Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/05/2010
Etanol, biobutanol e biocombustíveis do futuro estão na pauta do SAE Powertrain Fuel & Lubs

Workshop será realizado hoje, dia 6 de maio, durante encontro mundial da SAE International, no Rio de Janeiro

As últimas novidades na produção e fornecimento do etanol e a nova geração de biocombustíveis, desenvolvidos a partir da celulose, serão debatidas hoje (6) no workshop ‘Biocombustíveis Sustentáveis’, durante o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants, que será realizado até o dia 7 de maio, no Hotel Windsor Barra (avenida Sernambetiba, 2.630), Rio de Janeiro, com expoentes de vários países.

Cid Caldas, coordenador-geral de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abrirá o workshop às 9h35, com a palestra “Zoneamento Agroecológico da Cana-
de-Açúcar (ZaeCana)”, sobre como assegurar o crescimento sustentável da produção. Na sequência, Walter Maccheroni Jr, gerente de Biotecnologia da CanaVialis, falará sobre o potencial de cultivo da cana, na apresentação “Variedades e Biotecnologia para o Mercado Sustentável de Etanol”.

As perspectivas da produção de cana-de-açúcar no País serão tema de Marcos Jank, presidente da Unica, que dará panorama sobre o potencial da produção. Já Allan Kardec Duailibe, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), falará sobre controle de qualidade e estabilidade de fornecimento de biocombustíveis.

André Amado, subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, encerrará a primeira etapa de apresentações ao falar sobre a expansão do cultivo da cana para a África, abordando, também, estratégias globais de cultivo.

Segunda geração – Etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose, estará na pauta de Michael Warren, diretor executivo da International Fuel Quality Center (IFQC), que analisará o potencial de utilização de biocombustíveis de segunda geração. Já Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, discorrerá sobre as contribuições da Embrapa na produção de biocombustíveis na África e também apresentará o futuro dos biocombustíveis no País.

“O Brasil é líder na produção de etanol e tem grande potencial para se tornar líder na produção também de novos biocombustíveis. Já temos iniciativas neste sentido, como o diesel a partir da cana-de-açúcar, mas o País precisa investir na pesquisa”, destaca Mauro Simões, diretor da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, anfitriã do encontro, que tem como chairman o engenheiro Marco Saltini.

O diesel da cana-de-açúcar também estará no foco das discussões, com Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyres, com abordagem sobre tecnologia de fermentação microbiana.

Outro tema no debate será biobutanol e Adam J. Schbert, gerente de Desenvolvimento Comercial da Butamax Advanced Biofuels, falará sobre o derivado. A Petrobras, representada por Ney Serrão Vieira Júnior, coordenador do Programa Inovação em Combustíveis, falará sobre etanol da celulose e desenvolvimento de BTL (biomassa para líquido). O workshop se encerra com a apresentação do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) sobre expectativas e preocupações em biocombustíveis.

Papers – A programação, toda em inglês, inclui apresentações de mais de 100 trabalhos técnicos e cinco importantes palestras (duas internacionais), com Ralph Marquard, chefe de Pesquisa de Motores da MAN, em Nuremberg, Alemanha; Henry Joseph Jr., especializado em combustão e gerente de Testes de Motores e do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen; Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais de Abastecimento da Petrobras; Marcus Jank, presidente da Única; e Roel Collier, diretor da Amyris Brasil. O foco será o futuro da indústria automotiva em sistemas de propulsão, matriz energética e redução de emissões, inclusive na ótica do aquecimento global.

As inscrições para o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting coloca a engenharia brasileira em posição de destaque mundial. “O fato de o Brasil sediar o encontro significa que temos tecnologia e que podemos compartilhar nossa expertise na área”, diz. De acordo com Botelho, um dos objetivos do encontro é permitir o intercâmbio entre especialistas e pesquisadores das áreas de powertrains, combustíveis e lubrificantes para debater as soluções para os atuais desafios da indústria automotiva, como a redução da emissão de poluentes e do aquecimento global.


Programação workshop ‘Biocombustíveis Sustentáveis’

Parte 1 – NOVIDADES NA PRODUÇÃO DE ETANOL DA CANA-DE-AÇÚCAR


9h35 – ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO DA CANA-DE-AÇÚCAR, com Cid Caldas, coordenador-geral de Açúcar e Álcool, da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

10h30 – VARIEDADES E BIOTECNOLOGIA PARA O MERCADO DE ETANOL SUSTENTÁVEL, com Walter Maccheroni Jr, gerente de Biotecnologia da CanaVialis.

10h55 – PERSPECTIVAS SOBRE A PRODUÇÃO DE CANA NO BRASIL, com Marcos Jank, presidente da Unica.

11h20 – OFERTA DE ETANOL E ARMAZENAGEM’, Allan Kardec Duailibe, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

11h55 – EXPANSÃO DO CULTIVO DA CANA PARA A ÁFRICA, com André Amado, subsecretário geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores.



Parte 2 - BIOCOMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS: PRÓXIMA GERAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS


13h30 – TENDÊNCIAS EM BIOCOMBUSTÍVEIS DA PRÓXIMA GERAÇÃO’, Michael Warren, diretor executivo da IFQC.

13h55 – FUTURO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL, Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Agroenergia.

14h20 – EXPANDINDO O PAPEL DOS BIOCOMBUSTÍVEIS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE BIOBUTANOL AVANÇADO, Adam J. Schubert, gerente de Desenvolvimento Comercial da Butamax Advanced Biofuels.

14h55 – ETANOL CELULÓSICO E DESENVOLVIMENTO BTL, com Ney Serrão Vieira Junior, coordenador do Programa Inovação em Combustíveis.

16h – ’AMYRIS DIESEL UPDATE’, com Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyres.

16h25 – EXPECTATIVAS E PREOCUPAÇÕES DO IBP PARA BIOCOMBUSTÍVEIS, palestrante a definir

16h55 – Encerramento, com Prof. Dr. Francis Palmer.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308