Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/10/2010
Yakult convida pesquisador da USP para simpósio no Japão

Médico Alfredo Elias Gilio desenvolve linha de pesquisa no Hospital Universitário e busca mais informações sobre a ação benéfica dos probióticos na recuperação da microbiota de crianças com diarréia

A Yakult Honsha promove, nesta semana, eventos técnico-científicos que reúnem cientistas e pesquisadores de várias partes do mundo para discutirem no Japão ações relacionadas aos benefícios dos probióticos para a saúde. Durante a programação haverá a Shirota Conference, a Reunião Mundial de Sciences Advisors – colaboradores científicos para a empresa – e o Simpósio Internacional da Flora Intestinal, cujo tema neste ano é voltado para a saúde e a microbiota das crianças.

O convidado da filial brasileira da Yakult neste ano é o pediatra Alfredo Elias Gilio, diretor da Divisão de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-FMUSP) e coordenador do Centro de Imunizações do Hospital Israelita Albert Einstein.

O médico, que desenvolve pesquisas relacionadas à ação dos probióticos L. casei Shirota, exclusivos da Yakult, na recuperação da microbiota intestinal de crianças com diarreia submetidas à antibioticoterapia, seguiu para o Japão para participar dos eventos como colaborador científico. “Estou muito animado com esta oportunidade única, porque estarei em contato com pesquisadores japoneses que estudam muito a ação dos probióticos, além de compartilhar informações com cientistas de outros países”, destaca o médico.

Alfredo Elias Gilio ressalta que já há resultados muito consistentes com relação à ação benéfica dos probióticos para diminuir as alterações da microbiota quando o paciente precisa ser medicado com antimicrobianos. O trabalho do médico é realizado com crianças da periferia do bairro do Butantã, em São Paulo, há 10 anos.

Além de participar dos eventos, Alfredo Elias Gilio terá a oportunidade de conhecer a principal fábrica da Yakult, localizada em Fuji Susono, e vai visitar o Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia da Yakult Honsha, localizado em Tóquio.

A Yakult – Neste ano, a matriz japonesa da Yakult comemora 75 anos de existência. A empresa foi fundada no Japão em 1935, pelo médico e pesquisador Minoru Shirota. Após anos de pesquisas, o médico conseguiu isolar um microrganismo benéfico do intestino humano, classificado posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A descoberta deu origem ao leite fermentado com probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da Yakult.

Desde o início de suas atividades, a Yakult sempre manteve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém um Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A empresa chegou ao Brasil em 1966 e, em 1968, começou a fabricação do leite fermentado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Em 1999, a Yakult inaugurou a mais moderna fábrica da empresa, em Lorena. No mundo, 28 milhões de frascos de leite fermentado Yakult são consumidos diariamente. A fábrica de Lorena produz média de 2,1 milhões de frascos de leite fermentado Yakult diariamente. Para outras informações acesse o site da Yakult – www.yakult.com.br




Mais informações à imprensa:
Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4432-4000
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone – (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) -- 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil -- que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308