Treze equipes, num total aproximado de 200 universitários de Engenharia, do Interior de São Paulo, já estão com os carros prontos para a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. Ao todo, a competição reunirá 67 equipes, de 59 instituições de ensino, de 14 Estados e Brasília (ver lista).
Os testes nos 13 veículos do interior de São Paulo já começaram em 11 instituições de ensino de Araras, Bauru, Campinas, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Piracicaba, São Carlos e Sorocaba.
Promovida pela SAE BRASIL, a competição desafiou 1,2 mil universitários a projetarem e construírem carros off road para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra cheia de obstáculos e muito barro. Assim, cumprimento ao regulamento, criatividade e determinação são essenciais para vencer a competição.
SÃO CARLOS - Hexacampeã em 2008, a Escola de Engenharia de São Carlos da USP será representada pelas equipes EESC USP 1 e EESC USP 2. Alta performance, eficiência e confiabilidade caracterizam os projetos das duas equipes, adeptas a muita inovação. Já em fase de montagem, os carros pesam entre 147 kg e 150 kg e atingem quase 59 km/h. Manter a tradição de vitória, desenvolver habilidades de trabalho em grupo e vivenciar problemas reais de engenharia é o objetivo dos 28 integrantes. “A nossa escola foi campeã na SAE Baja Regional Sudeste 2010 e vamos repetir o desempenho em Piracicaba”, avisa Vinícius Lima Hurtado, capitão da equipe EESC USP 1.
VALE DO PARAÍBA - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos, também será representado por duas equipes: ITA Mach Baja 1 e ITA Mach Baja 2, com 12 integrantes ao todo. Assoalho em honeycomb (material composto que ajuda a dar leveza e resistência à estrutura do veículo) e o uso de freio em ADI (material de alto desempenho) são algumas das novidades nos dois veículos, que pesam entre 160 kg e 180 kg e atingem até 55 km/h. “Apesar da falta de tempo, por causa das provas, estamos com boa expectativa na competição, porque vamos com carros confiáveis e competitivos”, afirma Guilherme Augusto Bueno Mancilha, capitão da equipe ITA Mach Baja 1, que já realiza testes finais.
ARARAS - Formada por 31 alunos do Centro Universitário Hermínio Ometto, de Araras, a equipe Bajarara é estreante na competição nacional. Para tentar garantir boa participação, a equipe investiu na redução das dimensões e peso do chassi e uso de materiais mais leves e resistentes, como policarbonato, na construção da carenagem, além de caixa de mudança de marchas que permite optar pelo torque/velocidade conforme a prova executada. “Estamos adquirindo experiência no Projeto SAE Baja, utilizando soluções já testadas por outras equipes e pelo mercado”, conta o capitão Murilo Valentim Augusto de Campos.
COMPETIÇÃO - No final da competição, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, entre 26 e 29 de maio deste ano, em Pittsburg, Kansas, EUA, onde participam mais de 90 times de diferentes países e o Brasil acumula quatro vitórias.
Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar apoios e patrocínios para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.
Segundo o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, as indústrias buscam cada vez mais novos talentos no ambiente competitivo e saudável da Competição Baja SAE BRASIL, cujo mérito é complementar a formação do futuro engenheiro. “É notório como a participação em projetos estudantis desta magnitude influencia na hora em que um currículo é examinado pelas empresas”, ressalta Robson Galvão.
17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
67 equipes inscritas
CENTRO-OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)
Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 60)
NORDESTE
Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 27)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 31)
Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 40)
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing (carro 55)
Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipes UFPBaja Imensurável e UFPBaja Inexorável (carros 14 e 15)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 52)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Ciser Parahybaja (carro 36)
Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 9 e 10)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco Cavalo e Corisco Vingador (carros 19 e 20)
Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 26)
Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 51)
SUDESTE
São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara (carro 62)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 63)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 6 e 7)
Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC )– equipe FAC Quadrilha B. (carro 59)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 37)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes Ita Mach Baja 1 e Ita Mach Baja 2 (carros 43 e 44)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – equipe Nitro Baja Racing (carro 17)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Bauru – equipe PAC Baja Unesp (carro 48)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 16)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 38)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 49)
Grande São Paulo – (8 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (Dipton) e FEI Baja 2 (Zaya) (carros 1 e 2)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Titan e Poli Ciser Fenix (carros 3 e 39)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 46)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 51 (carro 53)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 4 e 5)
Minas Gerais – (5 equipes / 5 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 8)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 54)
Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Komiketo Baja SAE (carro 22)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 50)
Centro Universitário UNA campus Raja – equipe Una Monster BH (carro 58)
Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carro 11)
Rio de Janeiro (8 equipes /8 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja (carro 35)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipe Aedbaja (carro 34)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja UERJ (carro 66)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 41)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runner (carro 47)
Instituto Politécnico do Rio de Janeiro – equipe Beirute Baja SAE (carro 33)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 57)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe PUC Rio Baja SAE (carro 67)
SUL
Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Tupy Ilhéu e UFSC Tupy Uiraçu e (carros
12 e 13)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 24)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Univille Baja (carro 45)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Velociraptor (carro 28)
Rio Grande do Sul (7 equipes / 7 instituições)
Universidade Regional Integrada (URI) – equipe UriBaja (carro 42)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 18)
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê (carro 23
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 56)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – equipe Panambaja (carro 64)
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja (carro 21)
Paraná (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 32)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Pontifícia Universidade Católica / PUC PR – equipe CW Baja (carro 61)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 65) |