Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Credenciamento imprensa até o dia 28/09
CLIQUE AQUI para efetuá-lo

 Release
23/09/2010
Qualificação profissional de engenheiros no Brasil é tema do Congresso SAE BRASIL 2010

Hiroshi Shimizu, da universidade japonesa Keio, criador do carro elétrico Eliica, estará no painel Educação de Engenharia dia 6 de outubro, no Congresso SAE

‘Indústria da Mobilidade em Busca de Profissionais Qualificados’ é o tema do painel Educação em Engenharia do 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE BRASIL (5 a 7 de outubro, Expo Center Norte). Serão três as apresentações desse painel, no dia 6 de outubro, a partir das 12h30, com a abertura de Andrew Brown Jr., presidente da SAE International, diretor executivo e tecnologista-chefe da Delphi Corporation.

Entre os palestrantes, estará Hiroshi Shimizu, professor da Keio University, presidente e CEO da SIM-Drive (empresa japonesa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos). Shimizu é o criador do Eliica (Eletric Lithium-Ion Car), carro elétrico com bateria de lítio e 300 km de autonomia entre as recargas.

Nei Soma, professor do ITA e diretor de Engenharia III da CAPES, participará com apresentação sobre os programas de pós-graduação no Brasil. O painel terá ainda Flávio Campos, diretor de Eletrônica Veicular da Delphi, falando sobre as necessidades apontadas pela indústria na formação de engenheiros.

No painel haverá também a apresentação dos três melhores trabalhos técnicos de estudantes do ensino médio e superior, que serão premiados – o primeiro colocado receberá bolsa de estudo do Instituto Mauá de Tecnologia (graduação, se for estudante de ensino médio e pós-graduação ou MBA se do ensino superior) e os 2º e 3º colocados um curso livre da SAE BRASIL.

Vencedores - O 1º lugar entre os trabalhos estudantis ficou com Carlos Alexandre de Almeida, do curso de Engenharia Elétrica das Faculdades Integradas Torricelli (SP), autor principal do trabalho ‘Substituição dos Relês e Fusíveis Automotivos por um Sistema Microcontrolado e com Redundância’. Trata-se de um sistema eletrônico capaz de substituir o atual conjunto relê/fusível, que supre a corrente necessária para os barramentos de circuitos dos automóveis conforme especificações das montadoras. O sistema monitora o barramento identificando a diferença de picos de corrente e se desliga antes de um curto circuito.

‘Hibridização de Colhedoras Convencionais’ foi o 2º colocado. O projeto, cujo autor principal é o estudante do curso de Engenharia Mecânica, Marcos Werner, da Faculdade Horizontina (RS), mantém o sistema de separação axial de grãos em um mesmo rotor, diferenciando apenas o saca-palhas que é substituído por dois rotores, os quais por suas características funcionais possibilitam capacidade maior de separação de grãos, tornando a operação mais rentável para o agricultor.

O 3º lugar, ‘Chicotes Ópticos automotivos – Viabilidade Técnica e Econômica’, de José Carlos de Castro Jr., estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Bandeirante (SP), propõe o uso de fibra óptica na fabricação e montagem de chicotes para acionamento de sistemas de alta potência no veículo (luzes, motores elétricos e aquecedores resistivos), que oferece redução de custos de fabricação, processos e logística em relação aos atuais chicotes elétricos de cobre, além de melhorar a segurança e reduzir a massa no veículo.

Para Demétrio Baracat, diretor do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2010, a participação dos estudantes é um estímulo à formação de futuros profissionais da engenharia, além de facilitar à indústria a identificação de talentos.

Congresso - Com o tema 'Competências da Engenharia Brasileira para a Mobilidade do Futuro', o Congresso SAE BRASIL 2010 terá a apresentação de 140 trabalhos técnicos inéditos relacionados a produtos e processos da indústria da mobilidade, desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior.

Haverá, ainda, 20 painéis nas áreas de veículos de passeio e comerciais, tecnologia da informação, máquinas agrícolas e de construção, ferroviário, aeroespacial, gestão, educação de engenharia, duas rodas e manufatura. Veja a programação: http://www.saebrasil.org.br/programa_preliminar/grade_impressao.asp

O Congresso SAE BRASIL 2010 ocupará uma área de mais de 10 mil m², que abrigará também a Exposição Tecnológica, com 136 estandes de produtos e serviços evidenciando o estado da arte de tecnologia, que no futuro estarão nas ruas.

Egon Feichter, presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, afirma que o encontro é uma oportunidade única para os profissionais e estudantes de engenharia se atualizarem sobre os últimos desenvolvimentos do setor. “O Congresso permite a interação e intercâmbio técnico de informações entre empresas e profissionais da área, envolvidos com as últimas pesquisas, produtos, tecnologias e serviços”, destaca Egon Feichter, que é vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

Congresso SAE BRASIL 2010
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 Horário: das 12h às 20h30
Painel Educação de Engenharia - Data: 6 de outubro, das 12h30 às 14h30
Local: Expo Center Norte - rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo, SP



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308