Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/09/2010
Carros leves, eficientes, ‘verdes’ e... a combustão

Por Jomar Napoleão da Silva*

Com o aquecimento global, aumento de poluição, falta de espaço e esgotamento das reservas de matérias-primas, o setor automotivo precisa aumentar a eficiência de seus produtos, reduzir o uso de materiais e oferecer soluções mais amigáveis do ponto de vista energético e ecológico. O ideal caminha no sentido de se reduzir ou eliminar o uso de combustíveis fósseis não renováveis e que não permitem a compensação ambiental.

A primeira solução que vemos são os veículos elétricos puros. No entanto, há ainda imensas oportunidades de se reduzir o consumo de petróleo apenas otimizando as plataformas atuais, pela redução da massa veicular e aumento da eficiência energética.

Com o foco no uso de novas matérias-primas, novos projetos de veículos e otimização da aerodinâmica pode-se chegar a reduções importantes no consumo de combustível. Podemos citar algumas destas áreas, como projeto integrado do veículo, cujos componentes podem ser integrados e desenhados de tal maneira que ajudem a minimizar o uso de matéria-prima, reduzindo assim a massa total do veículo.

Outro exemplo são os novos materiais, como estruturas tubulares de alumínio, já usadas em alguns casos, compósitos reforçados com fibra de carbono, substituição de cabeçotes de ferro fundido ou alumínio por resinas plásticas, entre outros, que trazem redução significativa no peso no veículo.

A simplificação no controle do powertrain, por meio de novos algoritmos que aumentam a eficiência na transmissão da energia, também é outro exemplo. Temos ainda a digitalização na eletrônica veicular, principalmente na transmissão de sinais, o que leva um menor uso de cobre no cabeamento do veículo. Outra opção é a integração dos vários módulos eletrônicos existentes nos veículos em centrais eletrônicas integradas e a substituição de relés por chaveamento eletrônico.

O uso gradual da nanotecnologia, que reduz substancialmente o peso dos componentes, também pode ser considerado. Há ainda a eletrificação do powertrain, que pode apresentar soluções híbridas, elétricas puras e células de hidrogênio. Várias destas soluções já estão em uso, enquanto outras em fase inicial e restrita a veículos de baixo volume, porém, como toda nova tecnologia, seu uso irá aumentando progressivamente.

Estas soluções serão levadas a debate em um painel específico durante o Congresso SAE BRASIL 2010, organizado pelo comitê de Veículos Leves, no dia 5 de outubro, com a presença de autoridades especializadas em cada tema. Todos estão convidados.


*Jomar Napoleão da Silva é vice-diretor do Comitê de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL 2010




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308