Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/10/2010
SAE BRASIL 2010 abre nesta 3ª feira com as tecnologias dos carros de amanhã

Caro pauteiro,

Começa amanhã, dia 5, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 19ª edição do Congresso SAE BRASIL 2010, a maior vitrine de debates e de tecnologias da mobilidade da América Latina. Na área de exposição do evento, que vai até dia 7 (quinta-feira) e é aberta ao público, o visitante encontrará estandes das principais marcas do setor automotivo, com os seus últimos desenvolvimentos tecnológicos, a grande maioria ainda desconhecida no Brasil.

Essas inovações chegam em boa hora. O mercado automotivo passa por expressivo crescimento em vendas e produção e a previsão é que esse cenário positivo avance ainda mais. O bom momento também é favorável para a entrada de novas marcas no País. Por isso, o setor automotivo se prepara para enfrentar forte competitividade e a grande aposta é em inovação.

Assim, as novas tendências do setor automotivo apontam para tecnologias verdes, com maior aplicação do alumínio e do plástico no carro, novas propostas de conectividade, mais conforto e segurança para o usuário, forte redução no tamanho de peças e componentes, e softwares que encurtam o tempo de desenvolvimento de produtos e ao mesmo tempo previnem falhas na produção dos veículos.


Algumas novidades que rendem imagens:

Carro sustentável - Carro-conceito em movimento no estande. É 100% elétrico e feito com plástico reciclável, componentes injetados reforçados com fibras naturais, janelas e teto em plástico e acabamento com carpete feito a partir de garrafas PET inutilizadas. Estande da Plascar.

Roda de plástico para automóveis - Em plástico reciclável de alta performance é 30% mais leve que as rodas de liga leve. Também permite a liberdade de design, ou seja, a criação de formas arrojadas e desenhos sem restrição de geometria pelas montadoras. A roda é também reciclável e utilizada para outras aplicações na indústria. Estande da Plascar.

Carro com fiação elétrica 100% em alumínio - Tecnologia inovadora no setor. Desde a invenção dos carros, a fiação elétrica é em cobre. No entanto, os cabos de alumínio pesam 48% menos que os de cobre e possibilitam redução de até 30% na parte eletroeletrônica total do veículo, com menor consumo de combustível. Todas as funções elétricas do veículo podem ser acionadas para demonstração. Estande da Delphi.

Veículo que ensina o motorista a dirigir de maneira ecológica – O Fiat Cinquecento traz um sistema que auxilia o condutor a dirigir sem agredir o meio ambiente. O carro vem equipado com GPS que orienta sobre troca de marchas, aceleração, trajetos mais curtos etc, ou seja, maneiras corretas de dirigir que reduzem o consumo de combustível e consequentemente a emissão de poluentes. Tecnologia pela primeira vez apresentada no Brasil. Estande Magneti Marelli.

Nova geração de rádios AM/FM de alta conectividade - Com leitor multimídia, entrada USB, dispositivos DVD, iPod e wireless, disponível no mercado norte-americano. Possibilita o acompanhamento em tempo real da situação do trânsito nos trajetos onde houver câmeras instaladas. No estande, o visitante poderá digitar endereço americano no painel do veículo e visualizar o tráfego no local em tempo real. Estande da Visteon.

Painel reconfigurável - Permite proprietários de carros personalizarem a disposição das informações no painel de instrumentos do veículo, conforme a sua conveniência. Haverá demonstração interativa. Estande da Visteon.

Sistema que executa manobra no estacionamento – O Park Assist efetua a manobra de estacionamento do veículo sem interferência do motorista, que apenas controla a velocidade pelo pedal do freio. Exibição no modelo Tiguan, da Volkswagen, com a tecnologia. Visitantes poderão fazer o test-drive do veículo. Estande da Volkswagen.

Sistema que imobiliza a porta na posição deixada pelo motorista - Abrir a porta em ruas íngremes não será mais problema nos carros de amanhã. Tecnologia permite o travamento das portas na posição deixada pelo motorista, evitando desconforto de um fechamento involuntário no momento de entrar ou sair, e também na prevenção de acidentes. O funcionamento do sistema pode ser conferido pelo visitante. Estande da Brose.

Cinto de segurança que se adapta ao tamanho e peso de cada usuário – Grande inovação na área de segurança. O cinto Self-Adaptive Load Limiter (SALL) adapta automaticamente ao tamanho e peso de cada passageiro e, em eventuais choques e colisões, permite níveis diferentes de bloqueio, de acordo com as características dos passageiros. Estande da TRW.

Programa Eletrônico de Estabilidade – próximo passo depois dos freios ABS em termos de segurança ativa. Estará exposta a última versão da tecnologia, lançada recentemente na Europa, que corrige automaticamente a trajetória do veículo em manobras bruscas de emergência, freando as rodas e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade. Estande Bosch.

Câmbio DSG – enquanto uma das embreagens funciona em determinada marcha, a outra está engrenada com a marcha subsequente, porém inativa. Assim que solicitada, a próxima marcha entra automaticamente minimizando interrupções de potência. O sistema apresenta cerca de 20% de redução de emissões quando comparado com o câmbio automático convencional. No estande, o visitante poderá simular a troca de marchas num volante e acompanhar numa tela como funciona a troca de marchas. Estande da Volkswagen.

Automação - ferramenta para automação sem toque que digitaliza as peças para o desenvolvimento de protótipos. O braço de robô é usado em montadoras na Europa, EUA, e no Brasil pela Volkswagen Anchieta. Estará em operação no evento. Estande da Robtec.

Impressora 3D - produz a peça virtual jateando diversos tipos de resina (como numa impressora jato de tinta). O objetivo é, ainda na fase de protótipo, prevenir falhas na produção de peças e componentes e acelerar o desenvolvimento de produto. O equipamento, de tecnologia israelense, será exibido em funcionamento. Estande da Sycad.

Quando – 5 a 7 de outubro de 2010
Exposição – dias 5 e 6, das 12h às 20h30, e dia 7, das 12h às 19h30
Onde – Pavilhão Azul Expo Center Norte – av.José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP
Informações – www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2010/



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921 – 9658-5828



 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308