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 Release
13/10/2010
Equipes do Nordeste avançam na Competição SAE BRASIL AeroDesign

Dez equipes da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participam da competição, de 21 a 24 de outubro, em S.J. dos Campos/SP

Continua a crescer a participação do Nordeste na Competição SAE BRASIL AeroDesign, que este ano será realizada de 21 a 24 de outubro, novamente no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Dez equipes de universitários da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte inscreveram projetos na competição de engenharia da SAE BRASIL. É a terceira maior participação, depois do Sudeste e Sul. Em, 2009 foram nove equipes inscritas e em 2008 cinco.

Ao todo, 96 equipes estão inscritas na competição (91 em 2009), num total de 1,3 mil estudantes, que projetaram, construíram e agora testam aeronaves rádiocontroladas para a competição. As equipes representam 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia, sendo nove estrangeiras.

As 10 equipes do Nordeste também se empenham em buscar soluções tecnológicas para tornar os projetos mais competitivos. A equipe Zeus, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), investe num monoplano da Categoria Regular com asa alta trapezoidal, em madeira balsa e paparaúba (típica da região), alumínio, nylon e filme termo retrátil. “Esses materiais são de fácil aquisição e baixo custo, leves e resistentes”, justifica Edilberto Teixeira, capitão da equipe, com 11 estudantes, que espera ficar entre as primeiras 10 colocadas na classificação geral da categoria.

O avião da equipe Zeus pesa 4,5 kg e foi projetado para transportar 9 kg de carga. O Maranhão será representado também pela equipe Guará, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Estreante em 2009 e com boa classificação geral (39º lugar), a equipe Aerojampa, da Universidade Federal da Paraíba, projetou um monoplano, com flaps, pois contribuem para aumentar a sustentação da asa e realizar decolagens mais curtas. Construída em tubo de carbono, placas de fibra de vidro e madeira balsa, a aeronave também Categoria Regular pesa 3,5 kg e pode transportar até 9,5 kg de carga.

O Projeto AeroDesign é aplicação prática de disciplinas na universidade e uma janela para o futuro profissional da equipe. “É o início da nossa promissora carreira, porque trabalhamos como se estivéssemos numa empresa, com regras e cronogramas”, comenta Luiz de Almeida, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica e o capitão da equipe Aerojampa.

O Nordeste será representado por duas equipes da Classe Micro: a equipe Agrupa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; e a Car-Kará Micro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esta ganhadora da menção honrosa ‘Maior Peso Carregado’, na categoria em 2009, com 1.165 kg. A UFRN também participa com equipe na Classe Aberta, a Car-Kará Open, bicampeã brasileira e campeã mundial.

A região será representada ainda pelas equipes Parahyasas, da Universidade Federal de Campina Grande (PB); Urugan, da Universidade Federal da Bahia; Aeromec, da Universidade Federal do Ceará; e Mandacaru UFPE, da Universidade Federal de Pernambuco.

Categorias – Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Na categoria, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta categoria é a única a permitir a presença de pós-graduandos entre os integrantes da equipe.

Para participar da competição, as equipes foram desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por gabaritado time de engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br /eventos/aerodesign2010/

Ao final, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde acumula histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Para o presidente da SAE BRASIL, engenheiro Besaliel Botelho, o Projeto SAE BRASIL AeroDesign é um celeiro de talentos da engenharia aeroespacial brasileira. “A competição é palco para os jovens futuros engenheiros aeronáuticos demonstrarem seu potencial e sua capacidade para desenvolver projetos inovadores no setor”, ressalta Botelho, ao completar que a competição é utilizada como oportunidade para recrutamento de futuros engenheiros pelas grandes empresas da área.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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