Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/02/2010
Workshop gratuito do IQA debate como atender os requisitos específicos das montadoras e fornecedores para ISO/TS 16949

Encontro será realizado no dia 1º de março, no Sindipeças, em São Paulo, e irá discutir a implementação e atendimento dos requisitos específicos dos clientes

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, realizará no dia 1º de março o workshop gratuito ‘Requisitos Específicos do Cliente, uma Questão Sistêmica’. O encontro acontece na sede do Sindipeças, em São Paulo, em dois diferentes horários: 9h e 14h. O objetivo é mostrar aos profissionais envolvidos com Gestão da Qualidade formas de estruturar o processo e as etapas de implantação de requisitos específicos.

“O workshop irá debater um tema que se tornou desconfortável para a maioria das empresas durante as auditorias das certificadoras, devido à fragilidade com que o mesmo é aplicado pelas organizações”, afirma Marcos Miklos, instrutor e auditor do IQA que irá ministrar o workshop. Miklos explica que cada montadora cria requisitos específicos para atender o operacional, incorporados à norma ISO/TS 16949:2009. “A norma visa unificar requisitos, no entanto, como cada empresa tem sua especificidade, além dos requisitos fundamentais, cada montadora a complementa com requisitos próprios, que são exigidos dos fornecedores”, diz.

A grande dificuldade dos profissionais envolvidos no sistema de Gestão da Qualidade e na implementação dos requisitos específicos, segundo o instrutor, é a falta de uma base organizada dos requisitos. “O fornecedor é cobrado nas auditorias quanto aos requisitos específicos, mas não sabe identificá-los, o que acarreta erros”, diz.

No encontro, serão apresentadas as dificuldades e barreiras dos processos e como colocar em prática um fluxo sustentável para uma implementação sistêmica, a relação entre os requisitos específicos do cliente e os processos da organização, entre outros assuntos. O workshop é gratuito. Para participar basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do IQA (www.iqa.org.br). Outras informações pelo telefone (11) 5533-4545 ou pelo e-mail cursos@iqa.org.br.

Workshop Requisitos Específicos do Cliente, uma Questão Sistêmica
Data: 1º de março de 2010, às 9h e às 14h
Local: Sindipeças - avenida Santo Amaro, 1386 • Vila Nova Conceição – SP
Inscrições gratuitas pelo site www.iqa.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308