O engenheiro Fernando Fadel, autor do melhor 'paper' nacional do último Congresso SAE BRASIL, apresentará o trabalho neste dia 13 de abril, no SAE 2010 World Congress, maior encontro da engenharia da mobilidade do mundo, que será realizado de 13 a 15 de abril, no Cobo Hall, em Detroit, Estados Unidos. O trabalho aborda nova metodologia de testes de emissão e consumo de combustível para veículos elétricos híbridos (motor a combustão interna e motor elétrico).
O ‘paper’ será apresentado no dia 13, às 14h, na sala W2-62, do Cobo Hall. Intitulado ‘Metodologia de testes para veículos elétricos híbridos leves’, o trabalho teve como base a norma ISO 23274:2007, que traz recomendações quanto à medição de emissões e consumo em veículos elétricos híbridos.
“A norma foi lançada com recomendações, no entanto, não havia metodologias no Brasil que tratassem sobre a aplicação das mesmas, e este foi o foco do estudo”, diz o autor. E completa: “O trabalho é importante porque o Brasil precisa ter padrão para testar veículos híbridos para homologação”, diz.
Segundo o autor, a tecnologia híbrida (motor elétrico e a combustão) é cada vez mais utilizada pela indústria como solução para reduzir consumo e emissões dos automóveis. “O cenário mundial tem apontado para tecnologias mais limpas. Cedo ou tarde carros híbridos, elétricos e, talvez, movidos à célula de combustível chegarão ao Brasil. Temos de nos preparar para adaptar nossos produtos para novas demandas”, afirma Fadel, que desenvolveu o trabalho com os engenheiros Kenyo Colnago dos Santos, Marcos Fernando Mendes Brito e Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo.
O ‘paper’ foi um dos 122 trabalhos técnicos apresentados no Congresso em 2009, de um total de 237 inscritos. Desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior, os trabalhos técnicos mostraram o rumo da tecnologia e os novos desenvolvimentos do setor em chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio ambiente, motores, projetos, aeroespacial, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação, transmissões, tecnologia da informação, transmissões e veículos.
Internacional - Já o melhor trabalho internacional - ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash Through the Integration and Filtering of Inertial Sensors’, de autoria de Andrés Aparício e co-autoria de Eva Palácios e J.M. Barrios, versa sobre os ensaios de simulação de acidentes automotivos de impactos (crash tests). O ‘paper’ traz os resultados do uso de sensores inerciais para determinar com maior precisão a trajetória em 3 dimensões e os ângulos das partes do ‘manequim’ ('dummy') no veículo em teste, o que poderá permitir a criação de novos critérios de aceitação dos testes. Como prêmio, Andrés Aparício ganhará passagens e estadia para visitar a próxima edição do Congresso SAE BRASIL, de 5 a 7 de outubro, em São Paulo.
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