Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/01/2010
Oficina ecológica em SP conquista Selo Verde IQA-CESVI

Certificação atestou que oficina de funilaria e pintura possui processos ambientalmente sustentáveis. Além de processos ecologicamente corretos, a empresa reduziu em 30% o consumo de energia elétrica

A oficina de funilaria e pintura Marques & Marques, localizada na capital paulista, foi um das primeiras empresas a receber o Selo Verde IQA-CESVI, certificação ambiental para a área da reparação lançada neste ano pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) em parceria com o CESVI BRASIL. Para conquistar a certificação, que atesta a prática de políticas ambientais corretas e o cumprimento da legislação vigente nas oficinas, a Marques & Marques passou por profundas mudanças para tornar sua estrutura, maquinário e processos ecologicamente corretos.

De acordo com Cae Marques, diretor da Marques & Marques, a oficina procurou a certificação ambiental não só para ter diferencial de mercado, mas para adequar processos, como descarte de resíduos, e atender a legislação ambiental. “Antes descartávamos os resíduos gerados nos processos internos de maneira inadequada, direto no lixo comum. Por isso modificamos os nossos processos e procuramos a certificação IQA-CESVI”, conta Cae Marques.

A oficina implementou a coleta seletiva de resíduos como papel, plástico, metal, vidro e materiais orgânicos, além de outros materiais, como thinner/borra de tintas, partículas de lixamento e rebarbas, borracha, fios e cabos, gás refrigerante, papel usado no mascaramento para pintura, plásticos de escritório, aço/lataria, entre outros, que não tinham destinação adequada. “Os produtos mais perigosos ao meio ambiente agora são destinados corretamente às empresas especializadas e autorizadas pela Prefeitura ou CETESB que realizam, junto com seus colaboradores, a coleta seletiva desses materiais e garantem a destinação adequada”, ressalta o diretor.

Já o material reciclável, como papelão não contaminado e resíduos de escritório, é encaminhado para a ADERE (Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional), que faz o reaproveitamento em trabalhos artesanais. A empresa também implantou caixa de decantação de água e óleo, que permite que este último não seja despejado diretamente no esgoto.

Camada de ozônio - “Também adquirimos máquina recicladora de ar-condicionado, que recolhe, recicla e permite a reutilização do gás, que é altamente prejudicial à camada de ozônio. Além de reduzirmos o impacto ambiental e geramos economia para a empresa”, destaca Marques.

Outro ponto importante para a certificação foi o trabalho de conscientização dos funcionários, realizado por meio de treinamentos e informativos internos, como folhetos, que mostravam a importância da cultura ambiental, visando economia de água, luz, materiais, entre outros. “Além de separar adequadamente todos os resíduos, tivemos de fazer o rastreamento de todo material utilizado pela oficina, e isso nos permitiu conhecer o quanto estávamos gastando e economizar. A redução calculada é de cerca de 20% a 30% no material de escritório e 10% em pintura, como lixa, papel e embalagem. Acreditamos que a educação ambiental realizada com nossos colaboradores é a chave de todo este resultado”, comemora o reparador.

A mudança abrangeu a infraestrutura da empresa, que instalou telhas translúcidas e, com isso, gerou economia de energia elétrica aproximada de 30%. “Não acendemos mais as luzes durante o dia”, diz Cae Marques.

José Palacio, coordenador da certificação de serviços do IQA, destaca a importância das oficinas se adequarem ambientalmente, reduzindo seus impactos no meio ambiente e respeitando à legislação, resoluções e normas específicas. “A certificação é um reconhecimento público, que ajuda a evitar autuações e multas, abre oportunidades de mercado para participações em licitações públicas e privadas, além de garantir os processos ambientais mais adequados, reduzindo seus impactos no meio ambiente. Como consequência, a certificação concede à empresa uma visão bastante positiva perante o mercado”, afirma.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308