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 Release
20/01/2010
Oficina ecológica em SP conquista Selo Verde IQA-CESVI

Certificação atestou que oficina de funilaria e pintura possui processos ambientalmente sustentáveis. Além de processos ecologicamente corretos, a empresa reduziu em 30% o consumo de energia elétrica

A oficina de funilaria e pintura Marques & Marques, localizada na capital paulista, foi um das primeiras empresas a receber o Selo Verde IQA-CESVI, certificação ambiental para a área da reparação lançada neste ano pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) em parceria com o CESVI BRASIL. Para conquistar a certificação, que atesta a prática de políticas ambientais corretas e o cumprimento da legislação vigente nas oficinas, a Marques & Marques passou por profundas mudanças para tornar sua estrutura, maquinário e processos ecologicamente corretos.

De acordo com Cae Marques, diretor da Marques & Marques, a oficina procurou a certificação ambiental não só para ter diferencial de mercado, mas para adequar processos, como descarte de resíduos, e atender a legislação ambiental. “Antes descartávamos os resíduos gerados nos processos internos de maneira inadequada, direto no lixo comum. Por isso modificamos os nossos processos e procuramos a certificação IQA-CESVI”, conta Cae Marques.

A oficina implementou a coleta seletiva de resíduos como papel, plástico, metal, vidro e materiais orgânicos, além de outros materiais, como thinner/borra de tintas, partículas de lixamento e rebarbas, borracha, fios e cabos, gás refrigerante, papel usado no mascaramento para pintura, plásticos de escritório, aço/lataria, entre outros, que não tinham destinação adequada. “Os produtos mais perigosos ao meio ambiente agora são destinados corretamente às empresas especializadas e autorizadas pela Prefeitura ou CETESB que realizam, junto com seus colaboradores, a coleta seletiva desses materiais e garantem a destinação adequada”, ressalta o diretor.

Já o material reciclável, como papelão não contaminado e resíduos de escritório, é encaminhado para a ADERE (Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional), que faz o reaproveitamento em trabalhos artesanais. A empresa também implantou caixa de decantação de água e óleo, que permite que este último não seja despejado diretamente no esgoto.

Camada de ozônio - “Também adquirimos máquina recicladora de ar-condicionado, que recolhe, recicla e permite a reutilização do gás, que é altamente prejudicial à camada de ozônio. Além de reduzirmos o impacto ambiental e geramos economia para a empresa”, destaca Marques.

Outro ponto importante para a certificação foi o trabalho de conscientização dos funcionários, realizado por meio de treinamentos e informativos internos, como folhetos, que mostravam a importância da cultura ambiental, visando economia de água, luz, materiais, entre outros. “Além de separar adequadamente todos os resíduos, tivemos de fazer o rastreamento de todo material utilizado pela oficina, e isso nos permitiu conhecer o quanto estávamos gastando e economizar. A redução calculada é de cerca de 20% a 30% no material de escritório e 10% em pintura, como lixa, papel e embalagem. Acreditamos que a educação ambiental realizada com nossos colaboradores é a chave de todo este resultado”, comemora o reparador.

A mudança abrangeu a infraestrutura da empresa, que instalou telhas translúcidas e, com isso, gerou economia de energia elétrica aproximada de 30%. “Não acendemos mais as luzes durante o dia”, diz Cae Marques.

José Palacio, coordenador da certificação de serviços do IQA, destaca a importância das oficinas se adequarem ambientalmente, reduzindo seus impactos no meio ambiente e respeitando à legislação, resoluções e normas específicas. “A certificação é um reconhecimento público, que ajuda a evitar autuações e multas, abre oportunidades de mercado para participações em licitações públicas e privadas, além de garantir os processos ambientais mais adequados, reduzindo seus impactos no meio ambiente. Como consequência, a certificação concede à empresa uma visão bastante positiva perante o mercado”, afirma.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
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O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

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