Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/11/2009
Leandro Piccino é o candidato à Presidência da OAB em São Bernardo

Com 11 anos de advocacia, o sãobernardense tem como principal meta a mudança no cenário atual da OAB local, com uma administração democrática e participativa para os profissionais da classe.

São Paulo, novembro de 2009 – O advogado Leandro Aguiar Piccino foi escolhido para concorrer à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção São Bernardo do Campo (OAB-SBC). Natural de São Bernardo, onde advoga há 11 anos, Piccino terá como vice Luis Ricardo Davanzo, pela chapa 2 – Aliança. O objetivo é promover uma alternância no poder para combater o continuísmo, bem como implantar uma administração democrática e participativa, além de discutir a redução da anuidade, as carências da subsecção e a forte presença da mulher na área jurídica. É a segunda vez que Piccino concorre à Presidência da entidade, cuja eleição será dia 17 de novembro.

Além de Davanzo - conselheiro da Comissão de Direito e Prerrogativas dos Advogados da OAB/SP nas gestões 2004/2006 e 2007/2009 -, a chapa Aliança é composta pelos advogados Isabella Guilhermino João (secretária-geral), Cléia Aparecida Rodrigues (secretária-adjunta) e André Leal Módolo (tesoureiro). É a primeira vez na história das eleições da entidade que uma chapa tem duas mulheres.

Segundo Leandro Piccino, a OAB de São Bernardo precisa promover uma aproximação com os advogados e ser ativa na defesa dos colegas, resgatando benefícios e dignidade dos advogados em detrimento da morosidade da Justiça. “Precisamos debater as necessidades da classe. O advogado deve ser respeitado não apenas porque seja da diretoria da entidade, mas pelo que ele representa onde ele estiver. Queremos promover uma OAB que tenha presença no dia-a-dia dos profissionais e que atue em defesa dos colegas de profissão”, afirma.

JOVENS - Piccino ressalta ainda a importância de apoiar e dar oportunidades aos recém-ingressos na profissão, com a implantação de comissões de apoio dentro da própria OAB/SBC e convênio de Assistência Judiciária a ser gerido pela entidade. “A OAB precisa oferecer aos jovens advogados ajuda técnica e orientação para esclarecimento de questões muitas vezes simples, como saber o valor que se cobra pelo atendimento”, comenta.

A chapa encabeçada por Leandro também tem o compromisso de melhorar a infra-estrutura da Casa dos Advogados e salas da OAB/SBC; implementar serviços gratuitos, a exemplo de impressões de petições e documentos, exclusivamente relacionados a fins profissionais; apresentar um projeto para garantir um convênio de Assistência Judiciária a ser gerido pela OAB/SBC; trabalhar a uniformização de procedimentos processuais; defender a redução da anuidade da Ordem; criação de um Conselho Subseccional, já que São Bernardo do Campo possui mais de 4 mil advogados; iniciar mobilização para que as subsecções recebam repasse de recursos proporcionais à arrecadação e estabelecer critérios democráticos de indicação para homenagear o Advogado do Ano.

O candidato também prevê atenção especial para a atualização dos demais colegas de classe, promovendo cursos e palestras com o apoio da entidade, bem como a criação de um Conselho Subseccional, que permitirá que novas lideranças sejam formadas na região e, reforça a participação da mulher no cenário jurídico, o que pode ser comprovado pela presença de duas mulheres em sua chapa, fato inédito na história da OAB em São Bernardo do Campo.

Leandro Piccino propõe ainda uma gestão participativa, em que as reuniões de Diretoria serão realizadas a portas abertas, para que os advogados possam opinar e debater as decisões da OAB. Além disso, o concorrente à Presidência quer defender incessantemente a redução da anuidade da entidade e recolocar a OAB/SBC em situação de neutralidade no cenário político e partidário.

HISTÓRIA - Leandro Piccino tem 37 anos e desde os 16 trabalha na área, inicialmente no escritório da família, a Piccino & Piccino Advogados Associados, inscrita na OAB/SP sob número 4.607. Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e inscrito na OAB sob o número 162.464, presta assessoria jurídica preventiva e/ou contenciosa a diversas empresas, associações desportivas e entidades sindicais patronais, além de pessoas físicas.

Piccino representa o Sindicato dos Clubes do Estado de SP (Sindi-Clube) e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). Em 2002, assumiu a defesa de colegas que sofreram graves violações de benefícios profissionais. Foi integrante das Comissões de Ética e Disciplina, e Direitos e Prerrogativas da OAB/SBC no triênio 2003/2006, além de assessor da Presidência da Sétima Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, de 2007 a 2008.

