Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/08/2010
Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel traz tendências tecnológicas e perspectivas energéticas

Painéis e debates com expoentes da indústria e da área de combustíveis estão na pauta para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Curitiba

Em dois dias de apresentações - 31 de agosto e 1º de setembro - e debates com empresas líderes de mercado na cadeia de produção automotiva e na área energética, a programação do 7º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel trará uma visão setorial explorando tendências em tecnologia de veículos, máquinas e motores, viabilidade de soluções para uso de combustíveis alternativos e sustentáveis, perspectivas econômicas e energéticas para o Brasil e a América Latina e o desenvolvimento de competências do profissional do futuro.

Com o tema ‘Diesel: a Energia que Movimenta o Planeta’, o fórum anual será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, PR (rua Profº Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), e desta vez sob o comando de Franco Ciranni, diretor superintendente da FPT para o Mercosul. Organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL, o encontro espera reunir mais de 300 profissionais do setor automotivo.

No dia 31 haverá dois painéis com duas apresentações cada. Octavio de Barros, diretor de Pesquisa Econômica do Bradesco, abrirá o painel ‘Cenários Econômico e Energético para o Brasil e a América Latina’, para explorar as tendências de crescimento econômico e seu impacto na cadeia de produção, serviços e comércio.

Já o economista Eduardo Luiz Correia, da Estratégia Corporativa da Petrobras, falará sobre matriz energética e como a empresa se prepara para atender as evoluções de demanda em cada tipo de combustível. A mediação será de José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.

No painel, ‘Motores Diesel Veiculares para um Mundo Sustentável’, Denis Holzmann, especialista em Powertrain da Volvo, mostrará o programa europeu para uso de 20% de combustíveis alternativos e sustentáveis a partir de 2020. Em seguida, Massimo Siracusa, vice-presidente mundial de Programas da Fiat Powertrain Technologies da Itália, fará uma revisão das tecnologias já aplicadas nos motores Diesel e as principais tendências de desenvolvimento.

No dia 1º, o painel ‘Tendências Tecnológicas de Máquinas Agrícolas e de Construção’, terá Gyorgy Henyei Jr., gerente de Operações de Produção da Caterpillar, sobre a visão da empresa na produção de máquinas de construção para um mundo sustentável. E, ainda, Eduardo Martini, engenheiro de Planejamento do Produto da John Deere, que falará sobre como reduzir o impacto ambiental de máquinas agrícolas. Luis Chain Faraj, gerente executivo de Marketing e Engenharia de Clientes da Cummins, contribuirá ao falar sobre as tendências de adoção de legislação de emissões para os veículos off-highway.

'Soluções em combustíveis alternativos para motores ciclo Diesel’ é o tema do quarto painel, com Silvia Velázquez, pesquisadora do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), que falará sobre testes de motores Diesel utilizando etanol aditivado e perspectivas de ampliação da frota de ônibus a etanol na capital paulistana, avaliando sua viabilidade. Na seqüência, Leonardo Vecchi, chefe da área de Desenvolvimento de Produtos da Bosch, falará de soluções dual-fuel com gerenciamento eletrônico que reduzem o custo operacional e de emissões de poluentes em motores diesel/GNV e diesel/etanol.

Guilherme Wilson, gerente de Operações da Mobilidade Urbana da Fetranspor, também participará com relato de experiências no transporte do Rio de Janeiro e as perspectivas de uso comercial. Ainda no painel, Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyris, abordará a experiência da empresa no desenvolvimento do Diesel a partir da cana de açúcar.

Ivan Witt, sócio-presidente da Steer Recursos Humanos, abrirá o último painel - ‘Desafios para o profissional do futuro’ – sobre a influência do perfil pessoal, atitudes, network e formação complementar na carreira do engenheiro, seguido de debate entre o palestrante e Gábor Deák, presidente da Delphi para a América do Sul, Carlos Morassuti, diretor de RH da Volvo e Gilberto Leal, gerente de Engenharia da Mercedes-Benz.

O engenheiro Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel traz à discussão as competências e desafios da engenharia da mobilidade brasileira para aumentar a competitividade de nossa indústria no cenário global. “A entidade leva para a comunidade da engenharia da mobilidade assuntos pertinentes ao aperfeiçoamento tecnológico do setor, proporcionando importante meio de troca de experiências e ampliação dos conhecimentos”, ressalta o Besaliel Botelho.

PROGRAMAÇÃO


31 de agosto

13h – Abertura com Franco Ciranni, diretor superintendente da FPT para o Mercosul e chairman do Fórum.

13h15 - Painel 1 – CENÁRIOS ECONÔMICO E ENERGÉTICO PARA O BRASIL E AMÉRICA LATINA
Palestras: ‘O ambiente econômico global e o papel das novas locomotivas’/ ‘O Brasil: a nova potência líder regional’, com Octávio de Barros, diretor de Pesquisa Econômica do Bradesco; e ‘A demanda energética no Brasil e na América Latina’, com Eduardo Luiz Correia, economista e consultor da área de Estratégia Corporativa da Petrobras. Mediação: José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.

15h30 – Painel 2 – MOTORES DIESEL VEICULARES PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL
Palestras: ‘Viabilizando 20% de combustíveis alternativos sustentáveis no mercado europeu de transportes em 2020’, com Denis Holzmann, engenheiro Powertrain da Volvo; e ‘Desenvolvimento da tecnologia diesel para motores leves e inovações no sistema Multi JetII, com Massimo Siracusa, vice-presidente mundial de programas da Fiat Powertrain Itália. Mediação: (a definir)

1º de setembro

8h30 – Painel 3 - TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO. Palestras: ‘Máquinas Agrícolas para um Mundo Sustentável’ – Eduardo Martini, engenheiro de Planejamento do Produto da John Deere; ‘Off-highway: propostas de legislação para emissões no Brasil, com Luis Chain Faraj, gerente executivo de Marketing e Engenharia de Clientes da Cummins; e ‘Máquinas de construção para um mundo sustentável’, com Gyorgy Henyei Jr., gerente de Operações de Produção da Caterpillar. Debate: ‘Emissões para off-highway no Brasil e América Latina’, mediado por Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi Automotive Systems.

11h – Painel 4 - SOLUÇÕES EM COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS PARA MOTORES CICLO DIESEL
Palestras: ‘As experiências em São Paulo com etanol aditivado’, com Silvia Velázquez, pesquisadora do IPT/Cenbio; ‘Avaliação das Tecnologias para uso de Combustíveis Alternativos no sistema de transporte do Rio de Janeiro’, com Guilherme Wilson, gerente de Operações da Mobilidade Urbana da Fetranspor; ‘Princípios e resultados do Diesel de Cana de Açúcar’, com Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyris; e ‘Resultados em Motores Dual Fuel para Diesel-GNV e Diesel-Etanol’, com Leonardo Vecchi, chefe da área de Desenvolvimento de Produtos da Bosch. Coordenação: Domingos Carapinha, gerente de Performance e Emissões da MWM International.

14h – Painel 5 – DESAFIOS PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO - palestra - ‘O Diferencial das Redes Sociais, Perfil Social, Atitude, Especialização e Mestrado’, com Ivan Witt, sócio-presidente da Steer Recursos Humanos.
Debate: O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO FUTURO, com Gábor Deák, presidente da Delphi para a América do Sul, Carlos Morassuti, diretor de RH da Volvo, Gilberto Leal, gerente de Engenharia da Mercedes-Benz, e Ivan Witt (Steer). Mediação do jornalista Paulo Braga.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308