Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/10/2010
Redução de consumo e emissões entra na pauta do Congresso SAE BRASIL 2010, amanhã (5)

Painéis do Comitê de Veículos Leves apresentarão, dia 5 de outubro, em SP, as evoluções tecnológicas dos automóveis para reduzir o impacto ambiental

As pressões para reduzir o consumo e o nível de emissões dos automóveis têm provocado uma revolução na indústria automobilística. De um lado, esforços são direcionados no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao trem-de-força, chassi e aerodinâmica para reduzir o impacto dos veículos no meio ambiente. Ao mesmo tempo, os carros elétricos também são vistos como importante alternativa. O assunto terá dois painéis do Comitê de Veículos Leves, amanhã 5 de outubro, no Congresso SAE BRASIL 2010, em São Paulo, SP.

Fábio Ferreira, chairman do comitê, destaca que em resposta à necessidade de preservação do planeta, a indústria intensifica investimentos para desenvolver veículos mais ‘verdes’. “Novas tecnologias voltadas à máxima eficiência dos motores e transmissões, além de materiais mais leves e melhorias aerodinâmicas também são as apostas para redução do consumo de combustíveis e da emissão de gases de efeito estufa”, diz.

O painel ‘Soluções para reduzir o consumo de combustíveis e emissões’ trará quatro palestras sobre tecnologias voltadas à eficiência dos motores e transmissões, com o emprego de recursos como turbocompressores, controle de comando de válvulas e injeção direta, e também sobre novas gerações de motores elétricos, além da aplicação de novos materiais e preocupação com o conceito aerodinâmico.

“O painel trará uma visão ampla da evolução dos veículos leves em trem-de-força, chassis e aerodinâmica para a diminuição do impacto no meio ambiente”, ressalta Fábio Ferreira.

Eletrificação – Também há, segundo Fábio Ferreira, intensa atividade no setor automotivo mundial para desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos. “O uso dessas tecnologias em veículos leves também são vistas como soluções para reduzir as emissões. No entanto, há ainda várias questões a serem resolvidas, como disponibilidade de pontos de carga, oferta de baterias e tecnologias para maior autonomia do veículo”, diz o diretor de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL.

A eletrificação será tratada no painel “A evolução da tecnologia para eletrificação do carro”, que fornecerá a visão de montadoras, sistemistas e concessionárias de energia elétrica sobre o assunto.

“As palestras irão apresentar as propostas tecnológicas nas áreas de motores, eletrônica e baterias, além de discutir a aplicação da tecnologia no Brasil e o impacto de uma demanda crescente de energia na infraestrutura energética dos diversos países”, acrescenta Ferreira.

O 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL contará ainda com mais 19 painéis, nas áreas de duas rodas, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, gestão, máquinas agrícolas e construção e manufatura/qualidade.

Além dos painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá novamente em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras na área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em mais de 130 estandes. O evento terá, ainda, 136 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre diversas áreas da mobilidade.

O presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, Egon Feichter, destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.


19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painéis de Veículos Leves – dia 5, a partir das 12h30.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 21 - Vila Guilherme, São Paulo,SP.
Inscrições: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308