Casado e pai de duas meninas, Leandro Piccino recebeu recentemente este ano a Medalha João Ramalho outorgada pela Câmara de São Bernardo, através do decreto-legislativo 1.117 de 12/8/2009.


LEANDRO PICCINO – Nascido em São Bernardo, Leandro Piccino, 37 anos, é bacharel em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e há 11 anos atua na Piccino & Piccino Advogados na assessoria jurídica preventiva e/ou contenciosa a diversas empresas como o Sindicato dos Clubes de São Paulo – Sindi-Clube e a Confederação Brasileira de Clubes, participando habilmente de negociações coletivas de trabalho e de diversos dissídios coletivos. É profissional militante no que diz respeito à defesa dos advogados não só no restabelecimento dos direitos dos advogados, como no trancamento de inquéritos policiais e ações penais sem fundamento em desfavor dos colegas de profissão. Em agosto de 2009, recebeu da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo a Medalha João Ramalho, um reconhecimento da colaboração efetiva para o crescimento e a autonomia política-administrativa da cidade. Para saber mais acesse www.leandropiccino.com.br ou siga no Twitter www.twitter.com/leandropiccino

CHAPA 2 – ALIANÇA – A chapa 2 – Aliança adota o discurso de oposição ao atual comando da Ordem. O objetivo é proporcionar uma alternância no poder como princípio básico de democracia, a implantação de uma administração democrática e participativa, a necessidade de recolocar a OAB/SBC em situação de neutralidade no cenário político-partidário e ser fiel ao cumprimento da obrigação legal de defesa dos profissionais. A chapa Aliança é constituída dos profissionais:

Luis Ricardo Vasques Davanzo (vice-presidente): natural de São Bernardo, aos 43 anos é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito Processual Penal e Tribunal do Júri pela Academia Paulista do Júri e pós-graduado em Direito Processual Penal pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Exerce a profissão há 17 anos por meio do escritório próprio localizado em São Bernardo, atuando nas áreas Penal, Civil, Trabalhista, Previdenciária e Empresarial. Em 2000 foi homenageado pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo como Advogado do Ano. Uma das suas principais funções é ser Conselheiro da Comissão de Direito e Prerrogativas dos Advogados da OAB/SP nas gestões 2004/2006 e na atual 2007/2009.

Isabela Guilhermino João (secretária-geral) – Nascida em São Bernardo, é formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1996. Atuante na área de Direito do Trabalho, é responsável por mais de 5 mil processos no escritório Agamenon Martins Sociedade de Advogados, em que é sócia desde 1997.

André Módolo (tesoureiro) – Com 34 anos, o sãobernardense é advogado militante na área cível em São Bernardo do Campo, atualmente na Messe Advogados Associados. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2000, já foi presidente do Rotary Club São Bernardo do Campo Jardim do Mar, assessor Legislativo da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, assessor Especial da Secretaria de Relações Internacionais e Institucional da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, Membro da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SBC e membro da Executiva do PMDB/SBC - 2006/2009.

Cléia Aparecida Rodrigues (secretária-adjunta) - Nascida em São Bernardo do Campo em 24/07/1960, formou-se em Direito em dezembro de 1985, na Faculdade Braz Cubas-Mogi das Cruzes. Com 22 anos de profissão, é titular do escritório de advocacia desde de 1987. Já foi advogada do Sindicato dos Vidreiros, conselheira fiscal da AGESBC, integrante e coordenadora da comissão da OAB/Mulher de São Bernardo do Campo.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Lívia Martins – livia@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 9658-5828 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Nascido em São Bernardo, Leandro Piccino, 37 anos, é bacharel em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e há 11 anos atua na Piccino & Piccino Advogados na assessoria jurídica preventiva e/ou contenciosa a diversas empresas como o Sindicato dos Clubes de São Paulo – Sindi-Clube e a Confederação Brasileira de Clubes, participando habilmente de negociações coletivas de trabalho e de diversos dissídios coletivos. É profissional militante no que diz respeito à defesa dos advogados não só no restabelecimento dos direitos dos advogados, como no trancamento de inquéritos policiais e ações penais sem fundamento em desfavor dos colegas de profissão. Em agosto de 2009, recebeu da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo a Medalha João Ramalho, um reconhecimento da colaboração efetiva para o crescimento e a autonomia política-administrativa da cidade. Para saber mais acesse www.leandropiccino.com.br ou siga no Twitter www.twitter.com/leandropiccino

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308