Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/04/2010
Engenheiro apresenta pesquisa sobre ensaios no SAE World Congress, em Detroit

Eleito o melhor trabalho nacional do último Congresso SAE BRASIL, o estudo traz uma metodologia de testes para veículos elétricos híbridos

O engenheiro Fernando Fadel, autor do melhor 'paper' nacional do último Congresso SAE BRASIL, apresentará o trabalho neste dia 13 de abril, no SAE 2010 World Congress, maior encontro da engenharia da mobilidade do mundo, que será realizado de 13 a 15 de abril, no Cobo Hall, em Detroit, Estados Unidos. O trabalho aborda nova metodologia de testes de emissão e consumo de combustível para veículos elétricos híbridos (motor a combustão interna e motor elétrico).

O ‘paper’ será apresentado no dia 13, às 14h, na sala W2-62, do Cobo Hall. Intitulado ‘Metodologia de testes para veículos elétricos híbridos leves’, o trabalho teve como base a norma ISO 23274:2007, que traz recomendações quanto à medição de emissões e consumo em veículos elétricos híbridos.

“A norma foi lançada com recomendações, no entanto, não havia metodologias no Brasil que tratassem sobre a aplicação das mesmas, e este foi o foco do estudo”, diz o autor. E completa: “O trabalho é importante porque o Brasil precisa ter padrão para testar veículos híbridos para homologação”, diz.

Segundo o autor, a tecnologia híbrida (motor elétrico e a combustão) é cada vez mais utilizada pela indústria como solução para reduzir consumo e emissões dos automóveis. “O cenário mundial tem apontado para tecnologias mais limpas. Cedo ou tarde carros híbridos, elétricos e, talvez, movidos à célula de combustível chegarão ao Brasil. Temos de nos preparar para adaptar nossos produtos para novas demandas”, afirma Fadel, que desenvolveu o trabalho com os engenheiros Kenyo Colnago dos Santos, Marcos Fernando Mendes Brito e Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo.
O ‘paper’ foi um dos 122 trabalhos técnicos apresentados no Congresso em 2009, de um total de 237 inscritos. Desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior, os trabalhos técnicos mostraram o rumo da tecnologia e os novos desenvolvimentos do setor em chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio ambiente, motores, projetos, aeroespacial, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação, transmissões, tecnologia da informação, transmissões e veículos.

Internacional - Já o melhor trabalho internacional - ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash Through the Integration and Filtering of Inertial Sensors’, de autoria de Andrés Aparício e co-autoria de Eva Palácios e J.M. Barrios, versa sobre os ensaios de simulação de acidentes automotivos de impactos (crash tests). O ‘paper’ traz os resultados do uso de sensores inerciais para determinar com maior precisão a trajetória em 3 dimensões e os ângulos das partes do ‘manequim’ ('dummy') no veículo em teste, o que poderá permitir a criação de novos critérios de aceitação dos testes. Como prêmio, Andrés Aparício ganhará passagens e estadia para visitar a próxima edição do Congresso SAE BRASIL, de 5 a 7 de outubro, em São Paulo.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1922
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308