se considerarmos o papel importante representado pela embreagem, esta disciplina proverá critérios de cálculo e seleção para o conjunto (platô e disco) da embreagem, sistema de acionamento. Adicionalmente, análise das características de amortecimento do disco com exemplos de aplicação.
Programa:
1.00 – Sistemas de Embreagens
1.10 – Nomenclatura da Embreagem
1.20 – Função da Embreagem
2.00 – Características Básicas da Embreagem
3.00 – Platô e disco da Embreagem
3.10 – Projeto dos Componentes da Embreagem.
4.00 – Sistemas de Controle da Embreagem.


2º Módulo – Sistemas de Transmissões - (Dias das aulas: 16, 18, 23, 25 e 30 de maio e 01 e 06 de junho)
Ementa:
A transmissão é uma necessidade imposta pela pobre adaptabilidade do motor de combustão interna. Como componente mais importante do Sistema de Força Motriz, a função básica da transmissão é converter o torque do motor para movimentar o veículo. Além de conversor de troque acima descrito, a transmissão tem outras funções não menos importantes, tais como aumentar ou reduzir a velocidade, auxiliar na partida e parada do veiculo e ter provisões para tomada de força para movimentar equipamentos e implementos.
Objetivo:
O objetivo precípuo desta matéria propõe-se dar ao aluno conhecimentos específicos de projeto da transmissão, bem como cálculo de componentes, princípios de funcionamento, tais como o controle da marchas e sistemas de engate.

Programa:
1.00 – Projeto da Transmissão Manual
1.10 – Exigências de Projeto
1.20 – Classificação
1.30 – Nomenclatura
2.00 – Projeto da Transmissão
3.00 – Engrenagens da Transmissão Manual
4.00 – Sistemas de Engate e Controle de Marchas

3º Modulo - Sistemas de Árvores de Transmissão - (Dias das aulas: 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de junho)

Ementa:
A ligação entre o motor e os componentes de acionamento dos veiculo sobre rodas é feita por meio da árvore de transmissão transversal ou longitudinal. Como componente do Sistema de Força Motriz dos veículos com tração dianteira ou traseira, a Árvore de Transmissão possui características próprias de projeto, ditadas por normas de segurança.
Objetivo:
O programa de ensino desta matéria visa dar ao aluno os critérios de projeto, cálculo das peças que compõem a Árvore de Transmissão com exemplos de aplicação.
Programa:
1.00 – Sistemas de Árvores de Transmissão:
1.10 – Exigências de Projeto da Árvore de Transmissão
1.20 – Arranjos da Linha de Transmissão
1.30 – Nomenclatura da Árvore de Transmissão
2.00 – Método de Projeto da Árvore de Transmissão
3.00 – Juntas Universais
4.00 – Projeto e Seleção da Junta Universal


4º Módulo - Sistemas de Eixos Motrizes - (Dias das aulas: 11, 13, 18, 20, 25, 27 de julho e 01 de agosto)

Ementa:
O eixo motriz é um dos componentes mais relevantes do Sistema de Força Motriz, constituindo uma especialidade mais valorizada na engenharia de projetos. Esse componente é utilizado em todos os veículos de tração traseira, tais como caminhonetes, caminhões, ônibus e veículos fora-de-estrada. Obrigatoriamente, o eixo deve portar um engrenamento angular constituído de um par de engrenagens hipoidais ou espirais cônicas responsável pelo movimento das rodas trativas. Além dessa função basilar, o eixo deve suportar parte da carga e prover efeito diferencial em virtude de diferença de rotação das rodas, quando o veículo estiver contornado uma curva.
Objetivo:
Em conseqüência da complexidade da matéria, abordaremos os critérios do projeto com roteiros de cálculo dos componentes externos e internos: a carcaça do eixo, engrenagens motrizes, engrenagens do diferencial e as semi-árvores. Durante o desenvolvimento do curso faremos exemplos de práticos cálculo das engrenagens motrizes e engrenagens do diferencial, bem como cálculo da semi-árvore.
Programa:
1.00 – Projeto do Eixo Motriz
1.10 – Exigências de projeto do Eixo Motriz
1.20 – Função do Eixo Motriz
1.30 – Classificação dos Eixos
2.00 – Método de Projeto do Eixo Motriz
2.10 – Seleção das engrenagens motrizes
2.20 – Seleção das engrenagens do diferencial
3.00 – Diferencial convencional
3.10 Funcionamento do diferencial
3.20 – Projeto do diferencial
4.00 – Projeto de seleção da Caraça do Eixo
4.10 – Seleção das carcaças do eixo
4.20 – Projeto da semi-árvore


