Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/10/2010
Inovações no transporte ferroviário de carga e passageiros são pauta hoje no Congresso SAE

Transferência tecnológica para o desenvolvimento do TAV no Brasil e novidades no transporte de carga em debate hoje (6), em São Paulo

Os desafios para o desenvolvimento e aplicação das novas tecnologias ferroviárias serão tema de painel no Congresso SAE BRASIL 2010, que vai até amanhã, 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Organizado pelo Comitê Ferroviário, dirigido pelo engenheiro Peter Andreas Gölitz, o painel, ‘Inovações no Setor Ferroviário Brasileiro’, que começa às 15h, traz as maiores tendências do setor - aumento de carga por eixo (desenvolvimento de vagões para 150 toneladas de carga) e aumento de velocidade no transporte de passageiros (TAV - Trem de Alta Velocidade), abordadas por especialistas.

A transferência de tecnologia estrangeira para a fabricação do TAV pela indústria nacional é assunto da palestra‘Transferência de Tecnologia na Área Ferroviária’, ministrada pelo professor Luiz Antonio Silveira Lopes, do Instituto Militar de Engenharia (IME).

“A transferência de tecnologia para a execução do projeto é importante porque vai acelerar a aquisição do conhecimento e sua retenção para a expansão da rede. Para desenvolver a tecnologia do TAV aqui, levaríamos de 20 a 30 anos, sendo que com a transferência de know how, a capacidade da engenharia brasileira será ampliada rapidamente”, comenta o diretor do Comitê Ferroviário.

Gölitz diz que países como China e Coréia, usuários do TAV há alguns anos, fizeram o mesmo caminho. “Eles avançaram e hoje desenvolvem tecnologias próprias para a segunda e terceira gerações do trem. Por isso, a engenharia brasileira é protagonista central na concretização e ampliação do TAV”, completa.

Carga – Paulo Maurício Furtado Rosa, gerente de Engenharia Avançada da AmstedMaxion, discorrerá o tema ‘Vagão de 150t para a Vale: Engenharia Brasileira’, no qual mostrará a capacidade brasileira na área, com exemplos de tecnologias concebidas e construídas no País. “Vamos mostrar que o Brasil está na vanguarda da inovação e é um dos poucos países no mundo, como Austrália, a desenvolver vagões com peso de 150 toneladas para transporte de minério de ferro”, ressalta. O vagão produzido pela AmstedMaxion para a Vale já está em fase de teste no País.

O 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL vai até 7 de outubro, e terá apresentações de 136 trabalhos técnicos (“papers”), elaborados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, além de 20 painéis, nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, tecnologia da informação, educação, internacional, manufatura e duas rodas.

Exposição tecnológica - O Congresso SAE BRASIL 2010 reune, ainda, as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, na Exposição Tecnológica, que apresentará, em mais de 130 estandes, as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte.

O presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, Egon Feichter, destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.

19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painel: ‘Inovação no Setor Ferroviário’ – dia 6 de outubro, às 15h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 21 - Vila Guilherme, São Paulo,SP.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308