Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/10/2010
SESC São Caetano apresenta Entoada Nordestina, gratuita

Filmes e documentário compõem a Mostra de Cinema e Vídeo, onde o nordeste é o tema central com o seu folclore, histórias e personagens

A luta de um imigrante que chega a São Paulo. As imagens do semi-árido sertão. Uma fábula na qual a estrela é uma macaxeira mágica e um vale repleto de poetas e cordelistas. Até 23 de outubro, o Nordeste, um dos mais ricos e fascinantes cenários do Brasil, invade as telas da II Entoada Nordestina, no SESC São Caetano e no Bosque do Povo, também em São Caetano. A entrada para a Mostra de Cinema e Vídeo, promovida em parceria com a Prefeitura do município, é gratuita.

A II Entoada Nordestina retrata, em torno dos quatro filmes, movimentos populares e tradições da cultura do Nordeste. Há espaço para filmes de crítica social, animação, documentário e até uma espécie de road-movie pelo sertão. Uma verdadeira homenagem e reconhecimento à comunidade nordestina.

A programação começa nesta quarta-feira (20), às 20h, com o filme O HOMEM QUE VIROU SUCO (Brasil, 1980, drama). Premiado nacional e internacionalmente, o longa-metragem conta a história de Deraldo (José Dumont), poeta popular recém chegado do Nordeste a São Paulo.

A luta pela sobrevivência na capital paulista ganha contornos dramáticos quando o artista é confundido com um operário que mata o patrão. A resistência do poeta diante de um mundo novo e da sociedade que o oprime tornou-se um marco premiado nacional e internacionalmente para discutir a migração nordestina. Para maiores de 16 anos

ASPIRINAS E URUBUS – Na sexta-feira (22)), também às 20h, é a vez de adentrar o sertão na companhia de um sertanejo e de um alemão fugitivo da Segunda Guerra Mundial. Em Cinemas, Aspirinas e Urubus (Brasil, 2005, Drama), Johann (Peter Ketnath) dirige por trechos da Paraíba rodeados pela seca e a miséria para vender aspirinas. Ao seu lado, Ranulpho (João Miguel), um sertanejo que lhe pede carona em busca de trabalho.

Ao longo da jornada, uma série de encontros e descobertas. Para Johann, nada é pior e mais devastador do que a guerra. Já para Ranulpho, nada assusta mais do que o sertão. Na viagem pelo interior da Paraíba, a dupla exibe filmes de propaganda sobre a aspirina, a pessoas que nunca foram ao cinema. Para maiores de 14 anos.

JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA - No sábado (23), a II Entoada Nordestina acontece no Bosque do Povo, das 10h às 23h. E com diversas exibições ao longo do dia, abre espaço para um documentário que é um verdadeiro registro histórico nacional, além de aguçar a imaginação infantil.

Quem nunca se encantou com a história de João e o Pé-de-Feijão? Em uma versão com um jeito bem mais brasileiro, o curta-metragem Josué e o Pé de Macaxeira (Brasil, 2009, animação) nos leva para um universo repleto de cenários, músicas e personagens tipicamente nordestinos.

O filme conta a fábula de um menino que troca seu burro de estimação por uma macaxeira mágica. O resultado de tanta criatividade é uma viagem pela música e o folclore nordestino. O curta ganhou o prêmio de Melhor Animação Brasileira pelo Júri Popular no Anima Mundi. Livre.

VALE DOS POETAS - O público confere, também no dia 23, o filme Vale dos Poetas (Brasil, Documentário, 2002). É um retrato do Sertão de Pajeú, região onde nasceram grandes poetas como Antonio Marinho, Cacão, Lourival Batista e Rogaciano Leite. Em comum nos versos e trovoadas dos escritores, a natureza da região como fonte inspiradora para artistas que se exibem em feiras, bares e praças de São José do Egito, em Pernambuco. Livre.

ENTOADA NORDESTINA

Locais: SESC São Caetano, Rua Piauí, 554, Santa Paula – São Caetano do Sul
Bosque do Povo, Estrada das Lágrimas, 320, bairro São José, São Caetano do Sul.
Entrada gratuita.

Quarta-feira, 20 de outubro, às 20h – O Homem que Virou Suco (recomendado para maiores de 16 anos) – no SESC São Caetano.
Sexta-feira, 22 de outubro, às 20h – Cinemas, Aspirinas e Urubus (recomendado para maiores de 14 anos) – no SESC São Caetano.
Sábado, 23 de outubro, das 10h às 23h- Josué e o Pé de Macaxeira e Vale dos Poetas (livre) – no Bosque do Povo.
Informações: (11) 4223 8800, www.sescsp.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435.0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308