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Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos
na Cadeia Automotiva
Dias 25 e 26 de abril – SP


Carga Horária - 16h


Instrutores –
Heymann A R Leite, Engenheiro Mecânico e Professor dos Cursos de Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Negócios Automotivos da Fundação Getúlio Vargas - FGV e Gestão Automotiva, no Centro Universitário da FEI. Professor de Gestão e Planejamento de Projeto de Produto do curso de especialização em Design da Mobilidade da FAAP. Ex-executivo das áreas de Desenvolvimento do Produto e Suprimentos da Ford e Autolatina. Ex-professor da cadeira de Tecnologia do Veículo na FEI. Organizador e co-autor do livro “Gestão de Projeto de Produto: A Excelência da Indústria Automotiva”, Editora Atlas, São Paulo, 2007 e “Pneumáticos, Desempenho em Veículos”, Ivan Rossi Editora, São Paulo, 1978.

Objetivo - - Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória da Metodologia de Planejamento e Gestão de Programas Automotivos em uma montadora de veículos. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos da Metodologia de Planejamento e Gerenciamento de Programas em Montadoras, entender seu paralelo com as práticas preconizadas pelo PMBOK do PMI. Distinguir os processos envolvidos no gerenciamento de projetos e conhecer as atividades do Desenvolvimento de Produto que suportam estes processos.

Público Alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos e profissionais envolvidos na execução projetos e com os processos de gerenciamento de projetos do desenvolvimento de produtos, planejamento, manufatura, compras e logística, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.


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FMEA – 4ª versão
Dias 25 e 28 de abril – São Carlos/Piracicaba


Carga Horária - 6h

Instrutores –
Dionis Morganti

Objetivo -Oferecer um completo conhecimento da ferramenta e da metodologia de elaboração de PFMEA. Compreender o impacto desta ferramenta no desenvolvimento de novos processos e produtos, bem como nas melhorias de processos correntes.

Ementa - Já foi constatado que mais da metade das campanhas realizadas pelas montadoras poderiam ter sido evitadas se houvesse um melhor desenvolvimento de produto e processo. Isto significa que as ferramentas do APQP têm ganhado importância nos novos projetos e o FMEA é chave para um bom desenvolvimento de produto/processo com ótimos indicadores de qualidade.

Tópicos:
• Aprenda os conceitos básicos do FMEA.
• FMEA – Ferramenta de prevenção e melhoria contínua.
• Escopo de um FMEA.
• Aprenda as melhores práticas na ferramenta.
• Avalie os riscos potenciais e recomende ações preventivas.
• Exercite os conceitos com um caso prático.


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Workshop de Liderança e Gestão de Pessoas
Dias 28 e 29 de abril – São Carlos/Piracicaba


Instrutor – Celina Freitas

Ementa - Conteúdo Programático:

•O Contexto de negócio e os desafios da liderança
A evolução do pensamento e das práticas de gestão de pessoas

•Papel da liderança: a gestão do clima organizacional e do desempenho da equipe
Equilíbrio entre tarefa e relacionamento (orientação para resultados + orientação para pessoas)

•Dimensões da Liderança
Motivação, Delegação, Administração de Conflitos

•O Ciclo de gestão de pessoas
Contratando metas
Apoiando o desenvolvimento da equipe
Dando Feedback

•De volta ao trabalho: Criando seu “Plano de Ação” como Líder

Público Alvo - Engenheiros e técnicos recém-promovidos a posições de gestão de pessoas; profissionais ocupando posições de média gerência interessados em aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.







Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade - jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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